Alimentos pós treino: aprenda a se alimentar

92
alimentação saudável depois do treino

Começar uma atividade física e engatar de vez na dieta é o sonho e muita gente. Independente de quem vai começar uma atividade ou quem vai retomar é preciso ficar de olho no prato e escolher bem os alimentos pós treino pois são eles que te ajudam a recuperar as energias depois de um grande esforço.

Alimentação saudável depois do treino

Como sabemos atividade física é importante para trabalhar os músculos e acelerar o emagrecimento, mas precisa estar atrelada a uma alimentação saudável por vários motivos:

Primeiro: que de nada adianta ficar horas na esteira e se acabar em um prato generoso de macarrão, assim você não vai emagrecer,

-Segundo: os músculos precisam de fontes de energia e nutrientes para se regenerar e crescer. E para conseguir os melhores resultados dos treinos é muito importante escolher os alimentos certos para repor as energias e seguir dicas importantes.

Carboidratos e proteínas

As proteínas são importantes para repor as energias e ajudar na recuperação dos músculos, depois de exercícios de alta intensidade os músculos sofrem pequenas rupturas, que ajudam a crescer, por isso é importante consumir proteínas para que essas rupturas se regenerem. Carboidratos são fontes de energia rápida, mas para isso é preciso dar preferência para carboidratos simples que são rapidamente absorvidos pelo corpo.

Alimentos pós treino

Exemplo de Alimentos pós treino

  • Frango
  • Batata doce
  • Ovos
  • Aveia
  • Iogurte proteico sem lactose
  • queijo
  • leite
  • Banana
  • Abacate

Coma logo após o exercício

Deixar de comer depois de fazer atividades pode gerar o efeito contrário do esperado, pois sem energia rápida, o corpo começa a utilizar a proteína existente no corpo, ou seja, a energia dos músculos.  Por isso é importante se alimentar até duas horas depois da atividade física, assim os músculos recebem energia para se recuperar e o metabolismo fica mais acelerado.

Além disso, muitas pessoas ficam extremamente tentadas a ficar sem comer depois da atividade, achando que isso vai gerar o emagrecimento rápido, mas isso acaba deixando o metabolismo lento e prejudicando a recuperação do corpo. Uma dica importante para quem quer emagrecer é esperar pelo menos 30 minutos antes de se alimentar depois de uma atividade física, pode parecer estranho, mas a justificativa é simples: o corpo continua queimando calorias até 30 minutos depois do exercício, assim, se você comer logo depois da atividade o corpo vai queimar a energia rápida ingerida e não a gordura estocada.

Água

Para alguns pode parecer besteira, mas beber água durante e depois do treino é um habito muito importante, afinal, os músculos tem 80% da sua composição feita de água, ficar sem beber água, além de poder levar a desidratação, prejudica a recuperação dos músculos e pode trazer a sensação de cansaço.

Alimentos para evitar depois do treino

Você que  frequentou a academia e treinou com muita disposição para manter a forma e boa saúde deve ficar atento com o que costuma comer após o treino.

Na maioria das vezes você pensa que por ter malhado por horas pode consumir qualquer alimento que o organismo não vai sofrer consequências. Não é verdade? Afinal para manter a forma é preciso, também, ter uma alimentação equilibrada resistindo às tentações das guloseimas como refrigerantes, salgados, bolos, chocolate ao leite, frituras, entre outros alimentos que podem ser o grande vilão da sua dieta e por todo esforço a perder.

Depois do treino é comum você ter fome, no entanto, é importante ficar atento ao que vai ingerir, pois dependendo do alimento você pode estar levando para dentro do seu organismo uma bomba calórica e muito prejudicial. Confira o que deve ser evitado depois do treino!

Salgadinhos industrializados

Else possuem valor calórico e grande concentração de sódio o que pode ocasionar um desequilíbrio hídrico no organismo, além de conterem conservantes e aromatizantes.

Refrigerantes

Refrigerantes

Por possuírem na sua composição água gaseificada, corantes, acidulantes, aromatizantes, entre outros podem provocar inchaço, má digestão e ainda engordar por causa da concentração de açúcar.

Bolos e tortas

São ricos em carboidratos que não são aqueles aconselháveis para quem faz atividades físicas. A sensação de saciedade é imediata, logo passa fazendo com que você sinta mais fome.

Barra de cereal

Essas devem ser evitadas, pois atualmente elas são acrescidas de muito doce deixando a desejar com as fibras. O açúcar em excesso diminui o metabolismo e aumenta a produção de gordura no organismo.

Açúcares

Fique longe deles, principalmente se o seu objetivo for perda de peso.

Evitando todos esses alimentos e focando-se em alimentos pós treino ricos em carboidratos e proteínas, com certeza você vai garantir melhores resultados após o treino.

Leia também:

Dieta do ovo cozido

A importância da redução alimentar para quem quer emagrecer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui