Benefícios e receitas com mel para incluir na sua dieta alimentar

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receitas com mel

O mel é cada vez mais procurado tanto pelo seu delicioso sabor, como pela suas propriedades calmantes, antioxidantes e até medicinais. Confira no artigo todos os seus benéficos e algumas receitas com mel para fazer deste um elemento natural na sua dieta alimentar. 

Mel é proteína, açúcar ou gordura? 

Viscoso e açucarado, a constituição do mel é, para muitas pessoas ainda, um mistério. É através do néctar que a abelhas recolhem em flores, e que depois é processado pela enzimas digestivas destes bichinhos maravilhosos, que o mel é produzido. O açúcar é sem dúvida alguma o principal componente do mel. No entanto, ele também é rico em vitaminas, minerais e aminoácidos, todos eles muito importantes para equilibrar a saúde do nosso organismo. Sendo assim, a quantidade de proteína presente no mel é muito reduzida e a de gordura chega mesmo a ser nula. 

Benefícios do mel

O mel é muito mais que um simples adoçante natural. Rico em variadíssimos nutrientes, o mel possui uma excelente ação antioxidante, aumenta a imunidade, aumenta a resistência física garantindo energia ao corpo, melhora o funcionamento dos intestinos e do sistema respiratório em geral.

O mel é ainda excelente para o combate a insónias pois tem um leve efeito sedativo. Pode ser utilizado como anticéptico, cicatrizante, laxante e expetorante, com excelente efeito no combate à tosse. Como uso tópico, é utilizado para cicatrização de feridas e hidratação da pele.

Tipos de mel de abelha

A diferença que existe em relação ao mel, deve-se essencialmente à predominância de plantas de que as abelhas se alimentam. Consoante o tipo de planta, maiores as propiedades benéficas para determinada ação. E como todas as plantas são diferente em cor e sabor, o mel varia não só nessas características, como, consoante o tipo de planta, maiores as propiedades benéficas para determinada ação. Apresentamos os mais comuns.

Mel de Alecrim

O mel feito a partir do alecrim é ótimo para a garganta, minimizando problemas de tosse e irritações. É bom ainda para problemas de estômago e intestino e para reduzir a tensão alta e o cansaço.

Mel de Girassol

Quase transparente e muito saboroso, o mel de girassol é excelente para ajudar reduzir o colesterol LDL do sangue.

Mel de Laranjeira

O mel produzido predominantemente a partir da flor de laranjeira é muito bom para combater as insónias e um excelente calmante, atuando contra o stress e a ansiedade. O seu aroma é bastante suave com um toque cítrico. Não como não gostar! 

Mel de Rosmaninho

Com uma cor clara e um aroma floral bastante intenso, esse tipo de mel é conhecido por reduzir o cansaço e ajudar a reduzir problemas de insónia.

mel com queijo

Mel de Borá

Com um sabor levemente ácido, esse mel é também ele mais salgado e menos doce do que todos os demais. É muito usado na alimentação diária, seja para colocar em queijos ou em pratos mais elaborados, consoante o gosto de cada um. 

Mel de Eucalipto

Forte, refrescante e rico em minerais, o mel de eucalipto é amplamente conhecido em todo o Brasil por sua ação expectorante. Ele é muito usado para combater sinusites, dores de garganta e também resfriados. 

Mel ou açúcar?

Este excelente alimento mel é o único doce que contém proteínas, sais minerais e vitaminas essenciais. Alie o seu agradável sabor às suas propriedades saudáveis e substitua o açúcar por mel. Apesar do mel ser feito à base de açúcar, a verdade é que o nosso organismo gasta bem mais calorias para o processar, o que faz com que ele se torne menos calórico. Uma colher de chá de mel (cerca de 5g) contém 16,4Kcal. É ótimo para comer simples, para adoçar leite e chá, bolos e para colocar nos mais variados pratos! 

3 Receitas com mel que não pode perder

Pão de mel 

Para a cobertura

  • Chocolate – 1 tablete
  • Manteiga – 2 colheres de sopa

Para a massa

  • Mel – 1 xícara de chá
  • Farinha de trigo – 3 xícaras de chá
  • Açúcar – 1 xícara de chá
  • Leite – 1 xícara de chá
  • Ovos – 2
  • Manteiga – 2 colheres de sopa, de preferência em temperatura ambiente ambiente
  • Bicarbonato de sódio – 1 colher de sopa
  • manteiga para untar a assadeira

Especiarias para colocar na massa

  • Noz moscada em pó – 1 colher de chá
  • Cravo em pó – 1 colher de chá
  • Canela em pó – 1 colher de sopa

Modo de preparo

Comece por ligar o forno a 180 graus. De seguida, numa tigela adicione os ovos, o açúcar, o mel e a manteiga e vá batendo muito bem à medida que vai adicionando alternadamente a farinha e o leite. De seguida adicione as especiarias e também o bicarbonato de sódio. Por fim, basta untar a assadeira, colocar amassa e levar ao forno a 180 graus mais ou menos durante uns 20 minutos. Desenforme apenas depois de esfriar e adicione a cobertura.  

Cobertura

Coloque o chocolate picado e a manteiga dentro de uma tigela em banho maria (dentro de uma panela com água a ferver em fogo baixo) e vá mexendo lentamente até tudo se transformar num creme uniforme. Depois basta espalhar o chocolate pelo bolo, cuidadosamente.  

pernas de frango com mel

Perninhas de frango com mel e mostarda

Ingredientes

  • Perninhas de frango – 1 kg
  • Mel – 4 colheres de sopa
  • Mostarda – 6 colheres de sopa
  • Suco de ½ limão
  • Manteiga – 1 colher de sopa
  • Sal e pimenta

Modo de preparo

Use o sal e a pimenta para temperar as perninhas a seu gosto e deixe o tempero absorver durante mais ou menos 45 minutos. Ligue o forno a 180 graus, coloque as manteiga e as perninhas numa assadeira revestida a papel de alumínio e leve ao forno por 15 a 20 minutos. Faça um molho com o limão, o mel e a mostarda de verta para cima das perninhas. Depois leve novamente ao forno por mais 20 a 25 minutos até as perninhas ficarem bem douradinhas.

Torta de mel 

  • Mel – 12 colheres de sopa
  • Ovos – 18
  • Azeite de oliva – 2 colheres de sopa
  • Açúcar – 500 mg
  • Canela 

Modo de preparo

Ligue o forno a 180 graus. Primeiramente bata o açúcar juntamente com os ovos, e depois adicione o mel, o azeite de oliva e a canela a gosto. Mexa tudo muito bem. Unte uma assadeira com manteiga e coloque papel vegetal por cima. Depois verta a massa e leve ao forno por  mais ou menos 30 minutos. Coloque o bolo em cima de um pano húmido e vá enrolando para ganhar forma.

Agora que você já sabe mais sobre este alimento tão maravilhoso e já ficou conhecendo algumas receitas com mel, encontre forma de o colocar na sua dieta alimentar.

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