Início Alimentação Alimentos ricos em vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C

17
alimentos ricos em vitamina C

Os alimentos ricos em vitamina C ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo porque contém antioxidantes que combatem os radicais livres, que quando se encontram em excesso no organismo, favorecem a instalação de algumas doenças.

A vitamina C deve ser consumida regularmente porque é um ótimo cicatrizante e facilita a absorção do ferro a nível intestinal, sendo particularmente indicada no tratamento contra anemia. Além disso a vitamina C serve para facilitar a cicatrização da pele e melhorar a circulação sanguínea, sendo ótima para ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares

No artigo de hoje, você vai ficar a conhecer a lista dos alimentos mais ricos em vitamina C e ainda perceber o que é a vitamina C e como ela aumenta a sua imunidade.

O que é a vitamina C

A vitamina C, é uma substância hidrossolúvel naturalmente presente em alimentos como frutas, verduras e legumes. É importante reforçar que a vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, não é armazenada no corpo humano, seu excedente é eliminado na urina e, por isso, seu consumo deve ser diário.

Como a vitamina C aumenta a imunidade

Os alimentos ricos em vitamina C são responsáveis por auxiliar na produção de glóbulos brancos, células de defesa do sistema imunológico, que têm como função combater microrganismos e estruturas estranhas. Auxilia também na prevenção de anemia ao melhorar a absorção de ferro no organismo. Além disso, o nutriente também eleva os níveis de anticorpos no organismo. Dessa forma, fortalecendo o sistema imunológico e mantendo o corpo protegido de doenças.

Lista dos alimentos mais ricos em vitamina C

mamão papaia

Mamão-papaia

Além de pelo menos 95g de vitamina C em cada fruta, o mamão-papaia é um anti-inflamatório natural e ajuda na hora de pegar um bronzeadozinho.

Tomate

Puro ou como acompanhamento, é um dos aliados no momento de complementar o consumo diário de vitamina C.

Pêssego

Um pêssego de tamanho médio contém nada menos que 138 mg de vitamina C, e seu sabor adocicado vai bem como sobremesa ou também em pratos quentes.

Espinafre

O espinafre é uma das verduras responsáveis por turbinar o organismo não só com vitamina C. Mas, também com uma série de outros nutrientes, como cálcio, fósforo, potássio, vitamina A e magnésio.

Kiwi 

Cada fruta possui 64 mg de vitamina C, e o Kiwi ainda é apontado por especialistas como um alimento que auxilia no sono por conta do alto nível de serotonina.

Acerola

A acerola é uma fruta típica do Brasil e muito rica em vitamina C. Ou seja, apenas uma unidade já é suficiente para suprir a necessidade diária mínima de 90mg. Ingerir um suco com três unidades de acerola na hora do almoço aumenta significativamente a absorção de ferro pelo organismo.

Pimentão amarelo

Além de ótimo complemento para refeições, o pimentão pode ser usado como tempero ou prato principal. O fato é que qualquer um dos pimentões carrega dentro de si mais vitamina C que uma laranja. O verde tem cerca de 90 mg, enquanto um amarelo pode chegar a 341 mg da vitamina. Além disso, é um alimento com baixo teor calórico.

Aspargos

Uma bela salada de aspargos complementa a quantidade de vitamina C necessária no consumo diário. Em duas xícaras, é possível ingerir 108mg.

Laranja

Quando se fala em vitamina C todos se lembram logo da laranja, isto porque uma unidade de laranja tem 90 mg do nutriente, a quantidade diária mínima que nosso organismo pede. Um suco de laranja é uma ótima opção para incluir no seu cardápio.

Tangerina

A fruta de aroma inconfundível, também conhecida como mexerica, é uma boa opção para ingerir grandes quantidades de vitamina C. Com duas unidades de tangerina, você consome 110 mg da vitamina.

Limão

Essa fruta é versátil, pode ser utilizada tanto em sucos como no tempero da salada,o que aumenta a capacidade do organismo de absorver ferro – presente em verduras de coloração escura. Quatro unidades da fruta equivalem a 110 mg de vitamina C, o que já é perfeito, visto que ultrapassa a dose diária mínima.

Manga

Uma manga inteira contém nada menos que 122 mg de vitamina C, além de outros antioxidantes naturais que trazem diversos benefícios, inclusive para a saúde da vista.

Couve

Com uma xícara de couve verde por dia, você obtém 116 mg de vitamina C. Além de complementar a salada e a feijoada, esse vegetal pode ser misturado com outras frutas em sucos, aumentando o consumo da vitamina.

Agrião

Uma xícara da verdura tem 100 mg. Lembre-se que ela deve ser consumida preferencialmente crua, assim como outras verduras, para que aproveitar ao máximo seus nutrientes.

Brócolis

Esse vegetal é importante fonte de vitamina C, mas atenção: o processo de cozimento pode roubar todos esses nutrientes. Por isso, aconselha-se que ele seja cozido a vapor. Uma xícara de brócolis fornece 122mg.

Morango

Morangos levam em média 85 mg de vitamina C por xícara, além de alta quantidade de magnésio, que ajuda a controlar e estabilizar a quantidade de açúcar no sangue. O ideal é procurar pela fruta orgânica, já que o morango normalmente é um dos alimentos com maior concentração de agrotóxicos no mercado.

lichia

Lichia

A lichia é uma fruta de baixo valor calórico e rica em nutrientes como vitamina C e potássio.

Abacaxi

Uma xícara de Abacaxi leva cerca de 80 mg de vitamina C, além de auxiliar na digestão de proteínas. A fruta tropical pode ser usada em diversas receitas, mas para melhor absorção dos nutrientes deve ser ingerida fresca.

Caju

O caju é um dos alimentos ricos em vitamina C que oferecem inúmeros benefícios para a saúde. A principal função do caju no organismo é diminuir a atuação dos radicais livres da vitamina C associada à alta presença de zinco.

Melão

Uma fatia é suficiente para suprir suas necessidades mínimas diárias de vitamina C. Com um pedaço grande, você irá adquirir cerca de 105 mg da vitamina.

Quando tomar suplementos de vitamina C?

Uma dieta equilibrada rapidamente ajuda a obter as necessidades de vitamina C, por isso são muito raros os casos em que se necessita de recorrer a suplementos. A suplementação só deve ser feita em situações muito particulares e de acordo com a indicação do médico, já que o consumo em excesso pode ser perigoso.

A vitamina C efervescente é indicada principalmente para pessoas que apresentam sintomas de falta dessa vitamina, como sangramento fácil da pele e da gengiva. A vitamina C efervescente também pode ser útil para acelerar a recuperação muscular, fortalecer o sistema imunitário, fortalecer as cartilagens entre muitos outros benefícios para a saúde de todos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui