Como Funciona a Dieta Cetogênica

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dieta cetogênica

Com o passar dos anos, o assunto das dietas são tendência dentro do universo das mulheres, afinal qual não é a mulher que fez/faz ou já pensou em fazer algum tipo de dietas, seja para emagrecer seja para engordar. Sendo este assunto das dietas algo recorrente, começaram a surgir imensos tipos de dietas e algumas dietas malucas e muitas mulheres começaram a tornar as dietas em neurose. O nosso corpo precisa de equilíbrio, por isso nunca devemos cometer exageros, nem a menos nem a mais, e se possível é sempre aconselhável ir ao seu nutricionista para se aconselhar da melhor forma e saber o que é melhor para o seu corpo. Hoje vamos dar a conhecer como funciona a dieta cetogênica, talvez já tenha ouvido falar nela nos últimos tempos. Essa dieta consiste num cardápio rico em gorduras e com poucos carboidratos e pode ser indicada para pessoas que estejam querendo perder peso rápido, mas também pode ser aconselhada para controlar e prevenir crises de epilepsia. Vamos conhecer essa dieta e aprender a perder peso com saúde?

O que é a dieta cetogênica

Os carboidratos (como o pão e o arroz) são a principal fonte de energia do organismo pois é com eles que o nosso corpo obtém a glicose. A dieta cetogênica contribui para o emagrecimento pois reduz de imediato o consumo de carboidratos e concentra-se na ingestão de alimentos ricos em gorduras boas como o abacate. Quando isto acontece, o corpo vai à procura de outras fontes para retirar a energia que precisa e vai à reserva de gordura que temos. Quando começa a retirar a energia dessa reserva, a gordura é queimada e a pessoa emagrece. Depois do organismo usar a reserva de gordura como combustível, começa a dar origem a corpos cetónicos, moléculas envolvidas nos hormônios do apetite que o controlam e reduzem. Atenção que como o nosso organismo tem de se adaptar e pode demorar alguns dias ou até algumas semanas para começar a produzir energia através da gordura, por isso é possível que nos primeiros dias sinta cansaço ou dor de cabeças, mas depois melhora!

Como fazer a dieta cetogênica?

Já dissemos que para fazer esta dieta temos de reduzir bruscamente o consumo de carboidratos e aumentar o consumo de gorduras saudáveis (já vamos ver alguns alimentos proibidos e permitidos). A duração mínima desta dieta deve ser de 2 a 3 semanas e com um máximo de 6 meses para que o corpo passe um tempo em escassez de carboidratos e comece a usar a energia da gordura acumulada e a introduzir os corpos cetónicos e a reduzir o nosso apetite. Pode fazer as refeições que desejar, não existe uma regra exata para o número de refeições por dia que deve fazer já que cada pessoa tem hábitos diferentes e sente fome em momentos diferentes também. Na primeira semana, é quando o corpo se começa a ver privado da glicose e a tentar adaptar-se, atenção que cada corpo é diferente e pode demorar mais ou menos tempo. Esta falta de glicose acaba por fazer com que apareçam alguns sintomas como mau-humor, cansaço e dores de cabeça como já dissemos acima, mas não se preocupe porque passa!

alimentos da dieta cetogénica

Alimentos permitidos na dieta cetogênica

As verduras e a maioria dos legumes são para ficar no seu cardápio, bem como algumas frutas como o abacate e o coco que são ótimas fontes de gordura. De gorduras ficam por exemplo a manteiga, o azeite e as castanhas. As carnes, peixes, açaí, queijos, ovo, iogurtes também são para manter. Algumas bebidas que pode ingerir nesta dieta são água, café e chá, mas sem açúcar. Vamos ver uma lista de alguns exemplos de alimentos que são permitidos:

  • Carnes, frango, ovos e peixes
  • Azeite, banha de porco, manteiga e óleo de coco
  • Amendoim, manteiga de amendoim, manteiga de amêndoas, noz, avelã, castanha do Pará e amêndoas
  • Leite de amêndoas, leite de coco, creme de leite e queijos
  • Morangos, amoras, framboesas, abate, coco e azeitona
  • Sementes (girassol, chia, linhaça e outras)
  • Espinafres, pimentão, aspargos, cebola, pepino, alface, brócolis, couve-flor, repolho…

Alimentos proibidos na dieta cetogênica

Apesar da maioria dos legumes e verduras possam continuar a ser consumidos, existem alguns como a mandioca, as batatas e as leguminosas que vão ter de sair. Vê a lista dos alimentos que deves evitar nesta dieta:

  • Pão, farinhas e maisena
  • Doces, bolos, biscoitos e achocolatados
  • Arroz, aveia, massas, milhos e cereais
  • Leite, bebidas alcoólicas e sucos
  • Lentilhas, soja, feijão, ervilhas, grão-de-bico
  • Batatas, mandioca, inhame

Tenha sempre em atenção que se comprar e consumir alimentos industrializados deve sempre observar a informação nutricional para ver se tem carboidratos ou se ultrapassam a quantidade máxima diária que deve ingerir no dia a dia. Procure sempre alimentos orgânicos já que esses são os mais benéficos para a nossa saúde e aconselhe-se na compra de produtos biológicos também, dessa forma contribui para uma vida saudável e um corpo em harmonia.

Exemplo de cardápio da dieta cetogênica para 1 dia

  • Café da manhã – Ovos fritos com manteiga e queijo
  • Lanche da manhã – framboesas e amêndoas
  • Almoço – picanha com aspargos temperados com azeite
  • Lanche da tarde – lascas de coco e morangos
  • Jantar – salmão grelhado com salada de alface, abacate e castanhas temperada com azeite

Quem não deve fazer esta dieta?

Existem muitas situações para quem essa dieta não é indicada e mesmo que não seja o seu caso e não esteja na lista abaixo não se esqueça que antes de começar qualquer tipo de dieta, é muito importante e aconselhado falar com um profissional para ver qual a dieta mais indicada para você, já que depende de muitos fatores como a idade, sexo, peso, altura, algumas doenças entre outras coisas. Confira a lista abaixo para ver se é indicado ou não fazer esta dieta:

  • Pessoas com mais de 65 anos
  • Crianças, adolescentes
  • Grávidas ou mulheres a amamentar
  • Pessoas com diabetes, hipertensão, colesterol, doenças cardiovasculares, doenças no fígado ou rins.

exercícios

Dieta deve ser sempre acompanhada de atividades físicas

Uma dieta nunca deve vir só, deve sempre acompanhar a sua dieta com exercício físico para poder emagrecer sempre de forma saudável e para tonificar o seu corpo. Todavia, tem de ter atenção pois como dissemos anteriormente, nos primeiros tempos da dieta pode sentir-se cansada e por isso é muito importante que se alimente e concentre alguns carboidratos para consumir antes do treino. Além disso, pegue leve no exercício numa fase inicial, diminua o seu ritmo já que pode sentir fraqueza.

Não se esqueça de emagrecer com saúde!

As dietas malucas e radicais podem até diminuir bruscamente o seu peso, mas também podem causar muitos efeitos colaterais ao seu corpo e à sua saúde. Podem até diminuir a imunidade do seu organismo ficando mais vulnerável a fatores externos e a doenças ou outros problemas de saúde. É muito importante também procurar primeiro aconselhar-se com um nutricionista ou outro profissional para que ele possa ver se a dieta cetogênica é indicada para si e até para ele elaborar um cardápio personalizado de acordo com as suas preferências e necessidades. Para terminar é só praticar exercício físico para tonificar o seu corpo e assim vai ser uma mulher saudável e na linha!

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