Dicas para um café da manhã mais saudável

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Dicas de como ter um café da manhã mais saudável

Você sabia que tomar um café da manhã saudável é um hábito essencial para a saúde? Se você é do grupo das pessoas que costumam iniciar a manhã sem tomar café ou que o inicia com generosas quantidade de açúcar, saiba que pode estar prejudicando seu organismo.

A primeira refeição é que fornece energia para o corpo, cérebro e músculos após passar um longo período da noite em jejum. Com a primeira refeição o corpo se prepara para as tarefas do resto do dia. No entanto, muitas pessoas pulam essa primeira refeição por vários motivos, principalmente pela falta de tempo mas isso pode trazer sérios prejuízos à saúde.

Café da manhã dos brasileiros

Entre o grupo dos brasileiros que tem o hábito de tomar café da manhã, não costumam ter grande variedade de alimentos à mesa. Segundo pesquisas o açúcar é o alimento campeão no café da manhã seguido de bolacha, depois café, chocolate em pó e sucos industrializados. Geralmente o exagero está no adoçar o café. O leite entra nessa alimentação. Entre as duas opções mais consumidas está o leite em pó e o em caixinha. Contudo, o leite em pó é o mais recomendado, pois não precisa ser refrigerado e dura mais tempo depois de aberto e o valor nutricional de ambos é o mesmo.

Café da manhã dos brasileiros

A importância de um café da manhã saudável

O café da manhã é considerado refeição mais importante do dia. Uma vez que desde a última refeição até a primeira do dia seguinte passaram em média 10 horas. Quando acordamos precisamos repor energias para abraçarmos o dia com força, boa disposição e bom humor. Além disso, as nossas células cerebrais precisam de energia e é ele que vai repor as necessidades do nosso organismo.

Nesse sentido, há estudos que demonstram que as crianças que não tomam o café da manhã têm défice de concentração na escola. De igual modo, a falta do café da manhã em um adulto reflete no défice de produtividade e concentração. 

Portanto, saltar esta refeição pode ser prejudicial para quem faz dieta por diversos fatores. Em primeiro lugar, o fato de ficar muitas horas sem comer, desacelera o metabolismo e além de não ser saudável para o organismo vai fazer com que quando comer, a sensação de fome seja tanta que se torne muito mais difícil saciá-la.  Ou seja, vamos comer muito numa só refeição e isso acarreta consequências. Como por exemplo, vamos ter muito mais dificuldade em fazer a digestão e o corpo vai acumular muito mais gordura. 

De igual modo, vamos demorar muito mais tempo a voltar a ter fome e consequentemente como resultado dessa comilança é que provavelmente não vamos ter fome ao lanche e voltaremos a comer como loucas ao jantar.  

Outras trocas saudáveis

Vale lembrar que essas trocas são essenciais para um café da manhã mais saudável e indispensáveis para ter boa saúde. Veja algumas trocas.

Prefira requeijão a manteiga

Rico em cálcio e em proteínas, o requeijão tem bem menos gordura que a manteiga.

Torradas

Troque o biscoito água e sal pela torrada feita em casa que apresenta menos sódio, pois não é industrializada;

Cereais

Acrescente granola ou aveia ao iogurte ou outro cereal para melhorar o funcionamento do intestino o que irá proporcionar maior sensação de saciedade;

Frutas naturais

O melhor mesmo é consumir frutas no seu estado natural para obter boa saúde e deixar o corpo cheio de disposição para o dia a dia.

Jamais pule o café da manhã, pois é ele que prepara o seu corpo para enfrentar a correria do dia a dia proporcionando maior energia.

Portanto, um café da manhã equilibrado deve englobar cereais, fruta, leite ou derivados. Comer fruta logo pela manhã, rica em vitaminas e antioxidantes é uma excelente fonte de energia. Pode por exemplo, comer batido de frutas com iogurte ou leite. Uma vez que este é fonte de cálcio melhora o funcionamento das células e evita a acumulação de gordura. Pense nisso e siga as nossas dicas de como ter um café da manhã mais saudável!

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