Kombucha: a bebida gostosa e saudável que vai levar pra vida

32
Bebida Kombucha

Mas o que é a kombucha, a bebida gostosa e saudável que vai levar pra vida? Bem, se está curiosa por saber como pode virar amante de uma bebida denominada de “kombucha”, provavelmente, é porque nunca a provou. Então, não se preocupe, há sempre uma primeira vez para conhecer algo. Embora seja uma bebida comercializada por algumas marcas, nada é igual às bebidas caseirinhas que faz em sua casa. Sabe, aquelas bebidas que todo o mundo quer abusar porque ama seu sabor natural e frescura, levando você a preparar várias jarras? Ainda mais maravilhoso, quando a bebida é a kombucha. Tem gente que não substitui a kombucha por nenhuma outra bebida, porque além de ser gostosa e bem saudável. Logo, não terão medo de beber. No entanto, tal como outras bebidas caseiras, o consumo deve ser moderado promovendo o bom funcionamento do seu organismo.

Valeu? Há coisas na vida que valem mesmo a pena. Então não perca mais tempo para ler o artigo! E seja feliz!

O que é a kombucha? 

A kombucha corresponde a uma misturinha para beber obtida através da fermentação de scoby em chá preto ou chá verde (camellia sinensis) com açúcar. Mas como assim? A kombucha surge a partir da finalização do processo de fermentação provocado pela ação do açúcar em uma colônia de leveduras e bactérias (micro-organismos), que estão mergulhando no chá preto. Deve estar pensando que sendo uma bebida com açúcar, não deve ser saudável. No entanto, bote fora essa ideia. A kombucha representa um chá fermentado, bem saudável e tem variados benefícios para a sua saúde, mais do que possa imaginar. O açúcar refinado serve apenas como íman para facilitar o processo de fermentação, logo não irá ficar em sua composição. Então, ao consumir kombucha não está a ingerir este açúcar porque ele estará transformado num ácido orgânico. O scoby é o nome que se dá a essa colónia benéfica para a nossa saúde.

Por norma, para preparar a kombucha se usa sempre o chá preto com açúcar cristal na primeira fermentação, mas é possível misturar ervas ou frutas na segunda fermentação. Será você a ver que tipo de ingredientes se dão bem juntos. Os únicos ingredientes que não podem faltar são mesmo o chá preto ou chá verde, o líquido starter, o scoby e o açúcar. Relativamente ao chá preto ou a qualquer outro chá, procure por adquirir as ervas desidratadas o mais natural possível, de marcas que conheça bem ou que sejam bem conhecidas no mercado dos chás naturais. Há quem misture suplementos alimentares como a spirulina, na segunda fermentação.

Scoby para kombucha

 O que diferencia um chá normal da kombucha é o seu processo de fermentação até estar pronto para consumir. Quando você ferve água, coloca as ervas e deixe repousar em um chá normal, pode beber logo de seguida. No entanto, no caso da kombucha, você precisa esperar 7 dias ou mais, até a bebida estar pronta para beber, após a chamada “primeira fermentação”. Tem gente dizendo que nunca conseguem fazer kombucha gostosa e não voltam repetindo a mesma experiência. Acredite que é normal que não consiga logo à primeira, atingir o sabor certo. Mas como em tudo, com bastante prática, vai chegar lá, acredite.

Benefícios da kombucha

Pode achar estranho, mas a kombucha tem variados benefícios para a sua saúde que nem dá para acreditar logo à primeira. No entanto, segundo alguns amantes da kombucha, é bem verdade. Então, confira os seus principais benefícios: 

    • Ajuda a emagrecer, graças à sua ação no controlo do apetite;
    • Alivia no processo de digestão, atenuando os efeitos negativos de uma gastrite ou prisão de ventre;
    • Permite um sono regular saudável;
    • Contribui para o bom funcionamento do seu intestino, promovendo a formação saudável das suas fezes;
  • Reforça as suas defesas, promovendo a maior resistência do seu sistema imunológico face a invasores como vírus, bactérias ou fungos;
  • Controla os níveis de açúcar em seu sangue;
  • Estabiliza os níveis de hipertensão;
  • Ajuda as suas articulações a continuarem saudáveis, diminuindo as chances de ter dores ou sofrer de qualquer lesão articular;
  • Contribui para a redução do sintomas provocados pela menstruação, bem como, da menopausa;
  • Elimina toxinas que estão prejudicando o normal funcionamento do seu organismo;
  • Reduz e combate os efeitos negativos das radicais livres, retardando o envelhecimento precoce de sua pele;
  • Promove a continuidade das células vermelhas, permitindo que tenha capacidade para absorver todos os nutrientes obtidos a partir dos alimentos;
  • Combate o agravamento de inflamações.

Como fazer a kombucha? 

Como você já sabe, a kombucha é uma bebida fermentada, logo para você conseguir beber, precisa de deixar ela fermentar numa primeira fase. Só assim irá beber, verdadeiramente, a kombucha. O Tudo Dietas vai dar para você a receitinha da kombucha da primeira fermentação. Existe uma segunda fermentação posterior destinada à aromatização da kombucha. No entanto, se você é iniciante na elaboração desta bebida gaseificada, o melhor é aprender e alcançar, devidamente, os efeitos desejados na primeira fermentação. De nada vale fazer kombucha de qualquer jeito se, afinal, não é de todo uma kombucha. Precisa de experimentar várias vezes até conseguir fazer bem a sua primeira fermentação da kombucha. No entanto, para não desesperar, há pessoas que fazem tudo com tanto rigor, que conseguem fazer kombucha, logo à primeira. Valeu?

Preparação da kombucha

Então, vamos nessa! Para executar a sua kombucha de 1,5 litros, precisa de ter os seguintes ingredientes: 

  • 1 frasco de vidro que tenha capacidade para 2 litros de água;
  • Um pano de tecido respirável;
  • 2 Elásticos compridos de borracha; 
  • 1,5 litros de água mineral (700ml desta quantidade tem de estar fresca. O restante será para a infusão);
  • 1 colher comprida que não se deteriore em temperaturas quentes;
  • 8 gramas de folhas desidratadas de chá preto ou chá verde;
  • 75g de açúcar refinado;
  • 1 scoby mergulhado em 200 ml líquido starter.

Saiba que se fizer com mais litros de água, por cada litro adicionado terá de acrescentar mais uma dose de açúcar e de folhas de chá. Por norma, você deve duplicar a dose, para conseguir ter kombucha por mais tempo.

Comece por pegar numa panela média com 800ml de água mineral e deixe ferver. Após estar fervida, desligue o fogão e coloque o chá que selecionou. Faça por deixar atuar, tampando a panela, por 15  minutos. De seguida, no recipiente de vidro que escolheu coloque os 700ml de água fresca, o chá preto coado e o açúcar. Agora, mexa muito bem esta misturinha, até o açúcar diluir.  Verifique a temperatura da água, se você achar que está quente, verta mais água. Para a kombucha, é fundamental que a água esteja morna nesta fase de fermentação. Após esta verificação, já pode colocar o scoby e 150ml de líquido starter. 

Por fim, tape a entrada do frasco com o tecido, agarrando-o com os elásticos. Não pode ficar com nenhum dos lados abertos. Agora é deixar a sua kombucha se formar durante 7 dias, num local ameno . Para saber se ela já está pronta, é só provar um pouquinho da kombucha, verificando se continua com um sabor adocicado. Se for o caso, sua kombucha precisa de estar mais algum tempo atuando para perder o sabor doce, ficando no ponto quando o sabor estiver ácido. E somente após este efeito no sabor, é que tem pronta a sua kombucha. 

Experimente fazer a sua primeira kombucha. Vai valer a pena, acredite. A kombucha não tem álcool, é bem gostosa e saudável. Então faça por usufruir das experiências que pode pegar e se não dar certo, pelo menos ficou a saber. Nada como não voltar a tentar para conseguir dar certo. Se cuide e seja feliz!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui