Ao regular o trânsito intestinal você acaba com a barriga inchada, o mau estar geral e a sensação de que está de barriga! Cerca de 30% da população sofre desse desconforto que é a obstipação, muitas vezes doloroso, que tem uma maior incidência no sexo feminino.
As causas são variadas, e no caso das mulheres pode dever-se também às alterações hormonais a que estão sujeitas durante a vida, a menstruação, a gravidez e a menopausa, por exemplo. As alterações hormonais prejudicam os elasticidade dos músculos dos intestinos e afetam a sua contratibilidade, as crianças e os idosos, muitas vezes também são afetados por este problema. No caso da sensação de barriga inchada, a aerofagia pode estar na origem do inchaço, provocado pela quantidade de ar existente no estômago.
Índice deste artigo
O trânsito intestinal
No entanto, a prisão de ventre pode dever-se a muitos outros fatores, nomeadamente alimentares, como a falta de fibras e de água na alimentação. Mas a falta de hidratação e a falta de atividade física são também prejudiciais para quem sofre deste problema. Uma má alimentação, baseada em gorduras e em alimentos de difícil digestão propicia a obstipação.
Se deseja regular o trânsito intestinal, pondere realizar uma alimentação equilibrada, leve e baseada em alimentos de fácil digestão, dando preferência a frutas e legumes e alimentos ricos em fibras, como cereais integrais por exemplo, evitando doces, gorduras e sal. Faça as suas refeições de forma tranquila, mastigue bem os alimentos e sempre que possível beba sumos de frutas naturais. Acompanhe esta alimentação com exercício físico e muita água e em poucos dias notará melhorias significativas.
A maioria das pessoas sofre com problemas relacionados com o intestino, o principal deles é a prisão de ventre. As mulheres, devido aos fatores hormonais, são as que mais padecem com esse problema.
Dicas para melhorar a saúde do intestino
Mastigue
Mastigue, quanto mais devagar e mais vezes você mastigar, melhor será a digestão e absorção dos nutrientes no intestino.
Mexa-se
Mexa-se, ao exercitarmos os movimentos peristálticos são estimulados, e o bolo alimentar movimenta-se mais rapidamente pelo sistema digestivo, isso ocorre devido a liberação de hormônios que intensificam o processo.
Mesmo horário
Regularize seu intestino, procure ir sempre no mesmo horário ao banheiro, assim que sentir os movimentos peristálticos, relaxe e espere.
É um órgão de extrema importância, ele retém todos os nutrientes necessários para o organismo, além disso é o responsável pela defesa do organismo, pois ele comporta cerca de 60% das hemoglobinas (células de defesa).
Se o intestino está funcionando direitinho, quem se beneficia com isso é nosso humor. É porque lá que são produzidas 80% da serotonina, neuro- hormônio responsável pela sensação de bem estar. Nosso segundo cérebro como também é chamado, é responsável pela transmissão de 100 milhões de neurônios que nele estão conectados.
O principal fator que não tem contribuído para o bom desempenho do intestino, sem dúvida é a má alimentação. Uma dieta equilibrada com proteínas, carboidratos integrais e gorduras vegetais é a chave para reverter esse quadro e transformar seu intestino em um reloginho.
Alimentos essenciais para regular o trânsito intestinal
Ameixa, é rica em fibras insolúveis, tornam a passagem mais fácil porque se aderem às gorduras e açúcares, resultando num bolo fecal mais espesso. Estimulam os movimentos peristálticos
Iogurte, mas somente os que contém lactobacilos vivos e bifidobactérias, essa bebida contém bactérias que equilibram a flora intestinal.
Lentilha, ela consegue alimentar as bactérias boas do intestino por conter amido resistente, substancia que não é absorvida pelo organismo. Eles impedem a proliferação de micro-organismos patógenos (causadores de doenças), assim os benéficos ficam livres pra se multiplicarem.
Água, auxilia no processo de liberação das fibras, quando não ingerimos água, o bolo alimentar fica duro, ocasionando dores, pois sua passagem será mais lenta, e constipação.
Dica:
Evite ao máximo, alimentos que contenham glúten, ele se aderi nas paredes intestinais e acumula toxinas.