Felizmente, com o passar do tempo têm vindo a surgir muitas alternativas à farinha de trigo, alternativas estas mais saudáveis e sem glúten. A farinha de arroz é uma dessas alternativas que para além de ser adequada para celíacos é também muito benéfica para a saúde de todos.
A farinha de arroz é muito simples de fazer e pode até fazer caseirinha em vez de comprar, ela obtém-se a partir da moagem do arroz branco ou integral. É das opções de farinha mais ricas em vitaminas e minerais como o cálcio e o magnésio e ainda é uma boa fonte de fibras e proteínas. Para além de tudo isso, essa farinha não altera o sabor de suas receitas e é constantemente usada em dietas de emagrecimento, como a farinha de amêndoa por exemplo.
Índice deste artigo
Como fazer farinha de arroz em casa
Apesar de poder comprar a farinha de arroz já prontinha em supermercados e outros sítios, essa farinha é também muito simples, econômica e rápida de fazer em casa utilizando apenas grãos de arroz branco ou integral (fica à sua preferência).
Para fazer 500 gramas de farinha em casa, necessita apenas de 500 gramas de arroz (não cozido), um processador de alimentos ou um liquidificador potente e uma peneira fina.
- Comece por passar as 500 gramas de farinha por água à temperatura ambiente apenas para limpar e até ver se tem alguma impureza em alguns bagos do arroz
- Depois coloque o arroz em um processador de alimentos ou em um liquidificador e misturar tudo até virar farinha
- Retire do processador e passe a farinha por uma peneira. Se ficarem grãos de arroz na peneira, coloque-os novamente no processador até que vire farinha
- Por fim, é só colocar a farinha em um recipiente hermético para armazenar. Caso utilize arroz integral, é preferível que mantenha a farinha em refrigeração.
Benefícios da farinha de arroz
Já falámos que a farinha de arroz tem inúmeros benefícios nomeadamente por se tratar de uma alternativa à farinha de trigo, que para além de não alterar o odor e o sabor dos alimentos e das receitas, ainda é própria para pessoas intolerantes ao glúten, ao contrário da farinha tradicional branca. Mas agora vamos ver os principais benefícios da farinha de arroz de forma resumida e simples.
Combate a prisão de ventre
A prisão de ventre pode surgir por uma dieta com ingestão insuficiente de fibras. Como a farinha de arroz é rica em carboidratos insolúveis, ela se torna uma ótima aliada para prevenir a prisão de ventre.
Regula os níveis de colesterol e protege a saúde cardiovascular
O consumo dessa farinha, contribui para o aumento do colesterol bom que tem como função proteger o nosso organismo de doenças cardiovasculares, e devido à grande presença de fibras, ajuda a diminuir a absorção no intestino de colesterol ruim que com a continuação se tende a acumular nas artérias e a gerar complicações de saúde no coração.
Contribui para a saúde dos ossos e para músculos saudáveis
Fonte de proteínas e vitaminas do complexo B que ajudam na manutenção dos músculos para que permaneçam fortes e saudáveis, e ainda uma grande fonte de magnésio, um mineral que é o principal responsável pela saúde óssea já que ajuda a fixar o cálcio nos ossos o que contribui para fortalecer os ossos e prevenir doenças como a osteoporose.
Aumenta a sensação de saciedade e ajuda no emagrecimento
A farinha de trigo aumenta as taxas de açúcar no sangue muito rapidamente, enquanto a farinha de arroz, por conter muitas mais fibras insolúveis, acaba demorando mais para ser convertida em glicose, o que faz com que a libertação de insulina também seja feita de forma mais lenta.
A farinha de arroz, para além de uma ótima fonte de fibras, é ainda uma grande fonte de proteínas, que também levam mais tempo para serem digeridas (ao contrário dos carboidratos presentes na farinha de trigo) o que faz com que a fome apareça muito mais tarde que o habitual.
Como resultado de tudo isso, a sensação de saciedade dura mais tempo e o organismo tem menos tendência em depositar gordura na zona do abdômen, contribuindo assim para o emagrecimento.
