Será que a farinha engorda mesmo?

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A farinha está muito presente desde sempre na nossa alimentação e com o passar do tempo têm vindo a aparecer cada vez mais alternativas à tradicional farinha branca. As prateleiras dos supermercados estão repletas de variedades diferentes e isso nos traz uma possibilidade de escolher o produto que melhor atende a nossa necessidade. Mas a farinha engorda? Todas essas variedades e alternativas engordam? Hoje vamos ver se todas elas são vilãs e se todas contribuem para ganhar uns quilinhos ou se há alternativas mais saudáveis!

A farinha engorda? A farinha faz mal?

A farinha engorda mesmo? Sim e não, pois essa condição estará associada diretamente à quantidade e tipo dela. As calorias que você consome derivadas da farinha ou de qualquer outro alimento são armazenadas como gordura quando o seu corpo não precisa de energia. O segredo está no consumo equilibrado e na escolha do produto certo.

Farinha de aveia

A farinha de aveia oferece diversos nutrientes importantes, como fibras, proteínas, cálcio, gorduras, vitaminas, cobre, zinco, potássio e muitos outros. Isso não significa que ela não seja calórica – meia xícara carrega aproximadamente 404 calorias. Uma vantagem da farinha de aveia é que ela é considerada uma alternativa sem glúten logo é segura para pessoas com alergia ou intolerância. Além disso, essa farinha proporciona benefícios para a saúde – ela ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, diminui a pressão, pode manter os níveis de colesterol saudáveis e é capaz de contribuir com os níveis normais de açúcar no sangue. A farinha de aveia engorda apenas se o seu consumo for excessivo, mas se a sua ingestão for administrada da forma correta ela pode trabalhar a seu favor, pois é capaz de “encher”, e isso faz você se sentir mais satisfeito e por muito mais tempo.

Farinha de amêndoas

A farinha de amêndoas é feita através da moagem das amêndoas, e contribui relevantemente com a saúde do coração, ajuda a controlar o açúcar no sangue e pode até mesmo prevenir alguns tipos de câncer, entre muitos outros benefícios. Sua composição é rica em nutrientes: ¼ de xícara contém 160 calorias, poucos carboidratos, proteínas, gorduras, boas quantidades de fibras, além de vitaminas, magnésio, ferro, cálcio, potássio e quantidades significativas de manganês, riboflavina, fósforo e cobre.

farinha de coco

Farinha de coco

A farinha de coco é a favorita daqueles que fazem a dieta paleo, low carb, sem glúten e também é uma alternativa para pessoas com doença celíaca ou com sensibilidade ao glúten, problemas digestivos. ¼ de xícara contém aproximadamente 120 calorias, gorduras, proteínas, fibras e carboidratos. Também contém baixo teor de açúcar, além de não alterar muito o índice glicêmico, o que significa que ela não provoca picos de açúcar no sangue que provocam a sensação de fome.

A farinha de coco é um ingrediente que pode contribuir com o emagrecimento, pois seus altos níveis de gorduras saturadas saudáveis ​​são usados ​​com muita facilidade pelo corpo para gerar energia e ajudam a manter um metabolismo saudável, o que é interessante para quem está tentando perder peso. Além disso, seu alto teor de fibra alimentar que não é absorvido pelo corpo dificulta que algumas calorias e carboidratos presentes sejam absorvidos e usados pelo corpo, ajudando a eliminar as toxinas e os resíduos.

Farinha de tapioca

A farinha de tapioca é feita a partir das raízes de mandioca, que são naturalmente ricas em carboidratos e seu amido é considerado um dos mais puros que existe. Mas quanto aos nutrientes, podemos dizer que ela não é uma das melhores fontes, pois seus níveis de proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras são baixos. Aproximadamente ¼ de xícara de farinha de tapioca contém 100 calorias e 26 gramas de carboidratos e quase nenhum açúcar, gordura e proteína. A farinha de tapioca pode ser uma aliada para perder peso, principalmente se ela for consumida na quantidade certa, pois o fato de ter poucas calorias e sua versatilidade permite a utilização em muitas receitas e colabora com aqueles que estão em uma dieta de emagrecimento. Por isso mesmo é que ela é indicada para pessoas que estão realizando uma dieta de baixa caloria, diabéticos, pessoas com pressão alta, colesterol alto, alergias e problemas digestivos.

Farinha de rosca

Essa farinha também é conhecida como farinha de pão, ou pão ralado e contém mais proteína do que a farinha de trigo branca. A farinha de rosca pode substituir a farinha de trigo em algumas receitas e é muito utilizada para empanar carnes e vegetais antes da fritura, justamente por proporcionar uma crosta mais saborosa neste tipo de prato. A farinha de rosca engorda um pouco mais do que as anteriores, primeiramente porque é calórica – apenas 137 gramas contêm cerca de 495 calorias, gorduras, carboidratos, algumas fibras, proteínas e algumas vitaminas. A composição nutricional da farinha de rosca não a torna a opção mais interessante. 

Farinha de grão de bico

A farinha de grão-de-bico é considerada um alimento rico em fibras que também oferece vitaminas e minerais como cálcio e magnésio, selênio, que é um mineral antioxidante poderoso, bem como ferro e uma quantidade relevante de proteína vegetal, e não contém glúten sendo apropriada para celíacos. Aproximadamente ½ xícara de chá contém uma média de 178 calorias, mas pela grandeza de sua composição, é possível afirmar que essas calorias não são vazias.

A farinha de grão-de-bico pode ajudar a emagrecer, pois sua composição é rica em fibra total e solúvel, bem como o amido resistente, que contribui com o baixo índice glicêmico. Ela é capaz de impulsionar a digestão e prevenir a prisão de ventre, além de incluir mais fibras na alimentação, que é uma recomendação frequente para perder peso. Isso é possível porque as fibras são capazes de aumentar de tamanho nos intestinos, o que desativa os sinais de fome, sem contar que são pobres em calorias, principalmente se considerarmos que o corpo não consegue digerir os carboidratos da fibra. Elas também trazem saciedade, então é comum se sentir satisfeito por mais tempo – isso é resultado dos efeitos estabilizadores do açúcar no sangue dos alimentos fibrosos.

Farinha de sorgo

O sorgo é um grão 100% integral, que é moído em uma farinha fina que pode ser usada de várias maneiras para cozinhar e assar. Essa farinha fornece grandes quantidades de fibras, é uma ótima fonte de proteínas, ferro, vitaminas do complexo B, além de ser rica em antioxidantes como os compostos fenólicos e antocianinas. O sorgo também ajuda a emagrecer porque contém taninos que são conhecidos por combater a obesidade, e como é cheio de fibras contribui muito para a digestão, promove uma maior saciedade, impedindo o consumo excessivo de calorias. A farinha de sorgo é capaz de equilibrar o açúcar no sangue, combater a inflamação, o que melhora algumas doenças mesmo que ¼ de xícara contenha cerca de 120 calorias.

Farinha de trigo

A farinha de trigo é sim, bem calórica, claro que ela não é a única responsável pelo ganho de peso, mas por estar presente de forma excessiva na maioria dos alimentos com baixo valor nutricional e ricos em açúcar e gordura, acaba se tornando inimiga da balança. Ela contém glúten e por esse motivo não é tolerada por pessoas que sofrem com a síndrome do intestino irritável, doença celíaca, sensibilidade ao glúten, entre outros. A farinha de trigo branca é a farinha mais comum, popular, acessível e barata e é feita a partir de grãos de trigo altamente refinados e processados.

A farinha branca é perigosa e não oferece grandes benefícios, porque além de não oferecer quase nenhum nutriente, quando você come o seu corpo irá digerir rapidamente, o que provoca um pico de açúcar no sangue, seguido de uma queda e, com o nível de açúcar no sangue esgotado, o seu corpo precisa de mais combustível, condicionando-o a comer mais ao longo do dia.

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