A Farinha de Milho: características e benefícios

159
farinha de milho

Todo mundo conhece farinha de milho, mas será que realmente sabem dos seus benefícios para a saúde? Isso acontece porque o milho é considerado um alimento versátil, que você pode aplicar de várias maneiras, nas suas refeições diárias. Além disso, o milho representa um alimento riquíssimo em nutrientes tais como: vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, sais minerais, proteínas, carotenóides e fibras. E a farinha de milho é um dos alimentos que são obtidos a partir da moagem seca ou úmida do grão de milho. No entanto, a maioria das farinhas é refinada, ou seja, não tem a presença das partes da casca e o germe do milho. Algo contraditório em relação à farinha de trigo, é que a farinha de milho não contém glúten. Daí que seja considerada uma boa opção para as pessoas que sofram de intolerância à proteína.

Curiosa para saber mais acerca dessa farinha? Então, continue lendo para ter acesso à nossa sugestão de bolinho!

farinha de milho

Benefícios da Farinha de Milho

Combate a anemia 

O ferro é um dos nutrientes mais presentes na farinha de milho, contribuindo, fortemente, para o combate aos sintomas provocados pela anemia. É através da atuação deste poderoso nutriente, que o seu organismo consegue diminuir o número de células vermelhas no sangue, levando à redução da hemoglobina. Sendo as hemácias responsáveis pelo transporte do oxigênio, ao terem a capacidade normal de nutrientes essenciais na sua estrutura, elas vão dar energia ao seu corpo e mente. Se você tem défice de ferro, provavelmente, apresente sintomas como fraqueza, cansaço e indisposição que vão prejudicar o seu trabalho, os estudos e a vida em geral. 

Estimule o sistema imunológico 

Outra dos benefícios da farinha de milho devido à presença de ferro e zinco, é a sua participação na produção de células de defesa para o seu sistema imunológico. Se você não consumir de forma adequada estes sais minerais essenciais, você pode desenvolver com maior facilidade as seguintes situações: resfriados, dores de cabeça, cansaço extremo, gripes e infecções. Além disso, o seu organismo ao ter menos resistência na sua imunidade, vai provocar dificuldade constante na sua recuperação face a qualquer doença. O melhor que tem a fazer é consumir alimentos ricos em nutrientes para ter sempre o seu sistema imunológico forte face aos invasores. Alguns destes invasores podem ser fungos, bactérias ou vírus. 

Promove a produção de energia

Por ser uma fonte rica em zinco e ferro, a farinha de milho ajuda nosso organismo a aproveitar melhor os alimentos, facilitando a transformação dos carboidratos em energia. Como também, participa no metabolismo das proteínas, permitindo o fortalecimento dos músculos. Você ao ter baixa energia, facilmente, fica irritada e sem paciência o dia todo. 

Ajuda na saúde ocular 

O milho é um grão rico em propriedades antioxidantes que protegem a retina contra os danos provocados pela luz. Prevenindo assim, o surgimento de cataratas, degeneração macular ou até sintomas simples, como a distorção da vista ou olho cansado. 

Não tem glúten

Como o milho é um cereal isento de glúten, diferente do trigo, do centeio e da cevada, a farinha produzida a partir desse grão pode ser consumida por pessoas com doença celíaca ou com intolerância à essa proteína. Dessa forma, a farinha de milho pode ser utilizada como substituição a outras farinhas em diversas preparações como bolos, tortas e massas. 

Diminui os índices do colesterol LDL

Devido à sua forte componente em fibras, a farinha de milho ajuda no controle dos níveis de colesterol ruim. A sua ação se centra na diminuição da absorção de gorduras no seu intestino que irão favorecer a eliminação saudável das fezes. O que vai acontecer? Este alimento poderoso vai contribuir para a sua saúde cardiovascular, prevenindo a formação de placas de gordura nos seus vasos sanguíneos.

Quanto devo consumir de farinha de milho

Quanto devo consumir por dia de farinha de milho?

É recomendado que consuma, diariamente, cerca de 350 a 400g de farinha de milho. Ultrapassando as 450g, você está consumindo em excesso o que irá provocar, possivelmente, alguns problemas em seu organismo. Faça por dividir esta quantidade diária recomendada entre as suas refeições principais e lanches. No entanto, terá de verificar a quantidade de alimentos saudáveis que consome por dia. Isso se deve, porque ao consumir outros alimentos, eles vão complementar parte dos nutrientes que a farinha de milho também tem. Para não cometer erros no consumo dessa farinha, contacte o seu nutricionista ou médico para melhor definir a sua alimentação diária com base no seu perfil genético.

Como é feita a farinha de milho? 

O milho moído é levado ao fogo, em um tacho e conforme vai aquecendo começa a grudar, originando placas granulosas que, depois são esfareladas, resultando na farinha de milho.

Qual a diferença entre farinha de milho e fubá?

