O que são alimentos transgênicos?

2

Quando o assunto é alimentação nós sempre procuramos o que é melhor, mas nem sempre sabemos o que estamos consumindo, pois alguns alimentos podem possuir nutrientes que fazem mal ao organismo humano.

A procura por alimentos mais naturais e saudáveis é constante, pois as pessoas estão sempre em busca de um organismo saudável  para viver melhor e ter mais energia para o dia a dia. Com o avanço tecnológico os cientistas estão cada vez mais em busca da perfeição e qualificação dos alimentos, por isso desenvolveram os transgênicos, mas será que todos sabem o que são os alimentos transgênicos? Provavelmente não.

Alimentos transgênicos

Os alimentos transgênicos são aqueles modificados geneticamente, ou seja, são aqueles que tiveram genes estranhos de outros seres vivos inseridos em seu código genético. Com essa tecnologia pode-se inserir vírus e bactérias em milho, na soja, no feijão e assim por diante conforme a necessidade. O objetivo dessa experiência é criar alimentos melhores , com maior qualidade. Inúmeros países estão adotando esse método para aumentar a sua produção e ter menores custos. Na agricultura os alimentos transgênicos conseguem produzir resistência a certas doenças da lavoura. Mas nem tudo são flores confira os pontos positivos e negativos da produção de alimentos transgênicos:

O-que-são-alimentos-transgênicos-02

Pontos positivos:

Aumento considerável na produção de alimentos;

Os alimentos desenvolvem maior resistência a fungos, pragas, bactérias e insetos;

Os alimentos são mais resistentes aos agrotóxicos;

Possui maior durabilidade quanto ao tempo de estocagem nos silos dos engenhos.

Pontos negativos:

As plantas que não são transgênicas podem diminuir a produção;

A população de insetos, animais e outras espécies de plantas tendem a diminuir naturalmente;

As reações alérgicas tendem a serem maiores em algumas pessoas.

Segurança

Vale lembrar que muitos transgênicos ainda não são liberados por conta do problema gerado pelo grande impacto ambiental que podem provocar.  Mesmo que muitas plantas sejam inspecionadas pela EMBRAPA necessitam da liberação da empresa responsável pelo plantio e liberação da comercialização a “Comissão Técnica Nacional de Biossegurança” (CTNBio). Os alimentos transgênicos que são comercializados com regulamentação possuem na sua embalagem a indicação que são transgênicos, para maior esclarecimento dos consumidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui