Pode parecer contraditório, mas comer chocolate pode ajudar a emagrecer. É verdade, e além de ser um aliado na redução do Índice de Massa Corporal (IMC), o chocolate ajuda a melhorar a sua saúde.
Estudos demonstram que as pessoas que além de uma alimentação equilibrada e exercício físico regular, ingerem chocolate habitualmente, conseguem uma maior redução do IMC. Ele é rico em flavonóides que actuam como antioxidantes e como sabemos, os antioxidantes protegem o organismo dos radicais livres e evitam doenças, nomeadamente problemas cardiovasculares. E ainda ajudam a manter uma pele jovem, bonita e saudável. Seus valores de antioxidantes são cerca de 8 vezes superiores aos encontrados no morango, por exemplo.
Segundo os investigadores, contrariamente a comer chocolate de forma descontrolada e excessiva, comer pequenas doses do preto ou meio amargo, 3 vezes por semana, ajuda a emagrecer. Estas pequenas doses aceleram o metabolismo e promovem a redução de gordura no corpo. O cacau e os fitoquímicos de que é composto melhoram a secreção de adiponectina e aumenta a ação anti-inflamatória.
Índice deste artigo
Benefícios do chocolate na saúde
- O chocolate preto melhora a saúde do sistema cardiovascular, ajudando na redução do colesterol LDL e a baixar a pressão arterial.
- Actua como anti-depressivo, pois contém serotonina.
- Aumenta a sensação de prazer, através da produção de endorfina.
Qual o melhor?
Prefira chocolate negro! Ele tem mais quantidades de antioxidantes que o branco ou de leite, assim como, uma maior quantidade de cacau. O chocolate contém calorias e gorduras, o negro contém cerca de 400 calorias, portanto seja regrado nas doses que consome. Opte pelo negro de preferência puro. Se optar por chocolate com sabores, prefira de aromas ou com frutos secos. Caramelo e outros recheios são apenas adição de açúcar e prejudicam ou evitam os efeitos saudáveis que o chocolate poderá ter na sua saúde.
A gordura do chocolate
Nem todas as gorduras do chocolate são más para o organismo. Segundo a sua composição, apenas 1/3 das gorduras presentes na sua composição são prejudiciais para o organismo. São estes os ácidos graxos: 1/3 de ácido palmítico, 1/3 de ácido esteárico e 1/3 de ácido oleico.
- Oléico: este ácido, também presente no azeite de oliva é uma gordura monoinsaturada saudável para o organismo.
- Esteárico: é uma gordura saturada que tem um efeito neutro ou até de redução do colesterol, devido à sua composição, existe até controvérsia ao ser chamada de gordura saturada .
- Palmítico: Este ácido é dos mais comuns e encontra-se em animais, plantas, leite, manteiga, queijo.
Nota
Quanto maior a concentração de cacau, maior a sensação de saciedade fornecida.
Para comer chocolate de forma equilibrada, e por não haver nenhum estudo que indique qual a quantidade exata para conseguir todos os benefícios para a sua saúde. O ideal será comer apenas um quadradinho por dia, mantendo uma dieta equilibrada.