A farinha de milho e o fubá, são muito semelhantes por se tratar de produtos obtidos pela moagem do grão de milho desgerminado (processo que separa o grão da casca) ou não. Mas na prática não é bem assim. Normalmente, se distingue o fubá como uma farinha moída mais fina, usada em bolos e polentas, enquanto a farinha de milho é mais grossa, em flocos, utilizada em farofas e cuscuzes. Ambos são alimentos energéticos e ricos em carboidratos.

O processo de fabricação também é distinto: o fubá é feito a partir da moagem de grãos secos de milho e a farinha de milho é produzida de uma massa de grãos macerados, esmagados, peneirados e floculados. Para os diferenciar melhor, é reparar nos seguintes fatores:

  • Farinha de milho: é mais grossa, pode ser amarela ou branca, isso porque o milho pode ser dessas duas cores. Já vem pré-cozida e é utilizada em pratos rápidos. Serve como substituta da farinha de mandioca ou como ingrediente principal em pirão, cuscuz, purê ou cremes.
  • O fubá de milho é fininho, mais moído e peneirado. É utilizado em bolos, angus, polenta, mingaus, caldos e sopas.

Farinha de milho engorda

A farinha de milho engorda?

A farinha de milho é rica em carboidratos, mas atenção, você precisa da mesma quantidade de carboidratos para sobreviver, geralmente, atingimos cerca de 200 gramas de carboidratos por dia. Muitas pessoas acham que a redução de carboidratos para 120g pode ajudá-los a perder alguns quilos indesejados. Procure prestar atenção aos carboidratos que você está consumindo e trabalhe para equilibrar as percentagens de carboidratos, de proteína e gordura.

Por isso, por ser um alimento com bom nível de carboidratos, a farinha de milho pode engordar embora tenha pouco nível de gordura. Isso acontece porque é um alimento fácil de ser digerido no estômago, fazendo com que o açúcar entre rapidamente no sangue, fazendo com que o pâncreas aumente a produção de insulina para assimilá-lo. Dessa forma o organismo responde à excessiva produção de insulina “pedindo” mais açúcar. A consequência disso é que surge a sensação de fome com mais frequência, levando a comer mais e como resultado engordar. Em decorrência desse fato, é bom ter moderação ao consumir farinha de milho.

Bolo de farinha de milho com coco 

Para fazer este maravilhoso bolo de milho com coco, necessita de ter os seguintes ingredientes: 

  • 3 ovos;
  • 1 xícara de leite;
  • 2/3 xícara de óleo;
  • 200g de milho;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 50g de coco ralado;
  • 1 xícara de farinha de milho;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Comece por bater todos os ingredientes no seu liquidificador, menos o fermento, em velocidade média durante alguns minutos. Quando formar uma misturinha cremosa, adicione o fermento mexendo devagar a massa. Uma boa dica para o seu bolo sair fofo e grande, é deixar a massa atuar numa vasilha durante meia hora, tapada com película aderente. De seguida, é só botar um pouquinho de margarida na base da forma do bolo e espalhar com os dedos. Faça por polvilha a base e os lados da forma, com farinha de milho. 

Por fim, é só colocar no forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 45 a 50 minutos. Não abra o forno antes da meia hora de cozedura. Após este tempo, verifique se o bolo está cozido. Se for o caso, é só desenformar e deixar arrefecer. E está prontinho o bolo de farinha de milho com coco!

Papas gostosas de farinha de milho

Outra receitinha bem gostosa, são as papas de farinha de milho. Para provar esta delícia junto de 4 pessoas, necessita de ter os seguintes ingredientes: 

  • 2 xícara de leite integral;
  • 140g de farinha de milho (carolo);
  • 1 pau de canela e canela em pó q.b.; 
  • 1 xícara de água filtrada;
  • 20g de açúcar branco;
  • Raspas de limão q.b.

Para começar, adicione a água filtrada e o leite integral numa panela média ou grande e aqueça em lume branco. Após algum tempo de aquecidos os ingredientes anteriores, coloque os restantes ingredientes na misturinha, menos a canela em pó. Conforme for aquecendo, faça por ir mexendo com uma colher até formar uma textura de papa. Por fim, quando não sobrar mais de líquidos, retire a panela do lume. Prepare os recipientes onde pretende botar a papa de farinha de milho. Com ajuda de uma espátula lisa, aplique a papa nos recipientes e aproveite para colocar de parte, o pau de canela. De seguida, polvilhe a papa com um pouco de canela por cima. E estão prontinhas para comer! Se prefere comer papa de farinha de milho fria, basta deixar algum tempo na geladeira.

Agora sim, não tem como não incluir a farinha de milho na sua alimentação saudável. Se lembre que também deve praticar exercício físico, com regularidade. Faça por cuidar de si, conciliando hábitos de vida saudável!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui