Com tantas comidas boas e momentos que pedem uma bebida bem calórica, fica difícil saber até que ponto podemos comer e beber. Por isso criamos esse artigo, com 5 dicas para quem exagerou na alimentação com as festas de fim de ano. Seguindo essas dicas básicas com certeza você evitará sentir isso não somente nessa data, mas em quaisquer situações. Antes de qualquer coisa, vale a pena tomar cuidado com a alimentação sempre.
Uma coisa é certa, não é necessário comermos tudo que vem pela frente. Ainda mais quando estamos nos alimentando de produtos com altas taxas de gordura, carboidrato e açúcares. Por isso, vale a pena manter sempre uma alimentação balanceada e não necessariamente restritiva.
Índice deste artigo
Coma de forma equilibrada
Afinal de contas, comendo de forma equilibrada e sem exageros, podemos comer de tudo. Não podemos estar limitados a meras regalias. Não podemos comer aquele docinho todos os dias ou aquele salgado de tirar o fôlego de tão bom. Por isso, caprichar bastante na boa alimentação e praticar exercícios físicos no mínimo 3 vezes por semana fazem toda a diferença.
Dicas para quem exagerou na alimentação
Evite consumir alimentos industrializados
Procure evitar consumir alimentos que não sejam naturais. Assim sendo, retire todos os alimentos que contenham corante e que sejam embutidos da sua alimentação. Faça uma medida de prevenção, você com certeza estará dando um sossego ao seu fígado que precisa de descanso.
Uma vez que ele trabalhou muito nos dias que antecederam e trouxeram como consequência o mal estar causado pelo exagero da alimentação. Pelo fato do fígado ser o responsável por eliminar as substancias artificiais do nosso corpo que não consegue metabolizar, vale a pena evitar que ele tenha mais trabalho.
Aumente o consumo de fibras
O consumo diário de fibras ajudam a eliminar as toxinas do nosso organismo e auxiliam na melhora do transito intestinal. Consequentemente irá notar diferença no seu corpo, bem como na pele e cabelo. Cada vez mais precisamos eliminar alimentos industrializados da nossa alimentação. E que tal tentar incluir diariamente fibras, frutas e verduras. Principalmente em dias frios e em dias festivos onde temos a tendência de comermos mais produtos industrializados e de exagerar na quantidade.
Um bom motivo pelo qual o alimento pode estar pesando no seu estômago e/ou intestino é pelo fato dele não ter sido bem absorvido e ter chegado intacto no intestino ou por produzirem bactérias(por consequência de não terem sido ingeridos) que interferem na digestão. Então, a dica é mastigar bem os alimentos, comer com calma e saborear cada bocadinho desse momento que é tão importante.
Anexe em sua alimentação produtos orgânicos
Além de serem muito mais benéficos à saúde e terem potenciais fontes de energia, vitaminas, minerais e proteínas, os alimentos orgânicos também são isentos de insumos artificiais e hormônios. Com isso, o fígado consegue absorver e fazer o seu trabalho de uma forma mais leve. De preferência e alimente-se de carne de gado que seja alimentado por produtos orgânicos. Da mesma forma, aposte em carne branca como peixes menores. Evite atum e salmão, afinal de contas, são mais propícios por contaminarem-se com metais pesados que podem estar na água em que vivem e não fazem bem a saúde.
Não ingerir bebida alcoólica
Ao ingerirmos bebidas alcoólicas, o fígado se sobrecarrega e não consegue metabolizar a gordura. Com isso, você conseguirá desintoxicar o seu organismo, ao invés de achar mais uma coisa para que o fígado precise se preocupar.
Aposte em sucos e chás naturais
Vale a pena investir nos sucos e chás naturais. Os chás são diuréticos e ajudam a drenar as impurezas do corpo e aceleram o metabolismo. Como expemplo, temos o chá verde, gengibre e hibisco. Os sucos devem ser preparados em centrifugas para aproveitar toda a substância benéfica que o suco tem a oferecer. Como exemplo temos o abacaxi, a melancia e a couve.