Macarrão engorda menos que o arroz

40

Macarrão engorda menos que o arroz? Você já deve ter ficado na dúvida quanto ao que engorda mais, se é o macarrão ou o arroz, não é mesmo meninas? Bem, hoje vou esclarecer para vocês o que você pode comer e ter certeza de que engorda menos. Os dois são alimentos muito saborosos e irresistíveis.

O arroz, por exemplo, para a maioria das pessoas não pode faltar no prato. Para eles o arroz é indispensável para acompanhar qualquer outro tipo de alimento. Mas saiba que o arroz é o grande vilão, isso mesmo, ele engorda mais do que o macarrão. Além disso é tão temido pelas mulheres por causa da balança.

Porque o macarrão engorda menos do que o arroz?

Sabemos que tudo que é  bom engorda, ainda mais se comermos em demasia. Funciona da seguinte maneira, é gostoso e não conseguimos nos controlar, mas se comermos a quantidade recomendada, não precisamos nos privar. Como por exemplo,  de um delicioso prato  de macarrão. Sim o macarrão pode ser consumido todos os dias e além disso engorda menos que o arroz. Contudo, o que temos de ter atenção são nos molhos que vamos acrescentar. Atualmente os nutricionistas falam e recomendam sobre  os alimentos IG,( baixo índice glicêmico). Uma vez que proporcionam maior sensação de saciedade e por manter os níveis de glicemia estáveis no sangue no período após a refeição. Isso ocorre porque são digeridos lentamente pelo organismo.

Macarrão engorda menos que o arroz - Foto | Divulgação Macarrão engorda menos que o arroz – Foto | Divulgação

Da mesma forma, pesquisas descobriram que o macarrão, sem sombra de dúvidas, engorda menos do que o arroz branco. Isso acontece por ele ser um alimento de baixo índice glicêmico o que faz com que demore mais para ser ingerido pelo organismo promovendo o aumento da sensação de saciedade. Você sabia que mesmo sendo um prato de tradição da culinária italiana o macarrão foi inventado pelos árabes? Na fórmula do macarrão também existe uma concentração de sódio, gordura e colesterol muito baixa. Ele também é rico em carboidrato, elemento indispensável para dar energia.

Benefícios do consumo do macarrão

Além de ser um alimento delicioso o macarrão, ou massa, também beneficia o cérebro com o reabastecimento da reserva de energia. Ele também beneficia a captação de tripofano, responsável por produzir a sensação de calma e bem estar. Se você consumir o macarrão com molho de tomate ele é menos calórico do que o arroz branco. Para ter uma ideia do quanto o macarrão é menos calórico em um prato de macarrão com aproximadamente 110 gramas chega a ter 122 calorias. Assim também, em um prato de arroz branco com a mesma quantidade chega a ter 138 calorias. Invista mais no macarrão e mantenha a forma.

Macarrão antes das atividades físicas

Por pertencer ao grupo dos carboidratos, nossa principal fonte de energia,  é ideal comer antes de fazer uma atividade física. Temos macarrão na versão integral que são mais completos, por o trigo ser moída com a casca , preserva  mais as propriedades nutricionais, pois contem fibras, ótimo para quem têm o intestino preguiçoso. Mas lembre-se quando ingerimos fibras, temos que beber bastante liquido, senão não ocorre o efeito desejado. Se você mesmo  sabendo disso ainda preferir a versão tradicional, consuma ele al dente, nesse ponto de cozimento, o alimento favorecerá uma digestão um pouco mais trabalhosa e lenta, sensação de saciedade tornando-a mais duradoura.

Dicas:

Se o macarrão for consumido acompanhado de fibras seu valor calórico cai ainda mais. Uma ótima opção é servi-lo com molho de tomate e quinoa, transforma-se em uma refeição completa.

O macarrão é menos calórico que o arroz, em uma porção de 100g temos 122 calorias para o macarrão e 138 para o arroz.

10 COMENTÁRIOS

    • Olá Ana Paula! Agora você já sabe que o macarrão é melhor não só para a sua saúde, mas também para controlar a fome pois ele confere uma sensação de saciedade.

  1. o macarrão pode até engordar menos na mesma proporção do arroz
    mas é muito mais difícil controlar a gula com o macarrão do que com o arroz
    ainda mais para pessoas com problemas de ansiedade
    também tem o fator molho que pode conter até carne moída e queijo ralado
    ou o clássico alho e óleo ou azeite “eu uso azeite” com queijo ralado

    a saciedade também pode variar para cada pessoa, eu por exemplo acabo comendo muito mais seguido quando tem macarrão
    mas claro que certo hábitos são melhores do que alimento industrializados

  2. Apesar de não gostar de macarrão, pensei que engordasse mais do que o arroz.
    Foi minha mulher quem disse isso e então corri para pesquisar. Vou passar a comer macarrão com molho de tomate simples.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui