A semente de sucupira no tratamento de inflamações

36
Semente de sucupira

Você conhece a dupla ação da semente de sucupira no tratamento de inflamações? Provavelmente, você já ouviu falar da forte contribuição da semente de sucupira na diminuição das dores articulares No entanto, saiba que seus benefícios não ficam por aqui. Desde o consumo de óleo de semente de sucupira até ao chá de semente de sucupira, é possível extrair regalias que vão ajudar a solucionar determinados problemas que estão atrapalhando a sua saúde. Como qualquer produto natural, devidamente consumido permite aliviar sintomas ou efeitos negativos provocados por uma situação desagradável que está acontecendo em seu organismo. Mas, saiba que nem todas as pessoas podem consumir qualquer parte proveniente da sucupira devido à sua incompatibilidade. Valeu?

Curiosa por conhecer um pouco mais do mundo da semente da sucupira, incluindo, os pormenores da sua dupla ação no tratamento de inflamações? Então, dê uma espreitadela no artigo. Boa leitura!

Para que serve?

A semente de sucupira corresponde à semente extraída de uma árvore de grande porte denominada de sucupira, da família Pterodon pubescens Benth. Desta árvore, também conhecida por sicupira, são aproveitadas pela indústria medicinal algumas das suas componentes, sendo uma delas, a semente. Este aproveitamento medicinal se deve à sua grande capacidade nutritiva, excelente no combate às inflamações em nossa musculatura e articular, atenuando em muito a intensidade das dores. Sendo que, somente a semente de sucupira já oferece vários benefícios para o nosso bem-estar físico, principalmente, no âmbito da nossa saúde articular. Este tipo de árvore se produz com grande facilidade em terras com escassez de nutrientes, nos países sul-americanos. Então, a sucupira se dá muito bem no Brasil, logo não será difícil de achar suas sementes.

Além do termo semente de sucupira, cientificamente, denominada de “Pterodon emarginatus”, se usa o termo de semente de sucupira branca. No entanto, existem vários outros termos atribuídos tais como: Cutiúba, Fava-de-Santo-Inácio e Faveiro. Mas, o Tudo Dietas selecionou o termo semente de sucupira que é o mais frequente, assim você fica menos confusa. A semente de sucupira é usada de formas distintas, embora seu objetivo seja de contribuir para alguma situação que está perturbando o normal funcionamento do seu organismo. Grande parte das pessoas adere ao consumo de chá de semente de sucupira ou à aplicação de óleo de semente de sucupira no seu corpo. Este óleo em específico tem o mesmo uso que qualquer óleo natural, ou seja, é bom para massajar seu corpo. Mas, também pode ser consumido via oral, mas vale ler as recomendações de toma para cada tipo de situação.

Saiba que o consumo de sucupira não é recomendado para todas as pessoas. Deste grupo restrito estão incluídos: crianças menores, gestantes, mães que estão amamentando seus filhos e pessoas que sofrem de distúrbios ou doenças em seus rins, bem como, no fígado. Antes de consumir qualquer alimento, se certifique que ele se encaixa no grupo de alimentos que pode consumir, sem provocar danos em seu organismo. Então, vale contactar seu médico ou nutricionista para melhor enquadrar a toma de qualquer fórmula à base de sucupira. Se você for uma destas pessoas que não pode consumir semente de sucupira, se informe de outras alternativas naturais para resolver seu problema de saúde. Ao contrário da semente de abóbora, a semente de sucupira é formada por uma casca bem rígida que nos obriga a pegar em uma ferramenta para quebrar ela. 

Mal-estar intestinal

O chá de semente de sucupira é consumido com frequência para tratamento de inflamações na boca e na garganta. Relativamente ao óleo de semente de sucupira, de acordo com o tipo de aplicação, é usado para tratamento da gastrite, das dores nas articulações e nos músculos, da amigdalite e do mal-estar intestinal. Existem outros problemas de saúde em que estas duas opções à base de semente de sucupira também funcionam de forma benéfica. Além disso, existem cápsulas de suplementação à base de semente de sucupira que podem ajudar em muito atenuar os efeitos desagradáveis da quimioterapia.

Quais os benefícios da semente de sucupira 

A semente de sucupira é composta por uma variedade de nutrientes benéficos para o nosso bem-estar físico e mental. Representando um poderoso alimento que promove a eficácia no combate às dores e inflamações nas várias partes do corpo, graças à sua ação analgésica e anti-inflamatória. O Tudo Dietas agrupou para você os benefícios verificados no consumo de semente de sucupira, de acordo com os tipos de produto e o modo de aplicação. Então, vamos nessa! A semente de sucupira tem os seguintes benefícios:

  • Diminui as dores nos músculos e nas articulações – inclua em sua alimentação diária, o consumo de arroz selvagem devido à forte contribuição na nutrição da sua musculatura;
  • Combate o agravamento de infeções em seu rosto provocadas pela acne, bem como, reduz a aparência das manchas na pele – Bem à noitinha, aplique chá de semente de sucupira frio em seu rosto limpo, usando discos de algodão reutilizáveis. Faça este tratamento natural durante três dias, lavando os discos. Não se esqueça de hidratar a sua pele de manhã, limpando seu rosto;
  • Controla a quantidade de açúcar presente no sangue;
  • Atenua a intensidade dos sintomas provocados pelo acumular de ácido úrico;
  • Combate a disseminação de células cancerígenas;
  • Promove a sua boa digestão;
  • Reforça suas defesas;
  • Alivia sintomas desagradáveis em seu estômago e seu intestino;
  • Promove a boa cicatrização da pele;
  • Reduz as dores de cólicas.

Saiba que se o seu problema de saúde persistir, é importante que contacte de imediato o seu médico para achar outra solução mais eficaz no tratamento. Por vezes, achamos que se trata de uma mera situação desagradável que se vai tratar rápido somente bebendo chá ou consumindo o óleo de semente de sucupira. O facto é que nem sempre se resolve determinados estados avançados de doença. Aposte nos cuidados adequados para ter a sua saúde impecável!

Como fazer o chá de semente de sucupira 

Para fazer 2 litros de chá de semente de sucupira, necessita dos seguintes ingredientes: 8 sementes de sucupira e 2 litros de água. Para cada litro de água, são 4 sementes de sucupira. 

Com ajuda de um alicate, comece por quebrar cada semente de sucupira em alguns pedaços para uma panela, fora do fogão. Depois, adicione a água e coloque a panela no fogão, em lume médio para conseguir ferver a água. Depois de verificar a fervura da água, desligue o lume e retire os pedaços de semente de sucupira com ajuda de um coador. Por fim, deixe arrefecer, tampando a panela. Após o chá de semente de sucupira estar frio, bote-o para um recipiente de vidro para reservar em sua geladeira. E está prontinho para consumir nos seus lanches intermediários. 

Faça por consumir este tipo de chá num período de 15 dias. Não ultrapasse este prazo de toma para não provocar distúrbios em seu organismo. Somente poderá repetir o consumo deste chá, após 3 semanas da última toma. Além disso, é importante que tenha noção que só deve fazer o chá de sucupira usando semente, nada de usar as folhas devido à sua toxicidade. Em cada dia, só se deve consumir cerca de 720 ml de chá.

Se lembre que tratamento natural não implica que use e abuse no seu consumo. Saiba que qualquer solução natural quando consumida em excesso, também origina problemas graves em seu corpo. Então, vale ingerir chá natural do bom jeito. Se cuide e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui