A Dieta Pós-Parto deve ser saudável e equilibrada

21
Dieta Pós-Parto

Na dieta pós-parto, a mulher pode e deve voltar a adotar a alimentação que tinha antes de engravidar, desde que essa fosse uma alimentação saudável e equilibrada e não deve nunca fazer dietas radicais pois pode ficar desnutrida e caso esteja a amamentar, pode prejudicar a produção do leite materno.

Existem alimentos que deve incluir com mais frequência no seu cardápio e outros que podem prejudicá-la a si e ao seu bebê e se for o caso deve excluir esses alimentos. Não se esqueça que, embora regra geral possa voltar a comer o que comia antes, deve sempre informar-se com o seu médico sobre a sua dieta e quais os procedimentos a seguir.

O que comer no pós-parto

Na dieta pós-parto, não existe uma lista com alimentos específicos que deve consumir ou não ao contrário da alimentação durante a gravidez. Deve, no entanto, continuar com uma alimentação saudável e ter cuidado apenas com alguns alimentos. Deve também ingerir alimentos que ajudem a recuperar forças, nutrientes e a dar estabilidade ao corpo novamente, alimentos ricos em ferro, com muita proteína, ferro e cheios de vitaminas que ajudam na formação de colágeno que é o responsável pela hidratação e cicatrização da pele. Fora isso, a hidratação é outro cuidado muito fundamental na sua recuperação pós-parto e por isso deve sempre incluir grandes quantidades diárias de água, chás e sucos de fruta naturais.

Dieta Pós-Parto

O que comer durante a amamentação

Durante a amamentação é fundamental que continue se alimentando de forma equilibrada e saudável podendo comer todos os alimentos que consumia antes de engravidar, mas assim que se aperceber que existe algum alimento que provoca cólicas no bebê depois de amamentar, deve evitar consumi-lo.

Deve apostar na ingestão de alimentos ricos em ferro (carnes, ovos, leguminosas), alimentos ricos em cálcio (leite e derivados, brócolis), gorduras boas (abacate, salmão, oleaginosas), cereais e claro, uma alimentação rica em legumes e frutas é também a escolha ideal quer esteja ou não a amamentar.

Não se esqueça ainda de se manter hidratada e beber bastante água ao longo do dia. Essa ingestão de água para além de trazer muitos benefícios para o seu organismo, ajuda ainda na produção do leite materno. 

Como recuperar o peso

O aumento de peso durante a gravidez é normal e, muitas das vezes, a primeira coisa na cabeça das mulheres no pós-parto é o desejo da perda de peso. No entanto, deve ter consciência que a perda de peso deve ser feita de forma gradual e lenta ao invés de dietas radicais que podem prejudicar a produção de leite materno ou até contribuir para a desnutrição da mulher. Para recuperar o peso deve manter uma alimentação saudável, praticar exercício físico de forma moderada e com orientações do seu médico e manter-se hidratada, aos poucos vai conseguir voltar ao seu peso antes da gravidez!

Alimentos a evitar

Não existe propriamente uma lista de alimentos específicos que não deve consumir no pós-parto, no entanto, existem determinados alimentos que podem provocar cólicas no bebê se estiver a amamentar. Deve evitar ou moderar o consumo de cafeína principalmente, uma vez que a cafeína quando passa para o leite materno pode provocar alterações no sono do bebê e agitação. Para além da cafeína, deve também evitar ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas pelos mesmos motivos que a cafeína, pois provocam alterações no sono do bebê e até na produção de leite materno. Fora estes dois, deve-se também reduzir a ingestão de chocolate, alimentos processados ou de sabor intenso e alimentos crus.

Dieta Pós-Parto

Dieta Pós-Parto: cardápio para emagrecer 

Dia 1

Pequeno-almoço: 1 xícara de aveia com canela + 1 colher de chá de sementes de chia + 1/2 xícara de frutas

Lanche da manhã: 1 fatia fina de bolo simples + 1 xícara de chá de ervas

Almoço: 140g de atum grelhado + 1 xícara de purê de batata + 1 xícara de feijão verde com cenoura cozida

Lanche da tarde: 1 barrinha de cereais + 1 copo de água de coco + 1 maçã

Jantar: 1 prato de sopa de legumes + 1 filé de frango grelhado + 1 prato de sopa de salada com rúcula e cenoura

Dia 2

Pequeno-almoço: 2 fatias de pão torrado com queijo + 1 suco de laranja natural + 1 pêra

Lanche da manhã: 1 fatia de bolo simples + 1 xícara de chá de ervas

Almoço:  1 filé de peixe grelhado + 2 batatas cozidas/assadas + 1 prato de salada

Lanche da tarde: 1 iogurte natural sem açúcar + ½ xícara de frutas cortadas

Jantar: carne moída magra + 2 colheres de sopa de purê de mandioca + 1 prato de salada

Dia 3

Pequeno-almoço: 2 panquecas de banana, aveia e mel com frutas + 1 xícara de leite

Lanche da manhã: 1 pote de gelatina sem açúcar

Almoço: 1 filé de frango grelhado + 3 colheres de sopa de arroz integral + 1 pires de brócolis no vapor

Lanche da tarde: 1 copo de suco de melancia natural + 3 bolachas de água e sal 

Jantar: 1 prato de sopa de espinafre + 1 abobrinha média recheada com carne moída e tomate + 3 colheres de sopa de ervilha torta refogada

Cardápio pós amamentação de 3 dias:

Dia 1

Pequeno-almoço: 1 xícara de café + 1 fatia de pão integral + 1 omelete simples + 1 fatia média de melão

Lanche da manhã: 4 damascos secos

Almoço: 1 filé de carne magra + 4 colheres de sopa de vagem refogada + 2 colheres de sopa de batata doce assada + 1 prato de salada

Lanche da tarde: 1 barrinha de cereais + 1 pêssego

Jantar: 1 omelete de espinafres + 1 prato de salada com amêndoas lascadas 

Dia 2

Pequeno-almoço: 1 copo de suco de laranja com ½ papaia + 1 fatia de pão com queijo

Lanche da manhã: 1 maçã

Almoço:  1 filé de frango grelhado + 1 pires de brócolis e couve-flor + 2 colheres de sopa de arroz integral + 1 prato de salada

Lanche da tarde: 1 iogurte + 1 ameixa

Jantar: 1 abobrinha recheada com soja, ricota e molho de tomate

Dia 3

Pequeno-almoço: 1 copo de iogurte com 2 colheres de sopa de aveia + 5 morangos + ½ banana

Lanche da manhã: 1 barra de cereais 

Almoço: 1 filé de peixe grelhado + 3 colheres de sopa de arroz + 3 colheres de ervilhas refogadas + 1 prato de salada

Lanche da tarde: 1 torrada com geleia sem açúcar  

Jantar: iscas de frango grelhado + 3 colheres de sopa de abobrinha refogada + 1 prato de sopa de legumes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui