Dicas de como aproveitar os benefícios da farinha de aveia na sua dieta

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Farinha de aveia em um pote

A aveia é um cereal extremamente nutritivo e versátil, presente em diversas dietas, mas você conhece os benefícios da farinha de aveia? Neste artigo você conhecerá as formas de consumo e com a farinha de aveia pode te ajudar muito mais do que imagina.

A aveia é um cereal com um grande poder nutritivo e inúmeros benefícios que a colocam em, praticamente, todos os tipos de dietas. Uma grande fonte de fibras que auxilia e regula o funcionamento de diversas partes do organismo.

Esse tipo de cereal pode ser encontrado em diferentes formas: aveia em flocos, farelo de aveia, farinha de aveia e leite de aveia. Cada uma dessas formas possui benefícios e objetivos para trabalhar ainda mais na saúde do corpo.

Com a crescente onda de preocupação da população com a saúde e com a aparência física, ter uma alimentação saudável é fundamental para aliar os dois, corpo e saúde. A variedade de lanches saudáveis, como o Overnight Oats a base de aveia, é enorme e, por isso, a importância de saber para que serve cada forma da aveia.

Neste artigo, vamos focar na farinha de aveia, um dos alimentos que também traz grandes benefícios ao organismo e ajuda a emagrecer, além de possuir o maior número de nutrientes, fibras solúveis e insolúveis, vitaminas, minerais e enzimas que são responsáveis pelo emagrecimento.

Confira mais sobre o assunto e aproveite para encaixar na sua dieta.

Tipos de aveia de acordo com a sua forma de consumo

Apesar de parecer que as formas da aveia são apenas variações que podem ser feitas em casa, existem outros motivos pelo qual as formas existem. Cada uma delas possui um tipo de extração com objetivos diferentes.

Dessa forma, o consumo pode ser feito em dietas de diferentes modalidades e tirar o máximo de proveito desse cereal tão nutritivo e benéfico a saúde. Confira, abaixo, as quatro formas de aveia de acordo com a sua forma de consumo e seus benefícios.

  • Aveia em flocos

Essa seria a forma mais comumente consumida. A aveia em flocos é obtida através da prensagem do grão de aveia até que ele adquira uma forma plana, mais achatada, tornando-se a aveia em flocos.

Os flocos possuem duas variações: mais fino e mais grosso e ambos podem ser adicionados a iogurtes, frutas, vitaminas, etc., consumidos na sua versão original, sem a necessidade de outros procedimentos.

A aveia em flocos é a mais indicada para a adição em lanches como o Overnight Oats.

  • Leite de aveia

Para as pessoas adeptas da dieta vegana, que não ingerem nenhum produto que tenha origem animal, o leite de aveia é uma excelente opção para completar o cardápio nutritivo da dieta e ele ainda pode ser feito em casa.

Para produzir o leite de aveia você precisará de:

  • Uma xíc. de aveia
  • Uma colher (chá) de baunilha na forma de extrato
  • 2 xics. de água filtrada

Comece colocando a xícara de aveia e as xícaras de água dentro de um recipiente, misture e deixe por cerca de 1 hora, pelo menos. Depois desse tempo, coloque o conteúdo do recipiente em um pano limpo ou peneire e coe.

Coloque em um recipiente menor e deixe na geladeira para consumir aos poucos. O leite de aveia tem validade de, no máximo, 3 dias.

farelo de aveia

  • Farelo de aveia

Altamente nutritivo, o farelo de aveia é um aliado no processo de emagrecimento. Sua extração é feita através da casca do grão da aveia, assim a fibra beta-glucana é obtida, o que torna o farelo de aveia ainda mais saudável.

Seu consumo pode ser feito de diversas formas, considerada a forma de consumo da aveia mais versátil.

  • Farinha de aveia

Enfim, chegamos à forma de consumo principal deste artigo, a farinha de aveia. A farinha é obtida através do grão de aveia, mas, diferente do farelo de aveia, a farinha precisa da parte de dentro do grão para passar pelo processo de moagem.

