Você é uma daquelas pessoas que já perdeu as contas de quantas vezes iniciou uma dieta e não conseguiu alcançar seu objetivo? Então nesse artigo vai poder conhecer várias dicas para emagrecer.
Todos nós sabemos que não é fácil perder peso, mas em contra partida sabemos também os malefícios da obesidade para a saúde. Uma alimentação balanceada e atividade física regular não é importante só para estética, mas também para o bom funcionamento do organismo, assim conseguimos evitar várias doenças.
Sabemos que o universo da beleza consiste em um padrão previamente imposto onde acredita-se que se você é magra, o resto vem de brinde. Esse pensamento tem forte influencias sobre nós e acabamos fazendo várias loucuras para podermos “fazer parte deste universo”. Hoje iremos conferir algumas dicas para você emagrecer de vez e não prejudicar sua saúde. Dietas radicais que prometem milagres são perigosas. Se não consumirmos todos os grupos de alimentos necessários para que o organismo trabalhe em harmonia teremos consequências negativas.
Índice deste artigo
Como já referido anteriormente, a maioria dos alimentos trazem benefícios ao organismo e são importantes para manter nosso sistema imunológico fortalecido. Evite consumir em demasia qualquer tipo de alimento, mas não deixe de consumi-los. Uma dieta pobre em vitaminas e nutrientes acarreta inúmeros danos ao organismo.
Os alimentos termogênicos possuem a competência de aumentar o gasto calórico durante a digestão e processo metabólico. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e consumir alimentos que estimulem este processo auxiliará no tratamento de emagrecimento. Crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera, que possuem hipertireoidismo e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia. Listamos alguns alimentos que fazem parte deste grupo: pimenta vermelha, gengibre, salmão, chá verde, chá de hibiscos, guaraná em pó, café e vinagre de maçã. Lembre-se estes alimentos devem fazer parte da alimentação diária para a poderem atuar de forma eficaz em nosso organismo. Eles são somente um aliado, sozinhos não farão milagres.
O índice glicêmico de cada alimento é medico conforme a velocidade que o açúcar entra na corrente sanguínea, elevando assim os níveis de glicose. O pâncreas, responsável pela produção de insulina, hormônio utilizado para normalizar a glicemia sanguínea, fica sobrecarregado. Cada vez que isso ocorre ficamos mais propensos a uma doença denominada resistência a insulina que em longo prazo torna-se diabetes. Além disso, os alimentos pertencentes a esse grupo são alimentos ricos em fibras. As fibras são responsáveis por tornar a sensação de saciedade mais duradoura. Listamos os alimentos de baixo índice glicêmico para você adiciona-los na sua dieta. Tenha atenção que entre 56 e 69 é médio índice.
Esses alimentos são:
É extremamente importante que nos alimentemos de 3 em 3 horas. Primeiro porque jejuns prolongados só servem para diminuirmos nossa massa magra. O organismo funcionará da seguinte maneira, ele não saberá quando nos abasteceremos novamente então ele armazenará a energia e retirará dos músculos. E segundo quando ficamos sem comer sempre ocorre que na próxima refeição sentiremos mais fome consequentemente comeremos em excesso.
É necessário comer devagar ou seja, demoremos o máximo possível para comermos, o cérebro leva em torno de 1 hora para captar a mensagem que estamos satisfeitos. Além disso, os alimentos que não foram triturados adequadamente o organismo não consegue absorver todos os nutrientes e vitaminas que ele pode oferecer. Se o alimento contém fibras, por exemplo, não serão absorvidas e logo estaremos com fome.
Escolha uma atividade que você sinta prazer, caso contrário logo desistira. Se você prefere exercitar-se ao ar livre, escolha pedalar, caminhar. O exercício mais recomendado é a musculação. Com ela adquirimos massa magra e a massa magra consegue continuar queimando energia mesmo quando estamos em repouso.
Você deve emagrecer gradativamente, se você decidir seguir uma dieta radical, certamente engordará quando alcançar seu objetivo e, talvez desista antes disso acontecer. Para você emagrecer com saúde e manter o peso eliminado, você terá que mudar seus hábitos alimentares, começar a exercitar-se mesmo que seja 30 minutos por dia, ter consciência que você terá que seguir essa mudança para sempre. Mas aos poucos é mais fácil para o organismo se acostumar com a falta de certos alimentos. Teremos que trabalhar nosso psicológico, nem que para isso seja necessário procurar um médico especializado. Quando conversamos e compartilhamos nossas dificuldades ficamos menos ansiosos e isso auxiliará no tratamento de perda de peso.
O ideal é que você procure um médico especializado para ele indicar quais são os alimentos e quantia indicados para você. Porque isso depende de nossa idade, sexo e frequência de atividade. É recomendado também que você se submeta a alguns exames, pois tem pessoas que não conseguem emagrecer e pode estar relacionado a algum problema hormonal, disfunção da tireoide ou como já referido problemas psicológicos. Então devemos tratar a causa.
View Comments
Gostei
Bom em
Muito bom ler