Qual o melhor exercício para perder barriga com uma dieta balanceada

78
Qual o melhor exercício para perder barriga

Qual o melhor exercício para perder barriga? Perder a barriga não é algo tão fácil e rápido, mas com exercícios e uma dieta equilibrada você estará mais perto de atingir seu objetivo. Confira, neste artigo, quais exercícios são mais indicados e hábitos que devem entrar na sua rotina.

Existem diversas partes do corpo que toda pessoa mudaria. Principalmente, se a sua meta for ter um corpo malhado e bem definido, então as escolhas de por onde começar e como desenvolver são inúmeras.

Porém, uma parte do corpo irrita todo atleta que está em busca do corpo definido: a barriga. Perder gordura abdominal pode demorar um bom tempo e ter um trabalho enorme para atingir essa meta.

Como a maioria das pessoas, apaixonadas pela estética, buscam definir a barriga o mais rápido possível, podem acontecer frustrações nesse caminho quando se demora. Infelizmente, não se pode acelerar o tempo, mas existem caminhos que te ajudam a caminhar ainda mais no processo.

Confira como perder a barriga através de uma série de exercícios se uma alimentação equilibrada, com ingredientes que podem incrementar a perda da gordura abdominal. Quem sabe você pode chegar até a barriga negativa? Não desista.

Perímetro abdominal

Perímetro abdominal é o tamanho da circunferência a sua cintura, em centímetros, que precisa estar dentro de uma média definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A recomendação dada pela OMS é que de o perímetro abdominal feminino não pode passar dos 88 cm e o masculino não pode passar dos 102 cm. Essa é a média considerada ideal e saudável.

Para medir o perímetro, passe a fita métrica (as usadas em costura) em volta da sua cintura e acima do osso da sua pélvis, ou anca, como é conhecida popularmente. Com essa medida, e algumas outras, você saberá se precisa perder peso ou emagrecer para perder a barriga.

Sim, você pode precisar dos dois. Caso esteja muito acima do peso, você precisará perder peso através da retenção de líquidos, perda de gordura e, consequentemente, massa magra e músculos. Se você está mais próximo do peso ideal, você deverá emagrecer para reduzir a gordura corporal apenas.

Aqui cabe a comparação “Eu posso perder peso e emagrecer ao mesmo tempo, mas não posso emagrecer e perder peso”.

Hábitos para quem deseja dar adeus a barriguinha

Alguns passos precisam ser seguidos e transformados em rotina para que o seu objetivo, de dar adeus aquela gordura incomoda, seja realizado. Existem os hábitos, que serão fixados na rotina para antes, durante e depois da barriga.

Às vezes uma pequena mudança na forma de sentar ou de trabalhar no computador já faz uma diferença enorme. Alguns sacrifícios serão necessários, como abrir mão de alguns alimentos e se acostumar aos exercícios.

Entretanto, mantenha o foco e mande para longe essa gordura abdominal, tão difícil de perder. Confira 6 hábitos importantes.

  • Gaste mais calorias do que as diárias consumidas

A queima de gordura abdominal acontece quando o corpo não tem mais fonte de energia, para que isso aconteça sem prejudicar a sua saúde é necessário causar uma redução na quantidade de calorias consumidas.

De acordo com o seu corpo, um profissional dirá a quantidade de calorias diárias ideal para o seu consumo. Caso deseje perder essa gordura, deverá gastar muito mais calorias do que se consome.

Esse gasto é feito através da prática de esportes, exercícios, alimentação saudável, entre outros.

  • Postura é tudo!

É comum, para quem trabalha ou usa com muita frequência o computador, sentar da forma errada. A postura é uma grande vilã quando o assunto é barriga. Ao sentar de forma encurvada para frente, o corpo gera uma “dobra” na área do abdômen, dando a sensação de barriga grande.

Pilates, Yoga e exercícios na academia poderão fortalecer seus músculos e te ajudar no processo de reeducação postural.

  • Priorize exercícios para o seu objetivo

Exercícios aeróbicos e focados no abdômen são seus principais aliados, sem contar com uma alimentação saudável. Você precisará de um profissional para a sua dieta e um educador físico para passar um treino focado em seu objetivo.

O abdômen é uma área difícil, complicada de exercitar e ter resultados rápidos. Por isso, um profissional que auxilia de perto poderá ajustar sua posição para tirar um maior proveito do exercício.

Existem diversos tipos de abdominais: abdominal solo, reverso, pés elevados e muito mais. Com uma grande variedade e um educador por perto, seu treino nunca cairá na rotina.

  • O pão é um grande inimigo

Esse é um dos sacrifícios que é quase obrigatório ser feito para quem deseja perder a barriga e também complicado para quem ama um pãozinho.

Esse alimento, que está presente na mesa de tantos brasileiros, é produzido com farinha refinada branca, a culpada por transformar o pão em um problema. Essa farinha, quando ingerida no pão, fermenta e produz gases do processo, causando o crescimento do abdômen.

Carboidratos “ruis” são grandes inimigos da dieta. Ao serem ingeridos em excesso, geram acúmulo em depósitos pelo organismo e um deles está na região abdominal. Substitua por um pão integral no início e vá largando aos poucos.

comida e bebida industrializadas

  • Tente se livrar do máximo de açúcar possível

O segundo sacrifício é mais um grande vilão de dietas e gorduras abdominais, o açúcar também causa crescimento do abdômen, assim como o pão. Nesse caso o ingrediente causa o desequilíbrio da flora intestinal e desequilibra a quantidade de bactérias benéficas.

Com a redução dessas bactérias, ocorre o aumento de microrganismos maléficos, que atrapalham a digestão e metabolismo, criando uma barriga maior e gerando mais gorduras, graças aos carboidratos produzidos na quebra do grande vilão.

  • Retire do seu dia comidas e bebidas industrializadas

Alimentos industrializados, por si só, fazem um grande mal à saúde. Ao analisar o conjunto, percebe-se a grande quantidade de sódio presente nos embutidos e processados, que provoca a retenção de líquidos e o inchaço da barriga.

Já as bebidas, além dos conservantes, carregam uma quantidade enorme de açúcar, que prejudica a saúde e resulta em carboidratos depositados no abdômen e um retrocesso no seu objetivo.

Qual o melhor exercício para perder barriga

Chegou a hora de conhecer alguns exercícios que trabalham o corpo inteiro e focam na perda de gordura abdominal. Alguns deles torna até possível a perda de barriga em casa, o que ajuda bastante a manter o foco.

Além disso, você também pode praticar em qualquer lugar que esteja, seja no campo ou na praia, leve sua corda ou encontre um lugar interessante para uma corrida matinal ou noturna.

Busque formas alternativas para quando você não conseguir ir à academia. A rotina é agitada e, muitas vezes, quebrar um dia pode causar uma certa frustração, com um novo plano é mais fácil não desanimar.

  • Burpee

 O burpee pode parecer algo super simples e de fato é, o exercício não é complicado, mas gasta muita energia e exercita muito o corpo. Por não precisar de equipamentos, pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora.

Você vai exercitar glúteos, peito, braços e pernas, perdendo gordura com um grande gasto de calorias. Comece devagar e vá sentindo as séries para saber quando aumentar o ritmo e as repetições.

Normalmente, três séries de 8 a 12 repetições do burpee são recomendadas no início, mas faça o que puder. Deixe uma pausa de um minuto entre as séries e aproveite o momento.

  • Abdominal

Abdominal, como o próprio nome diz, é focado na região do abdômen e define bem a barriga. Com diversas variações, você pode incrementar seu treino à medida que evoluir.

No abdominal reverso, o músculo da parte inferior da barriga é tonificado e a cintura é afinada no processo. Indica-se 4 séries de 30 repetições, comece com menos até se acostumar.

No abdominal solo, o clássico que todos conhecem, é direcionado a cintura ampulheta, afinando a cintura enquanto os músculos superiores da barriga são tonificados. Cuidado com a postura e não retire a lombar do solo durante o exercício. Comece com a mesma quantidade do reverso e vá aumentando as repetições.

Com o abdominal com pés elevados tonifica a grande maioria dos músculos do abdômen, usando o próprio peso do corpo. Você pode fazer sem apoio na perna (dificuldade elevada) ou com apoio de uma cadeira (dificuldade leve a moderada).

pular à corda

  • Pular corda

Pular corda parece mais uma brincadeira do que um exercício, mas esse movimento mexe com diversos músculos, estimula o coração e os pulmões, melhora o condicionamento físico e ajuda na queima de gorduras e calorias acelerando o seu metabolismo.

Somente pular corda não gera os resultados esperados, alie com outros exercícios da lista que você aumenta as chances. Lembre-se de manter uma dieta saudável.

  • Aeróbica

Nada melhor do que se divertir dançando e ainda perder calorias no processo, ajudando a definir a barriga. Aulas de zumba, jump e dança ajudam no condicionamento físico com uma alta intensidade nos movimentos.

Por serem feitas em grupos, é normal ter amizades e aumentar sua disposição por permanecer nas aulas e manter o foco para ter os resultados do seu objetivo.

  • Corrida

Por último, a famosa corrida. Esse é um dos exercícios mais fáceis de ser encaixado em qualquer lugar. Você só precisa separar o tempo, ter uma roupa e tênis confortáveis e aproveitar a corrida ouvindo uma música ou aquele podcast.

Esse exercício te ajuda a emagrecer, ativando os músculos e melhorando o condicionamento e ainda acelerando o metabolismo, o que promove a queima de gordura. Você pode simplesmente correr por cerca de 30 minutos e depois evoluir para treinos intercalados com disparos rápidos, por exemplos.

Existem diversas formas de modificar a corrida, mas busque um profissional para te ajudar a montar o treino e evitar lesões futuras.

Cuide da sua alimentação: uma aliada fundamental

Como visto anteriormente, perder a barriga não é tão fácil e rápido, mas é possível com foco e dedicação, além de alguns hábitos e exercícios adicionados à rotina.

Não esqueça também da importância de uma alimentação saudável e equilibrada, procure um profissional que te acompanhe na dieta para perder peso e emagrecer. Com a dieta correta e os exercícios bem direcionados, os resultados virão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui