Alimentação para anemia

56
Alimentação para anemia

Quer saber mais acerca da anemia? Então continue lendo o artigo que dará para você as melhores dicas de alimentação para anemia. Boa leitura!

Sabia que a insuficiência nutricional de ferro poderá provocar em você sintomas de anemia? É bem possível, uma vez que, apenas, 10% dos casos de anemia tem outras causas. Este facto deve-se aos benefícios do ferro para a formação saudável das células do sangue, permitindo a nutrição dos diferentes órgãos do seu corpo. Sendo um nutriente importantíssimo para atrair boas energias e provocar o bom humor. Tudo isso porque ele é fundamental para a pigmentação do sangue. Basta pensar na palidez da pele de uma mulher que viu passeando na rua. Provavelmente, irá pensar que ela é uma pessoa com algum tipo de doença porque a sua cara está branca. Muitas vezes, esse é o sintoma que alerta que você está sofrendo de anemia. Mas, nem sempre é fácil detectar isso. Um bom truque, é olhar para o redor dos seus olhos. Quer saber mais acerca da anemia? 

O que é a anemia? 

A anemia é uma doença provocada pela insuficiência de pigmentação nos glóbulos vermelhos, com outras designações científicas, de eritrócitos ou hemácias. As pessoas que apresentam esta doença, tem escassez de nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do seu organismo, devido à desnutrição do sangue. Em média, uma pessoa deve ter até 47% de glóbulos vermelhos e 1% de glóbulos brancos presentes no volume total do sangue. Variando de gênero feminino para o masculino. Neste caso, as pessoas que sofram de anemia apresentam um valor percentual anormal de glóbulos brancos ou de leucócitos, que é mais elevado. O que vai acontecer é que para haver mais glóbulos brancos é necessário haver menos volume de glóbulos vermelhos. Logo, isso vai provocar vários problemas na sua saúde, inclusive, na medula óssea, no sistema nervoso e cardiovascular. Originando vários sintomas de anemia, por exemplo, a fraqueza da sua musculatura.

Mas o que pode acontecer por ter menos glóbulos vermelhos no sangue? Bem, primeiro vou explicar para você que o sangue é obtido através da medula óssea, responsável pela absorção dos nutrientes essenciais através das células sanguíneas. Será a partir dela que as células do sangue vão transportar e espalhar o oxigénio, pelas várias partes do seu corpo. Você ao ter menos glóbulos vermelhos, terá menos células no sangue aptas para transportar o oxigênio. E ao ter mais glóbulos brancos, fará com que haja um desequilíbrio nutricional e a despigmentação do sangue. Logo, a pele fica mais branca do que o normal. 

Em grande parte dos casos de anemia, a desnutrição é provocada pela fraca quantidade de ferro (nutriente essencial). A anemia também pode ser provocada pela libertação exagerada de sangue para o exterior do seu corpo, como por exemplo, na menstruação. Isto claro, dependendo dos três tipos doença que poderá desenvolver que fazem parte da anemia. 

Por norma, as mulheres têm maior tendência para desenvolver sintomas da anemia, através da menstruação e da gravidez. Como também, as pessoas com idade superior aos 70 anos. 

Anemia

Quais os sintomas da anemia? 

Os sintomas mais comuns da anemia são os seguintes:

  • Palidez na pele;
  • Cansaço extremo;
  • Fraqueza muscular;
  • Escamação das unhas;
  • Extremidades dos pés e mãos geladas;
  • Dores e formigueiros no corpo;
  • Mudanças de humor;
  • Dificuldades respiratórias;
  • Lentidão nos movimentos;
  • Fraca memória;
  • Desmaio;
  • Apertos no peito;
  • Queda anormal de fios de cabelo;
  • Hemorragias exageradas de sangue;
  • Falta de apetite;
  • Insônias;
  • Desconcentração constante;
  • Enjoos.

No entanto, devo realçar que só começa a desenvolver estes sintomas numa fase mais adiantada da anemia. Como também, as pessoas podem desenvolver outros sintomas incomuns. Se está desconfiando que poderá estar a sofrer de anemia, contacte de imediato o seu médico para realizar análises urgentes ao sangue. 

Alimentos para tratar anemia

Para você tratar da anemia necessita de ter uma alimentação saudável riquíssima em proteínas, vitaminas e sais minerais. Deve consumir alimentos que sejam poderosos em nutrientes essenciais para recuperar a saúde do seu sangue. Os melhores alimentos para tratar da anemia são: laranja, carne vermelha, limão, espinafres, alface, salsa, couve, peixe, romã, cereja, figo, morango, mamão, beterraba, kiwi, tomate, cenoura, feijão preto, soja, ervilhas, frutos secos e cereais integrais. 

Frutas

Relativamente à carne vermelha, deve consumir cerca de 100g a cada três dias da semana, para estabilizar o número de glóbulos vermelhos. Aposte também no fígado com a mesma quantidade.  Nos restantes dias, aposte em consumir peixe e carnes brancas. Relembro que deve acompanhar estes alimentos com outros alimentos saudáveis. Pode optar por fazer uma suplementação de ferro, caso ache necessário. No entanto, consulte primeiro o seu médico ou nutricionista para melhor definir a dosagem de suplementos a tomar diariamente. 

Não deve consumir alimentos lácteos.

Existem casos de pessoas que só conseguem tratar da anemia através de um transplante de medula óssea. Ou com outros tratamentos mais específicos.  

Sucos para tratar anemia 

  1. Suco de morango e abacaxi: corte 2 a 3 fatias de abacaxi e 4 morangos. Coloque no liquidificador e adicione 250ml de água e 1 folha de hortelã. E depois é só botar para o seu copo e beber;
  2. Suco de beterraba, laranja e cenoura: Retire o suco das 5 laranjas no espremedor e botar no liquidificador. Depois, corte 1 cenoura e 1 beterraba aos pedaços e adicione ao suco de laranja. Pode adicionar uma folha de hortelã. Faça a mistura. E está pronto para beber.;
  3. Suco de espinafre, laranja e cenoura: Corte 6 a 8 folhas de espinafres ao seu gosto e 2 cenouras aos pedaços. Coloque no liquidificador. Adicione o sumo de 5 a 6 laranjas. E o suco está pronto.;
  4. Suco de couve, laranja e gengibre: Corte meia folha de couve e coloque no liquidificador. Adicione 1 rodela de gengibre e o suco de 1 laranja. Por fim, coloque o seu copo de suco cheio de água e adicione no liquidificador. E está prontíssimo.

Para prevenir problemas de sangue, aconselho você a realizar sempre as análises de rotina para andar a par da saúde do seu organismo. Além disso, pratique hábitos de uma vida ativa, explorando a natureza. Se é uma pessoa que trabalha fechado num escritório ou em casa, faça um planejamento diário para fazer uma caminhada e beber um cafezinho com um amigo. Aproveite ao final da tarde para apanhar uns raios de sol, para fortalecer a saúde da sua pele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui