Benefícios e receitas com mel para incluir na sua dieta alimentar

93
receitas com mel

Com o passar dos anos, o mel foi sendo cada vez mais procurado pelas pessoas devido aos seus variados benefícios para a saúde. Quer saber mais sobre o mel e receitas com mel? Leia o artigo!

Este alimento natural tem um sabor adocicado e contém propriedades calmantes, nutritivas, antioxidantes e medicinais. Sendo, fortemente, solicitado pelas pessoas que querem ter uma alimentação saudável. No entanto, tal como o consumo de açúcar branco ou amarelo, você deve ter cuidado na ingestão de mel, devido ao seu alto teor de calorias. Tendo quase o mesmo resultado que o açúcar normal sendo consumido em exagero. O mel contribui, por exemplo, para melhorar os seus níveis de colesterol e diminuir a presença de fungos ou bactérias no seu organismo. O mel é o único doce que contém proteínas, sais minerais e vitaminas essenciais. Sabia disso?

Então procure por saber mais ainda! Continue lendo este artigo para saber mais acerca deste poderosíssimo alimento natural para usar em suas deliciosas receitas. 

receitas com mel

Benefícios do mel

O mel é muito mais que um simples adoçante natural. Ele é ótimo para a nutrição do seu corpo porque é rico em variadíssimos nutrientes. Os benefícios do mel são os seguintes:

– Diminui a possibilidade de você desenvolver problemas cardíacos através da sua forte contribuição para a fluidez saudável do seu sangue. Como também, o surgimento de coágulos sanguíneos no seu corpo. Aumentando a sua resistência física (imunidade) e promovendo a captação de boas energias. Além disso, o mel é um ótimo aliado para controlar os seus níveis de colesterol bom;

– Previne o risco de infeções graves em golpes, feridas, queimaduras ou cirurgias. Contribuindo para a sua rápida cicatrização;

– Melhora a sua capacidade respiratória e permite abrandar as suas dores na garganta. Bem como, melhorar a intensidade da sua asma e tosse, permitindo reduzir a sensação de garganta inchada e inflamada. O mel é fundamental para aqueles dias de gripe porque contribui para ter um sono descansado atuando como calmante natural. Experimente beber em conjunto com um chá de limão

– Permite curar algumas doenças gástricas e intestinais. Influenciando no reforço das bactérias boas.

Mel é proteína, açúcar ou gordura? 

A constituição do mel é considerada ainda um grande mistério pela maior parte das pessoas. Sabemos que é originado a partir do néctar que as abelhas recolhem do pólen das flores. E que o mel é produzido através das enzimas digestivas destes pequenos seres voadores. Não há dúvida que o açúcar obtido através das flores, é o seu componente principal. Daí ser considerado um alimento natural, rico em vitaminas, minerais e aminoácidos. Todos eles, fundamentais para o equilíbrio da saúde do nosso organismo. Logo, a quantidade de proteína presente no mel é muito reduzida e o valor de gordura que contêm é quase nulo. 

Restrições no consumo de mel 

Infelizmente, há pessoas que têm de ter muito cuidado com a quantidade de mel que consome. O mel não deve ser consumido por:

– Crianças que não tenham idade superior a dois anos porque o seu metabolismo não está preparado para digerir porções de açúcar natural;

– Intolerantes à frutose devido ao facto de ser um alimentado produzido a partir do néctar das flores. Existem pessoas que são alérgicas quando notam que sentem determinados sintomas após consumir mel, tais como: inchaço em várias partes do corpo e coceira.  

– Pessoas diabéticas podem consumir mel, mas devem sempre ter cuidado com a dose de mel. Se não tem controlo, mais vale não consumir. 

receitas com mel

Tipos de mel de abelha 

Existem vários tipos de mel, graças às variadas espécies de flores que as abelhas consomem. Consoante o tipo de planta, as suas caraterísticas específicas permitem criar um mel único. O processo é simples: a abelha recolhe néctar apenas de uma espécie de planta e cria um mel com as propriedades próprias, que determinam a sua ação específica, no nosso corpo. 

Abaixo, apresentamos os tipos mais comuns de mel:

Mel de Alecrim 

O mel de alecrim é um ótimo aliado para diminuir problemas de irritações na garganta. Bem como para facilitar na resolução de problemas no estômago, nos intestinos e na redução de tensão alto. Permite ainda, diminuir a sensação de cansaço. 

Pode ainda usá-lo nas suas receitas de carne como, nas deliciosas pernas de frango. Terá acesso a essa receita fabulosa neste artigo.

Mel de Girassol 

Muitas pessoas, não costumam utilizar este tipo de mel devido à sua facilidade em cristalizar. Mas ele, é na mesma, um tipo de mel poderoso. Tem um aspeto quase transparente e é muito saboroso. O mel de girassol permite reduzir os seus níveis de colesterol LDL no sangue.

Mel de Laranjeira

O mel de laranjeira, tal como o nome indica, é obtido a partir da flor de laranjeira. Permite combater as insónias, o stress e a ansiedade atuando como um calmante excelente. Além disso, é um autêntico revitalizante. O seu aroma é bastante suave com um toque maravilhoso, cítrico. Vale a pena apostar, acredite!

Mel de Rosmaninho 

O mel de rosmaninho tem uma cor clara e um aroma floral bastante intenso, porque tem alto teor de frutose. É muito utilizado como adoçante natural para quem quer substituir o açúcar branco ou amarelo. Influencia, positivamente, na redução do cansaço e das insónias. 

Mel de Borá 

O mel de borá é levemente ácido, menos doce do que o mel comum. É muito utilizado na alimentação diária para acompanhar queijos ou pratos mais elaborados. 

Mel de Eucalipto 

O mel de eucalipto é rico em minerais apresentando um cheiro e sabor, fresco e forte. Ele é muito utilizado pela sua ação anti-inflamatória permitindo curar sinusites, dores de garganta e de resfriados. 

Receitas com mel que não pode perder 

1ª Receita: Pão de mel 

Para a cobertura necessita de:

Para a massa do pão:

  • 1 xícara de chá de mel;
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 xícara de chá de açúcar;
  • 1 xícara de chá de leite;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres de sopa de manteiga (de preferência em temperatura ambiente);
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • Manteiga para untar a assadeira;
  • Especiarias (para colocar na massa);
  • 1 colher de chá de noz moscada em pó;
  • 1 colher de chá de cravo em pó;
  • 1 colher de sopa de canela em pó;

Modo de preparo da massa:

Comece por ligar o forno a 180 graus. De seguida, adicione numa tigela: os ovos, o açúcar, o mel e a manteiga. Bata muito bem à medida que vai adicionando, alternadamente, a farinha e o leite. Após fazer isto, adicione as especiarias e o bicarbonato de sódio. Por fim, basta untar a assadeira, colocar a massa e levar ao forno a 180 graus. Coloque o temporizador por 20 minutos, mais ou menos. Desenforme somente quando esfriar e adicione a cobertura. 

Modo de preparo da cobertura:

Coloque o chocolate picado e a manteiga dentro de uma tigela em banho maria (dentro de uma panela com água a ferver em lume brando). Vá mexendo lentamente até tudo se transformar num creme uniforme. Depois basta espalhar o chocolate pelo bolo, cuidadosamente.  

receita de mel com frango

2ª Receita: Perninhas de frango com mel e mostarda

Ingredientes que precisa:

  • 1 kg de perninhas de frango;
  • 4 colheres de sopa de mel;
  • 6 colheres de sopa de mostarda;
  • Suco de metade de um limão;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • Sal e pimenta q.b.;

Modo de preparo:

Comece por temperar, a seu gosto, as perninhas de frango e deixe atuar numa saladeira, tapando-a, por uns 45 minutos. 

Ligue o forno a 180 graus. Unte a assadeira com manteiga e coloque as perninhas de frango, revestindo com papel de alumínio. E deixe assar por 15 a 20 minutos. Faça um molho com o limão, o mel e a mostarda, vertendo-o em cima das perninhas. Depois, leve ao forno por mais de 20 a 25 minutos até as perninhas ficarem bem douradinhas.

3ª receita: Torta de mel 

Ingredientes que necessita:

  • 12 colheres de sopa;
  • 18 ovos;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 500 mg de açúcar;
  • Canela q.b.;

Modo de preparo:

Ligue o forno a 180 graus. Comece por bater o açúcar com os ovos. Adicione o mel, o azeite de oliva e a canela. Mexa tudo muito bem. 

Unte uma assadeira com manteiga e coloque o papel vegetal, por cima. Depois verta a massa e leve ao forno por 30 minutos, mais ou menos. Coloque o bolo em cima de um pano úmido e vá enrolando para ganhar forma.

Agora que você já sabe mais sobre este alimento tão maravilhoso e já ficou conhecendo algumas receitas com mel, encontre forma de o colocar na sua dieta alimentar. E verá que se tornará amante do mel e não vai querer outra coisa na sua vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui