A velha e boa cerveja! Quem não gosta de ao final da tarde em companhia dos amigos beber uma cervejinha bem gelada e botar um papo fora? Esse é um costume muito comum entre os brasileiros, também conhecido como happy hour. Nas mesas de bar sempre rola um papo gostoso e muita polêmica como religião, futebol, política e mais uma que costuma não agradar muito a quem é adepto a uma cervejinha bem gelada: Cerveja dá barriga ou não? Os homens são os mais acometidos pelo problema. Segundo estudos realizados a afirmação de que a cerveja da barriga não passa de lenda.
Cerveja do bem
Segundo o médico francês Gérard Mégret autor do livro “Fausses idees et vraies questions sur votre santé” (Falsas ideias e questões verdadeiras sobre a sua saúde)afirma que a cerveja não engorda, pelo contrário, quem a consome de forma moderada, dois doses por dia, consome menos alimentos entre as refeições e ainda sente menos vontade de comer doces. Segundo o médico o povo japonês consome muito mais cerveja do que o povo alemão e é muito mais magro. Mas, nem tudo é flores, pois se a bebida for consumida de forma exagerada pode causar obesidade.
Por que cerveja engorda?
Segundo a nutróloga Jane Corona a cerveja, bem como todas as bebidas alcoólicas tendem a elevar os níveis de triglicerídeos no sangue favorecendo o aparecimento de gorduras no abdômen, ou gordura visceral, a chamada barriga.
Além disso, quem bebe cerveja com frequencia não dispensa um petisco, geralmente frito para aguçar ainda mais o paladar. Isso leva a conclusão que o consumo dos alimentos muito calóricos e a falta de atividades físicas faz com que o indivíduo engorde e crie a famosa barriga, principalmente nos homens que são menos ativos do que as mulheres que adoram praticar atividades físicas.
Portanto meninas, podem beber uma cervejinha com moderação.