Esse processo não precisa da casca do grão. Entretanto, mesmo perdendo as fibras da casca, a farinha de aveia preserva os carboidratos, minerais e proteínas. Porém, a farinha ainda mantém as fibras presentes no grão, perdendo apenas as da casca.

O resultado final a torna ideal para substituir a farinha de trigo, também conhecida como farinha branca. Sendo assim, a farinha de aveia pode ser usada no preparo de tortas, bolos e pães, além de outros alimentos que precisam da farinha de trigo.

Benefícios da farinha de aveia na sua dieta

Já foi comprovado que o consumo diário da aveia, em qualquer forma de consumo, traz inúmeros benefícios que vão além da estética corporal. A saúde de pessoas que incluem esse cereal na alimentação regula o organismo em diversas partes.

Seja intestinal, cardíaco e até a saúde mental, está claro que a aveia deve ser um alimento presente na mesa de todas as famílias. Entre os inúmeros benefícios, você confere, abaixo, 5 deles considerados muito importantes para a saúde física e mental.

  • Funcionamento intestinal

Pode ser tão carregada de fibras, apenas 2 colheres (sopa) de farinha de aveia, todos os dias, conseguem auxiliar o sistema gastrointestinal a melhorar o seu funcionamento, sempre com a ingestão de bastante água para hidratar e ajudar na digestão.

O processo se dá a partir das fibras da farinha que ampliam o tamanho do bolo alimentar digerido e que, caminhando pelo intestino, perde os resíduos que ainda não foram eliminados pelo corpo.

Quem sofre da famosa constipação, popularmente conhecida como prisão de ventre, também se beneficia das fibras da farinha de aveia que regula o trato intestinal. Ela ainda combate o câncer colorretal.

  • Saciedade e controle de peso

Um dos grandes problemas de quem está no processo de emagrecimento é reduzir a quantidade de alimentos consumidos diariamente. É aqui que a farinha de aveia atua, promovendo a saciedade através das fibras presentes na aveia.

Nutricionistas indicam o consumo de 2 colheres (sopa) de farinha de aveia após despertar pela manhã, ainda em jejum. Dessa forma, você fará suas refeições saciado e comerá menos que o normal, o suficiente para o seu corpo e ajudará a emagrecer.

Também funciona para o controle do apetite ao longo do dia, mas que fique claro que não se deve ingerir a farinha de aveia e negligenciar as refeições com o objetivo de emagrecer mais rápido. Isso irá desregular o seu organismo a médio e longo prazo.

Um outro ingrediente que ajuda a emagrecer e está presente na farinha de aveia é o triptofano, que diminui a vontade de comer coisas doces. Como se não bastasse os benefícios, a fibra da farinha de aveia auxilia na redução da gordura e do colesterol, absorvendo e excretando através do intestino.

  • Evite a diabetes

Também indicada para prevenir a diabetes, a aveia é, comprovadamente, um agente de controle das taxas de açúcar presentes na corrente sanguínea. Sem contar com o triptofano, mencionado anteriormente, e o cromo, mineral que ajuda a diminuir o consumo de doces e aumenta a durabilidade e a sensação de saciedade.

O índice de açúcar dos alimentos consumidos é reduzido pela beta-glucana e a farinha de aveia, com o cromo ajuda a prevenir os picos da insulina.

  • Colesterol e coração

Com avenantramida e lignana como ingredientes que compõem a farinha de aveia, é possível auxiliar na prevenção de doenças cardíacas, pois esses são antioxidantes que atuam em possíveis inflamações da parede cardíaca.

Os ingredientes ainda impedem a oxidação do colesterol LDL (colesterol ruim), evitando sua absorção pelo sangue. Segundo uma pesquisa da Universidade de Harvard, pessoas que consumiram 01 xíc. de farinha de aveia por dia reduziram em 29% o risco de problemas de coração.

  • Sistema imunológico e depressão

Sim! A aveia também trabalha no combate a depressão e fortalece o sistema imunológico. A aveia também tem na composição o magnésio e as vitaminas que pertencem ao complexo B.

Ao juntar todos os ingredientes, a farinha aveia ajuda na produção de serotonina, dopamina e noradrenalina, químicas cerebrais responsáveis por sentirmos o bem-estar, ausente durante a depressão.

Cookie de aveia empilhado

Dicas de como usar a farinha de aveia

Com tantos benefícios mencionados até agora, fica até difícil manter sua atenção neste artigo sem que você saia agora para comprar aveia ou ajustar o consumo, mas calma que ainda tem algumas dicas importantes para você.

Já se sabe que a farinha de aveia é amplamente usada na substituição da farinha de trigo, mas você pode consumi-la diretamente ao adicionar sobre as frutas e iogurtes, da mesma forma que a aveia em flocos.

Um aviso importante: não é possível retirar completamente a farinha de trigo das receitas, porque a farinha de aveia não contém glúten que é responsável pela maciez e crescimento da massa. Portanto, indica-se que, por exemplo, ao invés de 3 xícaras de farinha de trigo, usar 1 xícaras de farinha de aveia e 2 de trigo.

Caso sinta-se à vontade para consumir o bolo ou pão sem os atributos citados, use somente a farinha de trigo e tenha um produto 100% integral e saudável.

Agora um bônus para você que ficou até aqui. Sabia que é possível fazer farinha de aveia em casa? Confere as receitas abaixo e aproveite para produzir você mesmo.

  • Faça em casa: farinha de aveia

Para produzir a farinha de aveia em casa siga os seguintes passos:

– Triture bem a aveia em flocos até que atinja a textura de uma fina farinha. Use um triturador de vegetais, por exemplo.

– Coloque a fina farinha em uma peneira e peneire em um recipiente até que sobre apenas os grãos de aveia em flocos ainda não triturados. Esses grãos inteiros voltarão para o liquidificador ou processador até que vire uma farinha fina e o processo será repetido.

– Quando perceber que a aveia está do mesmo jeito que uma farinha bem fina, então está pronta sua farinha de aveia. Aproveite!

  • Faça em casa: farinha de aveia sem glúten

Para a produção de uma farinha de aveia sem glúten, caso você seja celíaco e não possa ingerir o glúten, compre apenas aveia que tenha escrito na caixa “não contém glúten”.

O produto será um pouco mais caro que a aveia comum, mas você terá a certeza de que não sofrerá consequências posteriores. Se você não tem problema com o glúten, a melhor forma é adquirir a aveia comum mesmo, mais barata e fará o mesmo processo.

O processo de produção é o mesmo processo citado acima, a única diferença é que a textura final da farinha sem glúten será um pouco mais grossa que a aveia fina, mas isso não irá interferir nos benefícios e nem no seu processo de emagrecimento.

Casal comendo um lanche com aveia

Coma com moderação

Assim como existem frutas, alimentos saudáveis, que engordam, a aveia não está livre de alguns malefícios. Apesar de ser tão benéfica, a aveia também tem contraindicações.

Como visto até aqui, a aveia pode auxiliar o organismo em inúmeros casos, desde o cérebro até o intestino, mas existem alguns problemas que é preciso ter cautela antes de consumi-la normalmente.

As pessoas que sofrem de uma doença chamada gota ou têm ácido úrico em grandes quantidades no corpo devem procurar o seu médico e buscar mais informações antes de iniciar o consumo, pois a purina, presente na aveia, pode agravar esses casos.

E, de uma forma geral, consumir excessivamente a aveia é prejudicial a todos, o consumo deve ser moderado. Devido a sua quantidade de fibras, ela pode resultar em problemas no sistema gastrointestinal e causar até a constipação.

Outro problema é consumir a aveia diariamente e não consumir água suficiente para o corpo, não esqueça de tomar água e lembre-se que a quantidade indicada para cada pessoa, por dia, é de até 30 gramas ou 3 colheres (sopa). Não exagere e aproveite os benefícios desse incrível cereal.

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