A dieta do ovo cozido tem vindo a tornar-se cada vez mais conhecida, pois ela dura cerca de 7 a 10 dias e promete emagrecer muito. A dieta do ovo é baseada em incluir de 2 a 4 ovos por dia, em 2 ou mais refeições, o que aumenta a quantidade de proteína na dieta, gera um aumento da sensação de saciedade, e ajuda reduzir o consumo de calorias durante a refeição seguinte, levando ao emagrecimento. Durante muito tempo, o ovo foi visto com maus olhos pelos nutricionistas e especialistas da saúde e alimentação. Mas a alguns anos, ele mudou de lado e passou a fazer parte do grupo dos bonzinhos, que podem sim fazer bem a saúde.
Índice deste artigo
A dieta do ovo deve durar no máximo duas semanas, e devem estar incluídos dois ovos ao pequeno-almoço, e caso pretenda, outros dois que podem sem divididos ao longo do dia.
Os alimentos ricos em carboidratos, como o pão, massa e arroz, devem ser retirados da alimentação, bem como a maior parte das frutas. Em termos de proteínas, além dos ovos é permitido o consumo de frango, peru, peixe, lacticínios como leite, queijo e iogurtes, de forma desnatada e sem adição de açúcares. Já no grupo das verduras e frutas, pode comer brócolis, aspargos, curgete, cogumelos, espinafres e toranja. Pode inserir também na sua dieta oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas que são fonte de gorduras boas.
E o mais importante: faz parte dessa receita alta hidratação. Ou seja, recomenda-se a ingestão de 9 a 13 copos por dia. Além de matar a sede, o volume do líquido ajuda a controlar o apetite. Prática de alguma atividade física é aconselhável, como caminhar, correr ou dançar, por 30 a 60 minutos, 3 vezes por semana. Como em toda dieta, é proibido consumir alimentos como bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos prontos, doces, frituras, comida pronta congelada ou em pó, fast food e excessos no uso de sal.
Almoço: 1 ovo cozido + uma porção de proteína magra como frango ou peixe cozido/ grelhado + brócolis.
Jantar: 1 ovo cozido + 1 porção de vegetais crus ou cozidos + 1 fruta cítrica como sobremesa
Almoço: 1 ovo cozido +folhas verdes + uma porção de vegetais refogados.
Jantar: 1 ovo cozido + 1 porção de vegetais crus ou cozidos + proteína magra
Almoço: Omelete com 2 ovos + frango + tomate e orégano
Jantar: 1 iogurte natural + 30g de frutos secos
É permitido fazer um lanche entre as refeições, podendo ser incluídas porções pequenas de vegetais de baixa caloria, como alface, espinafre, pepino, couve-flor, pimentão e berinjela ou frutas.
Prós:
Contras:
A resposta é não. Pois esta é uma dieta que restringe muitos nutrientes e calorias. O número de calorias ingeridas é inferior a mil e desse modo deve-se procurar um profissional para saber se esta dieta é adequada a si ou não. Esta dieta não deve ser feita por pessoas com condições de saúde onde está contraindicada a ingestão exagerada de proteína, como acontece em pessoas com doenças renais ou insuficiência renal crônica, por exemplo, ou que tenham alergia ou intolerância ao ovo.
Ou seja, será mais eficaz aumentar a atividade física e seguir uma dieta equilibrada que limite a ingestão de açúcar e alimentos processados do que fazer uma dieta demasiado restritiva em que não há uma mudança de hábitos alimentares a longo prazo.