Todo dia é dia de macarrão e engorda menos que o arroz

37

O macarrão assim como o arroz e o feijão já faz parte da nossa alimentação. O brasileiro ama macarrão de todas as formas e sabores. Consumimos várias vezes durante a semana por ser uma refeição prática e rápida de preparar e claro no domingo em família aquela macarronada maravilhosa muitas vezes está lá e nos leva a esquecer por momentos os quilinhos extras.

Mas você sabia que todo o dia é dia de macarrão e que não precisamos renunciar a um belo prato de massa? Pois é, o macarrão pode ser consumido todos os dias e engorda menos que o arroz. Temos é que nos controlar. Tudo que é bom engorda ainda mais se comermos em demasia. Por isso nada de excessos e olho firme na quantidade recomendada.  

Todo dia é dia de macarrão e engorda menos que o arroz

Olha a quantidade e os ingredientes

Não precisamos nos privar de uma deliciosa macarronada temos é que ter atenção a quantidade e principalmente aos ingredientes que acrescentamos. A maior parte dos nutricionistas têm falado muito acerca dos alimentos IG,( baixo índice glicêmico),  por serem altamente recomendado por proporcionarem maior sensação de saciedade e por manter os níveis de glicemia estáveis no sangue no período após a refeição.

Isso ocorre porque são digeridos lentamente pelo organismo e por isso é ideal que o macarrão seja cozido al dente pois quanto mais cozido estiver mais sobe o índice glicêmico. Mas e quem lê os rótulos antes de preparar os alimentos? Por vezes gestos tão simples como este fazem toda a diferença no preparo dos alimentos. 

Macarrão antes das atividades físicas

Macarrão antes das atividades físicas

Por pertencer ao grupo dos carboidratos, nossa principal fonte de energia, comer macarrão é uma boa sugestão antes de praticar uma atividade física. Temos macarrão na versão integral que é o mais completo, por o trigo ser moído com a casca, uma vez que preserva  mais as propriedades nutricionais, pois contêm fibras, ótimo para quem tem o intestino preguiçoso. O macarrão integral tem 2 vezes mais fibras que o normal. Mas lembre-se quando ingerimos fibras, temos que beber bastante líquido, caso contrário não teremos o efeito desejado. Se você mesmo  sabendo disso ainda preferir a versão tradicional, consuma sempre al dente, nesse ponto de cozimento, o alimento favorece uma digestão um pouco mais trabalhosa e lenta, te dando uma sensação de saciedade por mais tempo.

Dicas para cozinhar o macarrão

  • Cozinhe o macarrão e deixe o al dente isto irá trazer maior saciedade e irá diminuir os seus índices glicémicos;
  • Se o macarrão for consumido acompanhado de fibras, seu valor calórico cai ainda mais. Uma ótima opção é servi-lo com molho de tomate e quinoa, transforma-se em uma refeição completa;
  • O macarrão é menos calórico que o arroz, em uma porção de 100g temos 122 calorias para o macarrão e 138 para o arroz;
  • A versão integral tem 2 vezes mais fibras que o normal;
  • Evite molhos prontos, opte pelos molhos lights, molhos brancos e molhos preparados em casa;
  • O aconselhado por pessoa é cerca de 80 gramas de massa;
  • O prato pode ser enriquecido com vegetais, carnes, molhos ou outros acompanhamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui