Você sabe da importância da mastigação para o organismo? Sabia que comer devagar e mastigar bem os alimentos pode te ajudar a perder peso? Isso mesmo, comer muito rápido faz com que você consuma mais alimentos do que o necessário e acabe engordando. Comer devagar e saborear os alimentos traz inúmeras sensações, inclusive de prazer.
Além disso, é muito importante, uma vez que é na boca que a digestão tem inicio. A mastigação faz com que a quebra dos alimentos em partículas seja feita e a nossa saliva, além de deixar os alimentos mais úmidos também possui uma enzima chamada de ptialina ou amilase salivar que faz a iniciação da digestão do amido (açúcar completo) na alimentação e por isso a importância da mastigação para o organismo.
Índice deste artigo
Você sabia que tem um tempo ideal para a refeição?
Segundo a Dr. Cláudia Calvano, coordenadora do ambulatório de obesidade da Sociedade Brasileira de Medicina Estética – Regional RJ para que uma refeição seja bem feita é necessário pelo menos 30 minutos e mastigar pelo menos 30 vezes antes de engolir os alimentos. Todo esse processo é importante para que o nosso cérebro possa receber a informação de saciedade que leva em média 15 minutos após o inicio da alimentação. O ideal é começar com alimentos sólidos que necessitam mais esforço para poder triturar.
Veja porque é importante comer devagar
Quando nos alimentamos devagar o nosso organismo passa por grandes processos e garante inúmeros benefícios como:
- Reduz hormônios que aumentam a fome;
- A ingestão de calorias é reduzida a cada garfada, ao todo 12% em cada refeição promovendo o emagrecimento;
- A ingestão mais lenta reduz a fome e promove maior saciedade;
- Evita desconfortos abdominais como: dores abdominais, queimação, azia, eructação, flatulências, entre outros;
- Contribui também para uma boa digestão;
- Diminui o acúmulo de gordura na região abdominal.
Coma devagar para ficar em forma
Quem já tentou emagrecer sabe o quanto é difícil. Tudo deve ser controlado. A escolha dos alimentos é muito importante e hoje sabe-se, comprovadamente, que comer muito rápido contribui com o ganho de peso. Por isso leve em consideração a importância da mastigação para o organismo. Em uma pesquisa feita no Instituto Nacional de Saúde e Nutrição de Tóquio, no Japão, comprovou que a velocidade que utilizamos para comer é proporcional à gordura armazenada pelo corpo. Durante a pesquisa foram avaliadas a velocidade e a quantidade de comida consumida por aproximadamente 1.700 pessoas de ambos os sexos e o índice de massa corporal de cada indivíduo. As pessoas que comiam rápido tiveram aumento de massa adiposa. O principal fator que contribui para esse efeito está relacionado ao hormônio da saciedade, que é liberado após 20 minutos da ingestão de uma refeição.
Então, se você comer em 10 minutos, por exemplo, continuará insatisfeito, podendo acabar exagerando na comida. O correto é você comer tranquilamente, procure dar um intervalo entre uma garfada e outra, mastigando devagar e desta forma você se sentirá saciado com uma quantidade menor de comida. Essa forma de comer também é importante para absorver melhor os nutrientes e contribuir para prevenção de incómodos digestivos como azia.
Organize-se!
Procure organizar seu tempo para que você possa fazer uma refeição tranquila para poder comer de forma correta e saborear melhor os alimentos. Desta forma, você não irá ganhar peso e o seu organismo irá absorver melhor os nutrientes. Preste atenção na hora de escolher o que irá comer. Opte por uma refeição equilibrada e saudável, coma verduras, legumes, carboidratos integrais e carnes magras.
O processo de digestão é iniciado através da mastigação. A saliva contém uma enzima que é responsável pela degradação do amido mas para que isso aconteça é necessário um tempo em contato com o alimento para que essa função seja realizada. Quando comemos muito rápido o amido acaba sendo apenas no duodeno (início do intestino).
A alimentação é primordial para todos. Então, aprender comer corretamente é uma atitude inteligente, que não só trará benefícios à sua boa forma como também à sua saúde.