Dicas de alimentação saudável

39
Dicas de alimentação saudável

Procura dicas de alimentação saudável? Nos dias de hoje cada vez se ouve mais falar de alimentação saudável, mas o que é certo é que o aumento do consumo de fast food e alimentos industrializados é um grande problema da atualidade. Além disso, a correria do dia a dia e as mudanças do estilo de vida da população estão contribuindo diretamente para a baixa qualidade da alimentação. Problemas como obesidade e doenças cardíacas são cada vez mais frequentes e possuem relação direta com a falta de uma alimentação saudável. 

Uma alimentação saudável frequentemente é confundida com comer muito. Entretanto, uma alimentação saudável está muito mais relacionada com a variedade e qualidade do que está sendo ingerido do que com a quantidade. As nossas refeições devem obedecer às necessidades do nosso organismo, contendo, portanto, todos os nutrientes necessários, tais como vitaminas, proteínas, lipídios e carboidratos.

Nunca ouvimos falar tanto sobre como é importante cuidar da nossa saúde, não é verdade? Todos os nossos hábitos influenciam de maneira significativa a nossa qualidade de vida, e também a nossa saúde. 

Para ajudar, preparamos algumas dicas para o seu dia a dia e algumas ideias de refeições, confira! 

Dicas de alimentação saudável:

1 – Coma pequenas porções de alimentos várias vezes ao dia, em intervalos médios de 3 horas (cerca de 5 a 6 refeições diárias). Os intervalos regulares entre as refeições ajudam a manter os níveis de energia.

2 – Um dos cuidados fundamentais a ter para uma alimentação saudável é assegurar que se bebe água todos os dias. O ideal é beber, pelo menos, 1,5 L de água por dia

3 – Os vegetais e a fruta são alimentos essenciais para uma dieta equilibrada e saudável. Abuse deste tipo de alimentos. Inclua de 1 a 2 porções de frutas diariamente.

4 – Beba leite e derivados em quantidade suficiente. Os produtos lácteos fornecem nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo.

5 – Coma cereais, massas e pão, especialmente da variedade integral.
As sopas de vegetais são boas aliadas de uma alimentação saudável. Comece as suas refeições com uma boa sopa de vegetais e consuma-as em abundância.

Dicas de alimentação saudável

6 – Prefira peixe em vez de carne e privilegie as carnes magras.

7 – Prefira azeite para cozinhar e temperar e troque os óleos vegetais por óleo de coco, ghee ou manteiga.

8 – Diminua o consumo de sal, gorduras e açúcares adicionados.

9 – Para garantir que tem uma alimentação saudável todos os dias, deve evitar ou limitar ao mínimo o consumo de determinados alimentos, como enchidos, carnes gordas, molhos ricos em gorduras, fritos, doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

10 – Inclua alimentos anti-inflamatórios na sua dieta, eles podem te livrar de várias doenças.

11 – Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente. Tente variar ao máximo os alimentos.

12 – Com relação às carnes, tente variar os tipos durante a semana (peixe, frango, peru, contrafilé, porco) e de preferência consuma apenas uma vez ao dia.

13 – Inclua gorduras saudáveis como coco, abacate, manteiga ou ghee, castanhas, cacau e ômega 3.

14 – Para lanchinhos intermediários opte por: batido de abacate com cacau, mix de castanhas, frutas, uva passas, batido de frutas vermelhas, chocolate acima de 70% de cacau.

15 – Ao invés do açúcar refinado, utilize xylitol, açúcar de coco ou melado.

16 – Diminua a quantidade de bebidas açucaradas, inclua mais suco verde, chás, suco de fruta e água.

17 – O café é muito saudável, mas não exagere; tome no máximo 3 xícaras ao dia.

18 – Quer deixar de consumir algum alimento? Não o compre! (simples, mas funciona).

Dicas de alimentação saudável

19 – Antes de tomar o café da manhã, tome um copo de água com meio limão em jejum. 

20 – Gosta de comer um docinho? Pode comer, mas inclua fibras na alimentação. As fibras ajudam a absorver o açúcar do organismo. Ou opte por doces caseiros como por exemplo brigadeiro com cacau.  

21 – Se não puder comer o feijão diariamente, substitua por lentilha ou grão-de-bico.

22 – Não se esqueça de ter uma dieta rica em proteínas. A proteína é super importante para o bom funcionamento do corpo.

23 – Inclua alho e cebola sempre na sua alimentação; essa dupla evita inúmeras doenças.

24 – Além de se alimentar bem, uma dica super importante é a atividade física. Caminhe pelo menos 3 vezes na semana durante 30 minutos: essa atitude melhora muito sua saúde!

Dicas de alimentação saudável: Curgete à bolonhesa

Receitas saudáveis:

Curgete à bolonhesa

Ingredientes:

— 60 gramas de carne de aves picada;
— 50 gramas de cebola;
— Dois dentes de alho;
— Uma colher de sopa de azeite (cinco gramas);
— Meio tomate;
— Uma courgette média.

Modo de preparo:

Tem de começar por picar a cebola e os alhos. Não se esqueça de cortar o tomate em pequenos cubos. Numa frigideira antiaderente, coloque o azeite, a cebola e o alho até obter um refogado. Adicione o tomate e, em seguida, a carne picada até ficar cozinhada.

Entretanto, descasque a courgette e faça fatias finas ao comprimento. Aqueça um tacho com água. Quando ferver, adicione a courgette ou, se preferir, com um pouco de azeite, salteie as tiras numa wok. No final, sirva como se fosse um esparguete à bolonhesa.

Dicas de alimentação saudável: pizza na frigideira

Pizza na frigideira 

Ingredientes:

— Seis colheres de sopa de farinha de arroz;
— Um ovo e uma clara;
— Uma colher de sopa de óleo de coco derretido;
— Uma pitada de sal;
— Molho de tomate caseiro (a gosto);
— Queijo mozzarella (a gosto).

Modo de Preparo: 

Numa taça, deve misturar todos os ingredientes até obter uma massa homogénea. Verta a mistura para uma frigideira, tape e deixe cozinhar. Em seguida, vire a massa e coloque o molho de tomate com queijo mozzarella e recheie a gosto. Coloque a tampa para que o queijo derreta.

Crepioca de camarão 

Ingredientes:

— Um ovo e duas claras;
— 100 gramas de camarão congelado;
— Duas colheres de sopa de tapioca;
— Limão e coentros (a gosto);
— Rúcula (a gosto);
— Duas colheres de sopa de queijo creme magro ou queijo ricotta.

Modo de preparo: 

Coza o camarão em água. Depois, bata o ovo com as claras e junte duas colheres de sopa de tapioca hidratada, envolvendo bem. Leve a mistura à frigideira antiaderente até formar um género de crepe. De seguida, recheie com o camarão aromatizado, limão e coentros, e adicione o queijo creme magro e rúcula.

Pudim de morango

Pudim de morango

Ingredientes:

— Uma colher de chá de ágar-ágar em flocos;
— 125 mililitros de água;
— Stevia a gosto (opcional);
— 230 mililitros de puré de morango.

Modo de preparo:

Comece por hidratar o ágar-ágar durante cinco minutos. Num tacho coloque os 125 mililitros de água com o ágar-ágar hidratado. Deixe ferver dois a três minutos. Transforme os morangos em puré até conseguir 230 mililitros. 

Adicione o puré de fruta ao ágar-ágar (pode adoçar a gosto com stevia, se necessário) e deixe ferver mais dois minutos, sempre em lume brando e mexendo. Sirva em taças (pode colocar em formas). Leve ao frigorífico durante, pelo menos, duas horas antes de servir.

mousse de café

Mousse de café

Do que precisa:

— Meia chávena de chá de café solúvel;
— Meia chávena de chá de água quente;
— Stevia (a gosto).

Como se faz:

Comece por misturar todos os ingredientes numa taça e bata durante cerca de dez minutos, com a ajuda de uma batedeira, até obter um creme firme e fofo. Sirva fresco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui