O glúten é um composto de proteínas naturalmente presente em muitos cereais como o trigo, o centeio e a cevada. Esta proteína atua como uma espécie de cola, que garante uma maior flexibilidade e uma textura particular aos alimentos. Nos dias que correm, cada vez mais se fala de alimentos sem glúten e dos problemas que o glúten pode causar àqueles que são intolerantes a ele, como os doentes celíacos ou pessoas que tem alergia ou sensibilidade ao glúten, pois não conseguem digerir bem essa proteína, o que lhes pode causar diarreia, dor e inchaço abdominal. Para saber se é intolerante ao glúten, deve procurar ajuda médica, caso tenha sintomas como diarreia constante.
Índice deste artigo
Os alimentos sem glúten são importantes para as pessoas que possuem doença celíaca, intolerância ou sensibilidade ao glúten e também para pessoas com autismo, já que essa proteína pode causar inflamação no intestino e sintomas como diarreia e dor abdominal, dificultando a absorção de alguns nutrientes.
No entanto, todas as pessoas podem se beneficiar ao diminuir o consumo de alimentos que contém glúten, já que são carboidratos que causam inflamação, inchaço e desconforto abdominal.
Os legumes e vegetais são alimentos naturalmente isentos de glúten, além disso também são a base de uma boa alimentação, pois desempenham um papel muito importante no bom funcionamento do organismo, fornecendo fibras, vitaminas, ferro e outros nutrientes essenciais.
Sugestões: Alface, repolho, cenoura, brócolis, couve-flor, pepino, berinjela…
A grande maioria das frutas estão livres de glúten e são ricas em diversas vitaminas, nutrientes e minerais, sendo fortes aliadas para uma dieta saudável.
Sugestões: Banana, limão, maçã, uva, amora, figo, melão, açaí, mirtilo, abacaxi, maracujá…
As proteínas animais também são isentas de glúten, por isso, podem e devem ser incorporadas no seu cardápio. Sempre com atenção ao modo de preparo desses alimentos para não lhes juntar ingredientes que possam conter glúten.
Sugestões: Atum, carne de porco, frango, sardinha, ovo, salmão.
Existem alguns tipos de grãos e sementes livres de glúten, que são ótimas alternativas para substituir o trigo nas refeições. Além disso, este tipo de alimentos tende a ser rico em fibras e minerais, que são necessários para o desempenho adequado das funções do nosso organismo.
Sugestões: Arroz, milho, quinoa, amaranto, trigo sarraceno, sorgo, linhaça…
Os lacticínios cumprem um papel muito importante no nosso organismo, especialmente graças aos minerais como o cálcio e o potássio. Grande parte destes alimentos não contém glúten na sua composição, contudo é importante verificar sempre os rótulos.
Sugestões: Manteiga, iogurte (puro), leite, creme de leite, queijo (verificar as opções sem glúten)…
É verdade! Hoje em dia, nos mercados, já é possível encontrar vastas gamas de farinhas sem glúten, ou então você pode fazer a sua em casa.
Sugestões: farinha de arroz, tapioca, farinha de mandioca, farinha de amêndoa, farinha de coco, farinha de alfarroba, farinha de ervilha …
Você pode encontrar uma seleção incrível de farinhas e outros alimentos sem glúten no site da Organnica Produtos Saudáveis. Com a facilidade de receber tudo na sua casa.
INGREDIENTES
MODO DE PREPARO
MODO DE PREPARO