Embora a maioria das pessoas acredita que a janta é o maior vilão na hora de ganhar peso, por isso deva ser evitada. Não é verdade. Claro que as principais refeições devem ser realizadas durante o dia. Desta forma, na hora de escolher o que comer no jantar, você deve optar por uma refeição mais leve, porque nesse período o gasto de energia é menor. Evite comer alimentos ricos em gordura, dê preferência a carnes magras e grelhadas para o jantar.
Índice deste artigo
Refeições leves e práticas para o jantar
Sanduíche natural
De preferência aos pães integrais, além de conter fibras que melhoram o funcionamento do intestino, proporciona maior saciedade para organismo. Para acompanhar o sanduíche, o atum, o peito de frango, salmão, queijos branco contém proteína e dão um excelente sabor ao sanduíche. Acrescente verduras e legumes como cenoura, beterraba, rúcula, agrião, pepino, tomate e cebola. Para temperar use azeite de oliva e temperos de sua preferência, eles são diuréticos e contêm antioxidantes.
Omelete
É uma ótima fonte de proteína. A gema possui antioxidantes . A receita de um omelete saudável leva um ovo e três claras. Basta misturar, acrescentar cebola, tomate, queijo branco, uma pitada de sal e em seguida colocar em uma frigideira com poucas gotas de azeite.
Frango grelhado
O frango grelhado é uma ótima opção. Se preferir outro tipo de carne magra, aposte nos peixes que são ótimas fontes de ômega 3. Para completar o seu prato saudável, vá de arroz integral e capriche na salada.
Sopa
A sopa é um prato saudável com baixo teor calórico, é super prático de ser preparado. Para que a sopa fique mais completa e nutritiva, o ideal é incluir os três principais grupos de alimentos: o dos grãos, cereais e pães; alimentos ricos em proteínas; e por final, legumes e verduras, que podem ter mais de uma variedade no mesmo prato.
Alimentos que aumentam a imunidade
Além de contar com as refeições mais leves e práticas para o jantar que podem ajudar na sua saúde, você também pode contribuir para o aumento das imunidades do corpo consumindo alimentos adequados.
Ter uma alimentação balanceada, consumir alimentos saudáveis é importante não somente para aumentar a imunidade como também o bom funcionamento de todo o organismo. Hoje veremos alguns alimentos que aumentam a imunidade. O consumo de três frutas e 2 vegetais por dia já garantem a estabilidade da imunidade.
Frutas cítricas
Laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.
Vegetais verdes escuros
(brócolis, couve, espinafre), feijão, cogumelo (shimeji) e fígado são alguns dos alimentos que apresentam ácido fólico. Esse nutriente é responsável pela produção de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.
Alimentos ricos em Zinco
Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.
Alimentos ricos em Vitamina E
Noz, castanha, amêndoa e óleos vegetais (de girassol, germem de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Devido a idade ocorre uma significante redução na atividade imunológica, portanto a vitamina E é a opção ideal.
Alimentos ricos em Vitamina C
Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.
Outros alimentos que ajudam na saúde organismo
– Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo.
– O ômega-3 presente, por exemplo, no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.
– A Castanha-do-Pará e cogumelos (Champignon) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.
– Alho, contém vários antioxidantes responsáveis por combater os invasores do sistema imunológico. Bactérias associadas as úlceras e ao câncer de estômago é seu foco.
– Amêndoas, auxilia o organismo a proteger-se dos efeitos do estresse. Com apenas 1/4 xícaras por dia suprimos a 50% da quantidade de vitamina E recomendada. Ela ainda contém Riboflavina e Niacina vitaminas do compelxo B que também agem contra os efeitos do estresse.
– Chá verde ou preto, com cafeína ou descafeinado, possuem polifenóis e flavonoides, antioxidantes que detectam os radicais livres que danificam e destroem as células.
– Espinafre, é rico em ácido fólico, que ajuda o corpo a produzir novas células e reparar o DNA.
O que evitar para não baixar a imunidade
– Evite o consumo de álcool, eles estão relacionados a certas infecções e até algumas formas de câncer.
– Gorduras em excesso reduz a atividade das células protetoras e prejudica a resposta imunológica. Mas alguns tipos de gorduras são benéficas, como é o exemplo do azeite de oliva.
– Magreza (baixo peso) e obesidade (excesso de peso) estão associadas a um sistema imunológico debilitado. A obesidade aumenta o risco de infecções. E carência de nutrientes enfraquecem nossas defesas.
– Sedentarismo, exercícios físicos regulares fortalecem o sistema imunológico, aumentando a atividade das células protetoras.
– Estresse pode debilitar nossas defesas, aumentando as chances de infecções.
– Procure um médico para avaliar como anda sua imunidade, ele indicará os alimentos ideias e a quantidade necessária de cada um deles para o seu caso.