Emagreça comendo amendoim

6

Atualmente o número de pessoas que desejam emagrecer é cada vez maior. Vários fatores têm levado as pessoas comerem em excesso. Stress, com a correria do dia a dia, algumas pessoas não tem tempo de dar a devida atenção que a alimentação merece.

Acabam recorrendo a lanches rápidos que em geral são bastante gordurosos, alimentos industrializados, (alimentos congelados ou pré-prontos), esses alimentos possuem uma quantidade enorme de aditivos químicos, que são nocivos a nossa saúde, e excesso de sódio, responsável pela hipertensão e retenção de líquidos. Distúrbios psicológicos como ansiedade e depressão, também levam a pessoa a comer demasiadamente. Ou pode também ocorrer o contrário, a obesidade pode originar a depressão.

Devemos sempre priorizar nossa saúde. Comer uma refeição que inclua, saladas, carboidratos e proteínas é de extrema importância. Mas devido a essa correria não dispomos de tempo para elaborar um prato colorido com a variedade necessária de nutrientes.

Sabemos que não existem milagres para emagrecer, a receita é sempre a mesma, dieta balanceada e pratica regular de atividade física. Mas graças aos avanços das pesquisas na área da medicina e, consequentemente, na nutrição, é comum encontrarmos teorias sobre alimentos que, além de nutrir, podem ter características medicinais e melhoram nossa qualidade de vida. Podemos nos beneficiar das propriedade muitas vezes surpreendentes de um alimento quando consumido diariamente e de forma correta.

Emagreça-comendo-amendoim-02

Hoje conheceremos os benefícios do amendoim

O amendoim é rico em gordura monoinsaturada, que é boa e não engorda. Pelo contrário, quanto mais nos afastamos da gordura boa, mais ganhamos peso.

Essa gordura boa existente nele aumenta as taxas metabólicas, o que significa que ele acelera o metabolismo e potencializa o emagrecimento. Além disso, ele melhora a sensibilidade da insulina, o que evita picos de glicemia e afasta o problema do acúmulo de gordura corporal. E tem mais: sua alta quantidade de fibras promove a saciedade, afastando assim a fome.

Ele também previne doenças cardiovasculares porque reduz as taxas de triglicérides no sangue. Possui ainda nutrientes como magnésio, folato, vitamina E e cobre, que são indispensáveis para o bom funcionamento do coração.

Previne a diabetes, pois não promove aumento da insulina no sangue.

A concentração de proteínas no amendoim é semelhante à da soja.

Outro componente presente no amendoim é a arginina, que contribui para a sensação de bem estar, impedindo assim o surgimento daquela ansiedade que pode ser tão cruel na hora das refeições.

Um trunfo pouco estudado desse primo do feijão é a presença da arginina, um aminoácido que, dentro do corpo, se transforma em óxido nítrico. Ele relaxa as artérias, o que aumenta o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial.

Outro nutriente encontrado aos montes no amendoim é o resveratrol, aquele corante natural que também encontramos em uvas e cebolas roxas. Por ser um poderoso antioxidante, ele age impedindo que o colesterol LDL forme placas enrijecidas nas artérias, a gênese da aterosclerose, um entupimento generalizado que abre caminho para a ocorrência de um infarto.

Emagreça-comendo-amendoim-01

Muitas pessoas acreditam que o amendoim é responsável pela acne. Isso é um mito, por ter ácidos graxos essenciais pode aumentar a oleosidade da pele. Mas se a pessoa come vários outros alimentos industrializados ou que causem intoxicação das células, não tem como saber se a culpa é mesmo do amendoim.

Existem vários tipos de amendoins no mercado, mas os benéficos são sempre os mais naturais, sem adição de açúcar, sal ou daquelas bolinhas brancas que envolvem o fruto. A forma mais saudável de consumir o alimento é o torrando por dez minutos. Outra dica é investir no creme de amendoim sem açúcar, encontrado em lojas de produtos naturais ou feito por você mesma, para isso, basta processar a oleaginosa com algumas gotas de óleo vegetal, em quantidades suficientes para obter uma consistência cremosa.

Uma xícara do petisco (140 g) soma 500 calorias, portanto, vá com calma e fique com uma colher de sopa (30 g), que tem 150, nessa quantidade, dá para comer todos os dias e obter todos os benefícios, mas, lembrando que o amendoim, em algumas pessoas, pode causar reações alérgicas, como dor de cabeça e desconforto gástrico.

Se optar pelo industrializado, procure marcas com o selo da Fundação Pró-Amendoim, que fiscaliza todas as etapas de produção do tira-gosto, atestando sua boa procedência. É que a aflatoxina, uma substância maligna presente em um fungo, podem se instalar se o amendoim teve problemas na armazenagem ou empacotamento. Ela então se aloja na casquinha e produz sérios danos ao fígado.

Já tínhamos escrito acerca dos benefícios do amendoim contra as gordurinhas. Se pretender, pode ler o artigo aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui