A farinha de amêndoa é uma ótima alternativa à farinha de trigo tradicional. Ela pode oferecer mais benefícios à saúde que a farinha branca, como a redução do colesterol LDL (ruim) e da resistência à insulina. Esta farinha é feita a partir de amêndoas moídas e você pode comprá-la ou fazê-la em casa removendo a casca e triturando-as. A farinha de amêndoas é pobre em carboidratos e por isso pode ser utilizada na dieta low carb.
Índice deste artigo
A farinha de amêndoa como já dito, é uma opção de alimento com uma quantidade baixa em carboidratos, por isso costuma ser muito usada por quem faz dietas e procura emagrecer. Contudo é preciso atenção, pois mesmo com pouco carboidrato, tem muitas calorias. O seu consumo deve ser ajustado às necessidades de cada um. Em 100g de farinha de amêndoas, encontram-se 564 calorias, já na mesma quantidade de farinha de trigo integral, apenas 332 calorias. A diferença é grande, porém ao fazer um consumo consciente da farinha de amêndoa pode absorver todos os benefícios que ela contém e que vão muito além de uma simples contagem calórica.
A farinha de amêndoas conta com mais da metade de sua gordura monossaturada. Assim, ela ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue e atua no combate à hipertensão. Ela também é fonte de fósforo, riboflavina, manganês e vitamina B2.Outra vitamina de sua composição é a E, que contribui para a redução dos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. Outros pontos positivos são os minerais, proteínas e fibras presentes.
Para celíacos, é uma boa alternativa por não conter glúten. Para pessoas sem intolerância alimentar, uma curiosidade é que contém bastante fibra em sua composição.As fibras, além de regularem o intestino e digestão, são excelentes para diminuir o índice glicêmico da refeição, ou seja, para que não seja ocasionado um pico de insulina no seu organismo. Também promovem saciedade: você sentirá menos necessidade de comer em altas quantidades para acabar com a fome.
Em um recipiente, misture todos os ingredientes menos os da cobertura.
Abra a massa que se formar com as mãos ou com a ajuda de uma colher.
Forre uma forma de pizza e leve ao forno por pelo menos 10 minutos.
Retire a massa e coloque os ingredientes da cobertura desejada.
Leve ao forno novamente até dourar.
Derreta o chocolate 70% em banho-maria. Quando estiver bem derretido, junte a manteiga e misture tudo. Junte em outro recipiente os ovos e bata bastante. Despeje a mistura de chocolate com manteiga e mexa com uma colher. Coloque a farinha de amêndoas e misture novamente. Acrescente aos poucos o xilitol, o cacau, o sal, a essência e as nozes, sempre mexendo. Quando a massa estiver bem incorporada e misturada, despeje em uma forma forrada com papel-manteiga. Leve para assar em forno preaquecido a 190° C por cerca de 20 minutos.
Misture todos os ingredientes numa tigela até obter uma massa homogênea e pastosa.Unte uma frigideira teflon pequena.Coloque a metade da massa na frigideira. A chama do fogão deve ser a mais branda possível, senão a panqueca queima e fica crua por dentro.
Após uns 8 minutos, tente ver se já é possível virá-la (eu passo suavemente a espátula por baixo da panqueca, se eu perceber que a massa ainda está mole, retiro a espátula e aguardo mais um pouco). Vire a panqueca. Deixe mais 3 ou 4 minutos.
Quando ela estiver firme e douradinha dos dois lados, é sinal de que está pronta. A massa não leva açúcar, então depois de pronta eu espalho mel por cima.
Repita o processo com a outra metade da massa.
Em um bowl, misture todos os ingredientes da massa (farinha de amêndoa, azeite e sal) até formar uma massa. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma média de aro removível. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por 15 minutos. Reserve. Refogue o espinafre com 1 fio de azeite por 2 minutos. Junte aos ovos, ao creme de leite, ao fermento e ao parmesão, misture bem e coloque sobre a massa. Leve ao forno por mais 20 minutos ou até assar completamente (ou faça o teste do palito).