Aprenda a regular o trânsito intestinal

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Ao regular o trânsito intestinal você acaba com a barriga inchada, o mau estar geral e a sensação de que está de barriga! Cerca de 30% da população sofre desse desconforto que é a obstipação, muitas vezes doloroso, que tem uma maior incidência no sexo feminino.

As causas são variadas, e no caso das mulheres pode dever-se também às alterações hormonais a que estão sujeitas durante a vida, a menstruação, a gravidez e a menopausa, por exemplo. As alterações hormonais prejudicam os elasticidade dos músculos dos intestinos e afetam a sua contratibilidade, as crianças e os idosos, muitas vezes também são afetados por este problema. No caso da sensação de barriga inchada, a aerofagia pode estar na origem do inchaço, provocado pela quantidade de ar existente no estômago.

O trânsito intestinal

No entanto, a prisão de ventre pode dever-se a muitos outros fatores, nomeadamente alimentares, como a falta de fibras e de água na alimentação. Mas a falta de hidratação e a falta de atividade física são também prejudiciais para quem sofre deste problema. Uma má alimentação, baseada em gorduras e em alimentos de difícil digestão propicia a obstipação.

Se deseja regular o trânsito intestinal, pondere realizar uma alimentação equilibrada, leve e baseada em alimentos de fácil digestão, dando preferência a frutas e legumes e alimentos ricos em fibras, como cereais integrais por exemplo, evitando doces, gorduras e sal.  Faça as suas refeições de forma tranquila, mastigue bem os alimentos e sempre que possível beba sumos de frutas naturais. Acompanhe esta alimentação com exercício físico e muita água e em poucos dias notará melhorias significativas.

A maioria das pessoas sofre com problemas relacionados com o intestino, o principal deles é a prisão de ventre. As mulheres, devido aos fatores  hormonais, são as que mais padecem com esse problema.

Dicas para melhorar a saúde do intestino

Dicas para melhorar a saúde do intestino

Mastigue

Mastigue, quanto mais devagar e mais vezes você mastigar, melhor será a digestão e absorção dos nutrientes no intestino.

Mexa-se

Mexa-se, ao  exercitarmos os movimentos peristálticos são estimulados, e o bolo alimentar movimenta-se mais rapidamente pelo sistema digestivo, isso ocorre devido a liberação de hormônios que intensificam o processo.

Mesmo horário

Regularize seu intestino, procure ir sempre no mesmo horário ao banheiro, assim que sentir os movimentos peristálticos, relaxe e espere.

É um órgão de extrema importância, ele retém todos os nutrientes necessários para o organismo, além disso é o responsável pela defesa do organismo, pois ele comporta cerca de 60% das hemoglobinas (células de defesa).

Se o intestino está funcionando direitinho, quem se beneficia com isso é nosso humor. É porque lá que são produzidas 80% da serotonina, neuro- hormônio responsável pela sensação de bem estar. Nosso segundo cérebro como  também é chamado, é responsável pela transmissão de 100 milhões de neurônios que nele estão conectados.

O principal fator que não tem contribuído para o bom desempenho do intestino, sem dúvida é a má alimentação.  Uma dieta equilibrada com proteínas, carboidratos integrais e gorduras vegetais é a  chave para reverter esse quadro e transformar seu intestino em um reloginho.

Alimentos essenciais para regular o trânsito intestinal

Ameixa, é rica em fibras insolúveis, tornam a passagem mais fácil porque se aderem  às gorduras e açúcares, resultando num bolo fecal mais espesso. Estimulam os movimentos peristálticos

Iogurte, mas somente os que contém lactobacilos vivos e  bifidobactérias, essa bebida contém bactérias que equilibram  a flora intestinal.

Alimentos essenciais para regular o trânsito intestinal

Lentilha, ela consegue alimentar as bactérias boas do intestino por conter amido resistente, substancia que não é absorvida pelo organismo. Eles impedem a proliferação de micro-organismos patógenos (causadores de doenças), assim os benéficos ficam livres pra se multiplicarem.

Água, auxilia no processo de liberação das fibras, quando não ingerimos água, o bolo alimentar fica duro, ocasionando dores, pois sua passagem será mais lenta, e constipação.

Dica:

Evite ao máximo, alimentos que contenham glúten,  ele se aderi nas paredes intestinais e acumula toxinas.

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