Dieta de Atkins: a dieta onde o consumo de proteínas é priorizado

34
balanced diet, cooking, culinary and food concept - close up of different foodstuffs on table

Para quem ainda não conhece a Dieta Atkins foi desenvolvida pelo cardiologista americano Dr. Atkins e se espalhou pelo mundo como a dieta da proteína. A dieta proíbe a ingestão de qualquer tipo de carboidrato nas refeições. O consumo de proteínas é priorizado, ou seja, todos os alimentos que são de origem animal como ovos, carnes, peixes, embutidos, bacon, queijos amarelos.

Pode parecer muito estranho esse tipo de dieta, afinal são alimentos muito calóricos, não é mesmo? Mas quando ingeridos da maneira correta eles podem trazer inúmeros benefícios ao organismo como, por exemplo, emagrecer.

Barra e proteína ajudam a emagrecer e a criar músculos

As conhecidas barrinhas de proteínas foram criadas para complementar as refeições de quem passa nas academias malhando para manter a forma. Elas são muito usadas por pessoas que praticam atividades físicas e necessitam de doses extras de proteínas.

No entanto sua função vai um pouco mais além do que apenas repor energia e aumentar os músculos, ela também sacia aquela vontade incontrolável de consumir doces. Por ser rica em fibras também promove a saciedade, principalmente se você consumi-la entre as refeições. Elas têm a mesma aparência das barrinhas de cereais e podem ser carregadas na bolsa sem fazer muito volume.

Substituta do chocolate

Substituta do chocolate

Além de aumentarem o crescimento da massa muscular as barrinhas de proteínas também podem substituir as barras de chocolate ao leite com 25 gramas que contém em média 130 calorias e 4 gramas de gorduras saturadas, enquanto que uma barrinha de proteína tem 99 calorias e 1, 6 gramas de gordura.

Mas, cuidado! Mesmo que ela seja tão benéfica não deve ser consumida em exagero, pois o excesso de proteína pode trazer sérios problemas para os rins e promover o aumento de gordura corporal, principalmente em pessoas que não praticam atividades físicas.

Como escolher a melhor opção de barra de proteína

Na hora de fazer a escolha você deve verificar o rótulo, pois algumas contém açúcar e aditivos em excesso . pessoas que são vegetarianas e veganos devem observar a origem da proteína.  As dietas a base de proteínas estão em alta, pois elas promovem maior saciedade por demorar mais para fazer a digestão, além disso fortalecem o sistema imunológico.

Muitas dietas são baseadas nas proteínas por obterem resultados mais rápidos como é o caso da que vamos falar nesse artigo, a “Dieta de Atkins”.

Como deve ser feita a dieta a dieta de Atkins

Nos primeiros 15 dias as fontes de carboidratos são muito limitadas, podendo consumir apenas 20 gramas com o consumo de vegetais. Essa restrição desencadeia um processo bioquímico em que o fígado faz a conversão da gordura do corpo em ácidos graxos e corpos cetônicos que se transformam em energia para o corpo na ausência dos carboidratos.

Esse mecanismo chamado cetose, é fundamental para o emagrecimento, segundo o Dr. Atkins. Nas semanas seguintes, alguns alimentos já podem ser liberados, atingindo 40g de carboidratos por dia. Nessa dieta, quando o organismo está em cetose, a pessoa não sente fome o que promove o emagrecimento rápido.

Confira o cardápio de um dia e perca até 7 quilos em 30 dias

Confira o cardápio da Dieta Atkins de um dia e perca até 7 quilos em 30 dias

Café da manhã

– omelete com ovos, sal e ervas a gosto

– fatia de pão integral (1)

– copo (200 ml) de leite batido com 10 morangos

Lanche da manhã

– Fatias de queijo branco ou peito de peru à vontade

Almoço

– Salada de alface americana, rúcula, tomate e pepino à vontade

– Filé de frango grelhado à vontade

– Berinjela e abobrinha assadas à vontade

Lanche da tarde

– Pote (200 ml) de iogurte natural

Jantar

– Salada de alface roxa, escarola, pepino e palmito pupunha à vontade

– Salmão grelhado à vontade

– Brócolis ao vapor à vontade

Ceia

– 1 taça de gelatina diet

Com a dieta Atkins você emagrece e mantém a forma. Experimente e deixe seu comentário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui