balanced diet, cooking, culinary and food concept - close up of different foodstuffs on table
Para quem ainda não conhece a Dieta Atkins foi desenvolvida pelo cardiologista americano Dr. Atkins e se espalhou pelo mundo como a dieta da proteína. A dieta proíbe a ingestão de qualquer tipo de carboidrato nas refeições. O consumo de proteínas é priorizado, ou seja, todos os alimentos que são de origem animal como ovos, carnes, peixes, embutidos, bacon, queijos amarelos.
Pode parecer muito estranho esse tipo de dieta, afinal são alimentos muito calóricos, não é mesmo? Mas quando ingeridos da maneira correta eles podem trazer inúmeros benefícios ao organismo como, por exemplo, emagrecer.
Índice deste artigo
As conhecidas barrinhas de proteínas foram criadas para complementar as refeições de quem passa nas academias malhando para manter a forma. Elas são muito usadas por pessoas que praticam atividades físicas e necessitam de doses extras de proteínas.
No entanto sua função vai um pouco mais além do que apenas repor energia e aumentar os músculos, ela também sacia aquela vontade incontrolável de consumir doces. Por ser rica em fibras também promove a saciedade, principalmente se você consumi-la entre as refeições. Elas têm a mesma aparência das barrinhas de cereais e podem ser carregadas na bolsa sem fazer muito volume.
Além de aumentarem o crescimento da massa muscular as barrinhas de proteínas também podem substituir as barras de chocolate ao leite com 25 gramas que contém em média 130 calorias e 4 gramas de gorduras saturadas, enquanto que uma barrinha de proteína tem 99 calorias e 1, 6 gramas de gordura.
Mas, cuidado! Mesmo que ela seja tão benéfica não deve ser consumida em exagero, pois o excesso de proteína pode trazer sérios problemas para os rins e promover o aumento de gordura corporal, principalmente em pessoas que não praticam atividades físicas.
Na hora de fazer a escolha você deve verificar o rótulo, pois algumas contém açúcar e aditivos em excesso . pessoas que são vegetarianas e veganos devem observar a origem da proteína. As dietas a base de proteínas estão em alta, pois elas promovem maior saciedade por demorar mais para fazer a digestão, além disso fortalecem o sistema imunológico.
Muitas dietas são baseadas nas proteínas por obterem resultados mais rápidos como é o caso da que vamos falar nesse artigo, a “Dieta de Atkins”.
Nos primeiros 15 dias as fontes de carboidratos são muito limitadas, podendo consumir apenas 20 gramas com o consumo de vegetais. Essa restrição desencadeia um processo bioquímico em que o fígado faz a conversão da gordura do corpo em ácidos graxos e corpos cetônicos que se transformam em energia para o corpo na ausência dos carboidratos.
Esse mecanismo chamado cetose, é fundamental para o emagrecimento, segundo o Dr. Atkins. Nas semanas seguintes, alguns alimentos já podem ser liberados, atingindo 40g de carboidratos por dia. Nessa dieta, quando o organismo está em cetose, a pessoa não sente fome o que promove o emagrecimento rápido.
– omelete com ovos, sal e ervas a gosto
– fatia de pão integral (1)
– copo (200 ml) de leite batido com 10 morangos
Lanche da manhã
– Fatias de queijo branco ou peito de peru à vontade
Almoço
– Salada de alface americana, rúcula, tomate e pepino à vontade
– Filé de frango grelhado à vontade
– Berinjela e abobrinha assadas à vontade
Lanche da tarde
– Pote (200 ml) de iogurte natural
Jantar
– Salada de alface roxa, escarola, pepino e palmito pupunha à vontade
– Salmão grelhado à vontade
– Brócolis ao vapor à vontade
Ceia
– 1 taça de gelatina diet
Com a dieta Atkins você emagrece e mantém a forma. Experimente e deixe seu comentário.