Receitas com farinha de arroz
Panqueca com farinha de arroz
Ingredientes:
- 1 xícara de leite
- 1 xícara de farinha de arroz
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de fermento
- 1 colher de sopa de manteiga derretida
- 1 colher de sopa de açúcar
Modo de preparo:
- Comece por juntar a farinha, o fermento, o açúcar e o sal em um recipiente
- Em outro recipiente, misture o leite com a manteiga e o ovo usando um batedor de claras para envolver melhor
- Depois, junte essa mistura do leite com a mistura dos ingredientes secos e envolva tudo muito bel
- Depois, em uma frigideira antiaderente, acrescente uma concha da massa de cada vez e deixe dourar dos dois lados
- Por fim, é só repetir esse último passo até já não sobrar massa.
Empadinha sem glúten e sem lactose
Ingredientes para a massa:
- 2 xícaras de farinha de arroz
- 4 colheres de sopa de polvilho doce
- 2 colheres de sopa de farinha de linhaça ou 1 colher de sopa de semente de chia
- 2 colheres de chá rasas de sal
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- 2 ovos
- Água gelada
- 1 gema para pincelar no fim
Modo de preparo:
- Em uma tigela, misture as farinhas e o sal
- De seguida, adicione o azeite de oliva e misture bem para que as farinhas, ou a maior parte delas, se envolvam com o azeite
- Bata o ovo numa tigela à parte e adicione à mistura das farinhas e do azeite até que fique bem incorporado
- Adicione um pouco de água gelada só para que fique mais fácil até dar o ponto e formar uma massa firme. (Pode ir adicionando com uma colher de sopa para que seja mais fácil de controlar)
- Faça uma bolinha com a massa e enrole em papel firme para de seguida levar para a geladeira durante 30 minutos.
Enquanto a massa está na geladeira, prepare o recheio que atenção, fica a seu critério, pois esta parte da receita não é fixa e pode alterar e fazer com outros ingredientes que goste mais. Esta receita é com um recheio de frango e vegetais:
Ingredientes do recheio:
- 2 tomates pequenos
- ½ cebola
- 1 cenoura grande
- 2 xícaras de espinafres
- 1 peito de frango desfiado
- Azeite de oliva
- Sal, pimenta e oréganos a gosto
Modo de preparo do recheio:
- Corte os tomates em pedaços pequenos, rale a cenoura e pique a cebola
- Em uma panela, coloque um pouco de azeite de oliva a cobrir o fundo, e doure as cebolas
- Coloque o peito de frango desfiado e deixe por 5 minutos (vá mexendo)
- Depois, coloque os tomates e deixe refogar um pouco, adicione as cenouras e os espinafres e tempere com o sal, a pimenta e os oréganos a gosto.
- Deixe por mais um tempo até estar quase tudo cozinhado e depois apague o fogo e tape a panela para que o preparo continue cozinhando com o vapor e o calor
Para terminar e montar a empadinha:
- Tire a massa da geladeira, forre a sua bancada com papel filme e abra a massa – pode optar por fazer empadinhas individuais e pequenas ou então um empadão grande
- Coloque o recheio e feche as empadinhas/empadão
- Bata a gema e pincele por cima do preparo
- Por fim, leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 30 minutos ou até ver que assou por completo, e já está!
Hambúrguer vegano de lentilhas
Ingredientes:
- 1 xícara de lentilhas cruas
- 1 xícara de farinha de arroz
- 1 cebola grande
- Sal e salsa a gosto
- Óleo vegetal
Modo de preparo:
- Em uma panela, coza as lentilhas até que fiquem macias
- Quando cozerem, escorra a água e passe as lentilhas para um prato grande e amasse com um garfo. Pode deixar alguns grãos inteiros, não precisa de ficar totalmente homogêneo pois assim até ajuda a dar textura ao hambúrguer
- Pique a cebola e doure em uma frigideira com óleo vegetal
- Misture as lentilhas amassadas com a cebola dourada e a farinha de arroz e tempere com sal e salsa picada a gosto
- Quando ficar tudo bem misturadinho, retire e molde os hambúrgueres no tamanho e espessura que preferir
- Aqueça uma frigideira com um fio de óleo vegetal e frite o hambúrguer dos dois lados até ficar dourado e está pronto!
Caso não queira consumir logo os hambúrgueres ou não os consuma todos logo, pode congelar em um recipiente próprio (sem fritar) e consumir nos próximos dias.