Começar uma atividade física e engatar de vez na dieta é o sonho e muita gente. Independente de quem vai começar uma atividade ou quem vai retomar é preciso ficar de olho no prato e escolher bem os alimentos pós treino pois são eles que te ajudam a recuperar as energias depois de um grande esforço.
Índice deste artigo
Alimentação saudável depois do treino
Como sabemos atividade física é importante para trabalhar os músculos e acelerar o emagrecimento, mas precisa estar atrelada a uma alimentação saudável por vários motivos:
–Primeiro: que de nada adianta ficar horas na esteira e se acabar em um prato generoso de macarrão, assim você não vai emagrecer,
-Segundo: os músculos precisam de fontes de energia e nutrientes para se regenerar e crescer. E para conseguir os melhores resultados dos treinos é muito importante escolher os alimentos certos para repor as energias e seguir dicas importantes.
Carboidratos e proteínas
As proteínas são importantes para repor as energias e ajudar na recuperação dos músculos, depois de exercícios de alta intensidade os músculos sofrem pequenas rupturas, que ajudam a crescer, por isso é importante consumir proteínas para que essas rupturas se regenerem. Carboidratos são fontes de energia rápida, mas para isso é preciso dar preferência para carboidratos simples que são rapidamente absorvidos pelo corpo.
Exemplo de Alimentos pós treino
- Frango
- Batata doce
- Ovos
- Aveia
- Iogurte proteico sem lactose
- queijo
- leite
- Banana
- Abacate
Coma logo após o exercício
Deixar de comer depois de fazer atividades pode gerar o efeito contrário do esperado, pois sem energia rápida, o corpo começa a utilizar a proteína existente no corpo, ou seja, a energia dos músculos. Por isso é importante se alimentar até duas horas depois da atividade física, assim os músculos recebem energia para se recuperar e o metabolismo fica mais acelerado.
Além disso, muitas pessoas ficam extremamente tentadas a ficar sem comer depois da atividade, achando que isso vai gerar o emagrecimento rápido, mas isso acaba deixando o metabolismo lento e prejudicando a recuperação do corpo. Uma dica importante para quem quer emagrecer é esperar pelo menos 30 minutos antes de se alimentar depois de uma atividade física, pode parecer estranho, mas a justificativa é simples: o corpo continua queimando calorias até 30 minutos depois do exercício, assim, se você comer logo depois da atividade o corpo vai queimar a energia rápida ingerida e não a gordura estocada.
Água
Para alguns pode parecer besteira, mas beber água durante e depois do treino é um habito muito importante, afinal, os músculos tem 80% da sua composição feita de água, ficar sem beber água, além de poder levar a desidratação, prejudica a recuperação dos músculos e pode trazer a sensação de cansaço.
Alimentos para evitar depois do treino
Você que frequentou a academia e treinou com muita disposição para manter a forma e boa saúde deve ficar atento com o que costuma comer após o treino.
Na maioria das vezes você pensa que por ter malhado por horas pode consumir qualquer alimento que o organismo não vai sofrer consequências. Não é verdade? Afinal para manter a forma é preciso, também, ter uma alimentação equilibrada resistindo às tentações das guloseimas como refrigerantes, salgados, bolos, chocolate ao leite, frituras, entre outros alimentos que podem ser o grande vilão da sua dieta e por todo esforço a perder.
Depois do treino é comum você ter fome, no entanto, é importante ficar atento ao que vai ingerir, pois dependendo do alimento você pode estar levando para dentro do seu organismo uma bomba calórica e muito prejudicial. Confira o que deve ser evitado depois do treino!
Salgadinhos industrializados
Else possuem valor calórico e grande concentração de sódio o que pode ocasionar um desequilíbrio hídrico no organismo, além de conterem conservantes e aromatizantes.
Refrigerantes
Por possuírem na sua composição água gaseificada, corantes, acidulantes, aromatizantes, entre outros podem provocar inchaço, má digestão e ainda engordar por causa da concentração de açúcar.
Bolos e tortas
São ricos em carboidratos que não são aqueles aconselháveis para quem faz atividades físicas. A sensação de saciedade é imediata, logo passa fazendo com que você sinta mais fome.
Barra de cereal
Essas devem ser evitadas, pois atualmente elas são acrescidas de muito doce deixando a desejar com as fibras. O açúcar em excesso diminui o metabolismo e aumenta a produção de gordura no organismo.
Açúcares
Fique longe deles, principalmente se o seu objetivo for perda de peso.
Evitando todos esses alimentos e focando-se em alimentos pós treino ricos em carboidratos e proteínas, com certeza você vai garantir melhores resultados após o treino.
Leia também:
A importância da redução alimentar para quem quer emagrecer