A dieta do tipo sanguíneo ou dieta do sangue foi criada há mais de 20 anos pelo Dr. Peter DÁdamo, um médico norte-americano que defende que existe uma reação entre os alimentos que ingerimos e o nosso tipo sanguíneo.
Índice deste artigo
O que são tipos sanguíneos
De uma maneira geral, os tipos sanguíneos são classificados tendo em conta a presença ou ausência de proteínas no plasma sanguíneo. Assim, tendo em conta o sistema ABO o sangue pode ser classificado em 4 tipos distintos: A, B, AB e O.
Como funciona da dieta do tipo sanguíneo?
A dieta do sangue é muito fácil de seguir e essencialmente consiste em combinar os alimentos com o nosso tipo de sangue. Para o Dr. Peter DÁdamo, a maneira como o corpo humano metaboliza os nutrientes está diretamente relacionada com o tipo sanguíneo. Assim, cada tipo sanguíneo possui um cardápio próprio para promover o emagrecimento.
A dieta do tipo sanguíneo é dividida em 3 tipos de alimentos, os bons e aconselhados, os neutros, e os alimentos a evitar, ou seja, aqueles que podem atuar de forma mais prejudicial no nosso organismo.
Só precisa saber o seu tipo de sangue e combinar de forma adequada os alimentos. A dieta sanguínea é uma dieta bastante simples e uma mais valia para a sua saúde.
Vamos então ver quais os alimentos recomendados para cada tipo sanguíneo.
Alimentos que devem ser evitados
Em todos os grupos existem 6 alimentos que devem ser evitados ou consumidos com muita moderação:
- Leite (exceto no grupo B)
- Cebola
- Tomate
- Laranja
- Batata
- Carne Vermelha
Cardápio para o Tipo sanguíneo – Perfil agrícola
As pessoas com este tipo de sangue são normalmente pessoas com um sistema digestivo sensível, com dificuldade em digerir proteínas e gordura animal. Uma alimentação à base de vegetais, peixe e fruta será o ideal.
Cardápio para o Tipo sanguíneo B – Perfil Nômade
As pessoas com sangue tipo B podem ter uma dieta bastante variada e dão-se muito bem com leite e derivados.
Cardápio para o Tipo sanguíneo AB – Perfil Caçador
Pessoas com esta junção dos tipos de sangue A e B têm geralmente um aparelho digestivo sensível, mas um sistema imunológico muito tolerante. Devem apostar numa dieta ricas em proteínas.
Cardápio para o Tipo sanguíneo O – Perfil Enigma
Este é o grupo sanguíneo mais predominante e os seus portadores precisam de proteínas diariamente. Têm um aparelho digestivo bastante forte e tolerante.
A dieta do sangue funciona mesmo?
A verdade é que está comprovado que hoje em dia o que emagrece é na realidade o défice calórico, ou seja, gastar mais calorias dos que aquelas que se consome. Sendo assim, essa dieta pode ajudar a emagrecer sim, basta não exagerar na ingestão calórica. Ela é acima de tudo uma dieta balanceada que promove alimentos saudáveis e ricos em nutrientes.
Uma das únicas desvantagens dessa dieta é a do cardápio do grupo A por ser um pouco restritivo em relação à carne.
Mitos e verdade sobre a dieta do tipo sanguíneo
A dieta do tipo sanguíneo O ajuda a diminuir os triglicérides
Verdade. Por promover o consumo habitual de frutas e legumes em detrimento do consumo de carnes, a dieta apresentada para o grupo sanguíneo O ajuda na teoria a diminuir os triglicérides.
Se eu seguir um cardápio que não seja o do meu tipo sanguíneo posso ter problemas de saúde?
Mito. A dieta do sangue é apenas uma orientação que você pode adotar para uma mudança nos seus hábitos alimentares. Todos os cardápios são considerados aceitáveis no que toca a melhorar a saúde, pois todos eles promovem o consumos de legumes e frutas.
Se eu seguir um cardápio que não seja o do meu tipo sanguíneo posso engordar?
Mito. O aumento de peso está diretamente relacionado com o défice calórico e não com o tipo de cardápio para cada um dos tipos de sangue.
Veja também:
Glúten e leite: tirá-los da dieta enxuga as medidas
Alimentação saudável e sua importância