O desejo de 9 em cada 10 mulheres é perder alguns quilinhos. Infelizmente não existe segredo para isso. Temos que ter disciplina e determinação. Seguir uma dieta balanceada, praticar uma atividade física regulamente, são regras fundamentais para iniciar o processo de emagrecimento. Mas como os padrões de beleza sugerem, quanto mais elegante melhor. Então devemos recorrer a tudo que nos auxilia na aceleração do processo tal como as ervas medicinais.
Sim, as ervas medicinais ajudam a emagrecer. Para fazer uso delas devemos conhecer as combinações adequadas e evitar misturar mais de 3 tipos diferentes. As ervas interagem entre si, podendo potencializar seus ativos ou inibir seus benefícios. E o objetivo é que seja potencializado o efeito emagrecedor! Para isso, 3 tipos diferentes de ervas serão então o suficiente.
Não mude a mistura que você escolheu por três dias, pois o organismo precisa desse período para agir de maneira eficaz e obter o resultado que os ativos prometem. Depois de três dias, é aconselhável mudar a mistura, mesmo que mude apenas uma das ervas que compôs a primeira mistura, assim você evitará os riscos de toxicidade.
Recomenda-se comprar em lojas especializadas, que garantam o procedimento e armazenamento das ervas. O ideal é sempre misturar uma erva de cada grupo. Os grupos são:
- ervas termogênicas (aceleram o metabolismo, favorecendo a queima de gordura)
- ervas desintoxicantes (eliminam as toxinas, deixando o organismo menos resistente ao emagrecimento)
- diuréticas (evitam a retenção de líquido, contribuindo para uma barriga lisinha)
Índice deste artigo
Ervas termogênicas
As ervas termogênicas atuam na aceleração do metabolismo, no aumento da queima calórica e consequentemente de gordura. Algumas também têm ação lipolítica (quebram a molécula de gordura já acumulada no organismo), além de reduzir os níveis de colesterol. Vamos ver quais são elas:
- boldo (Pneumus boldus)
- carqueja (Baccharis trimera)
- chás verde, branco e vermelho (Camellia sinensis)
- casca de laranja amarga (Citrus aurantium)
- fucus (Fucus vesiculosus)
- guaçatonga (Caesaria sylvestris)
- hibisco (Hibiscus sabdariffa)
- salsaparrilha (Smilax spp).
Ervas desintoxicantes
Essas ervas filtram as gordura e as toxinas que sobram do processo metabólico e eliminam através da urina. Essas substâncias em excesso no organismo, impossibilitam o bom funcionamento do sistema linfático e dificultam a perda de peso. As ervas desse grupo também reduzem a formação de gases, evitando a sensação de barriga inchada e volumosa.Vamos conferir quais são elas:
- alecrim (Rosmarinus officinalis)
- bardana (Arctium lappa)
- camomila (Matricaria recotita),
- capim -cidreira (Cymbopogum citrato),
- cardo-santo ou cardo-mariano (Carduus sanctus)
- centelha (Centella asiatica)
- coentro (Coriander spp),
- dente-de-leão (Taraxicum officinalis)
- erva-doce (Pinpinella anisum)
- espinheira-santa (Maytenus ilicifolia)
- hortelã (Mentha piperita) e
- sálvia (Salvia officinalis)
Ervas diuréticas
Essas ervas agem facilitando a filtragem da linfa (líquido que carrega as impurezas para fora do organismo)facilitando assim a eliminação das toxinas pela urina, combatendo o inchaço e acelerando no processo de emagrecmento. Algumas ervas diuréticas:
- alfafa (Medicago sativa)
- borragem (Borago officinalis)
- cabelo de milho (Zea mays)
- cavalinha (Equisetum arvense)
- quebra-pedra (Phyllantus niruri)
- sete sangrias (Cuphea balsamona).
Combinações de ervas ideais
1. Chá branco + hibisco + carqueja: o mix exerce ação desintoxicante, eliminado toxinas e gordura, além de melhorar o funcionamento do intestino. E tudo isso faz você perder peso.
2. Dente-de-leão + centelha + alfafa: com alto poder diurético, drena o excesso de líquido e ajuda a varrer para fora do organismo as toxinas que, em excesso, fazem você acumular peso.
3. Chá verde + boldo + cavalinha: potente termogênico, acelera a queima de gordura. Também auxilia na limpeza das toxinas, fazendo o organismo responder melhor à dieta.
4. Carqueja + centelha + cavalinha: tem efeito diurético, pois melhora o funcionamento do fígado. Isso ajuda a desinchar rapidamente, deixando a barriga mais lisinha.
Como preparar nosso chá emagrecedor com ervas medicinais
5. Dente-de-leão + chá verde + hibisco: acelera a queima de gordura, além de melhorar o metabolismo do açúcar e da gordura. Com isso, evita que essas substâncias colaborem para o aumento da cintura.
Coloque as ervas (1 colher de sopa de cada uma, com exceção do chá verde que deve ser usado em menor quantidade: apenas 1 colher de sobremesa) em um recipiente de vidro ou porcelana. Metais como inox ou alumínio alteram as propriedades do chá. Em uma chaleira à parte, leve 1 litro de água ao fogo e, assim que começar a ferver, jogue sobre as ervas. Abafe com uma tampa ou um pires por 10 minutos. Coe e beba frio ou quente, no intervalo das refeições.
Nunca reaqueça o chá nem adicione açúcar, isso também interfere nos benefícios de seus ativos.