Às vezes o que se esconde por trás de uma compulsão alimentar e de uma sensação de fome constante não é apenas aquele alerta de que o estômago está vazio e que é preciso se alimentar.
A ansiedade também causa transtornos alimentares e muitas pessoas usam a comida para aplacar a carência, aliviar a dor emocional, entre outros. Quantas pessoas já se empolgaram comendo para aplacar um problema? É bem assim que acontece com as pessoas que tem sobrepeso, a maioria come e nem sabe por que esta consumindo o alimento, ai vem às consequências entre elas esta a baixa autoestima pela aparência disforme.
Aprenda a diferenciar fome de vontade de comer
A confusão entre a vontade de comer e a real necessidade é muito mais comum do que se possa imaginar, principalmente quando esses fatores estão relacionados a fatores emocionais e não fisiológicos. A real diferença entre essas duas sensações distintas no nosso organismo podem ser observadas da seguinte forma: A fome nada mais é do que a sensação fisiológica de que o organismo necessita de nutrientes para continuar com energia. Já a vontade de comer independe das refeições, pois é a sensação de que o organismo necessita de algo, além das refeições ou nutrientes para satisfação e obtenção de prazer.
Alterações de apetite
As alterações de apetite são os sintomas mais comuns nos sintomas de ansiedade e humor, seja na diminuição ou amento dessa necessidade de comer. Quando a vontade de consumir alimentos começa a causar problemas é preciso procurar um profissional, no caso um médico, para que ele possa diagnosticar a causa do problema e tratar. Manter a forma com peso ideal depende de vários fatores, entre eles o emocional, uma vez que alterações podem ser sentidas, principalmente na alimentação.
Mantenha a forma sabendo diferenciar a fome da vontade de comer.