A dieta low carb tem o objetivo principal de reduzir os carboidratos da alimentação, aumentando a quantidade de proteínas e gorduras boas. Esta dieta, baseada em alimentos low carb, é bastante eficiente para fazer emagrecer porque o metabolismo passa a funcionar melhor com o aumento das proteínas e da gordura boa na alimentação, o que ajuda também ajuda a reduzir a inflamação do organismo e a combater a retenção de líquido.
O raciocínio é tirar as maiores fontes de calorias do prato. E os carboidratos são os macronutrientes que mais consumimos ao longo dos dias, daí ser necessário reduzi-los. As dietas baixas em hidratos de carbono são também uma ótima opção para o tratamento da obesidade ou diabetes.
Entenda melhor o que é a dieta low carb e descubra algumas receitas deliciosas.
Índice deste artigo
O abacate, assim como o coco, é uma fruta com baixo teor de carboidrato e alto porcentual de gorduras chamadas ‘do bem’. Então, o alimento pode ser acrescentado a dieta low carb sem problemas. Uma boa dica, se você não gosta muito da fruta, é preparar um guacamole, com limão, tomate e cebola.
Benefícios do abacate:
Para alguns adeptos da dieta, consumir frutas deveria ser totalmente proibido. Porém, algumas têm baixo teor de açúcar e podem sim ser incorporadas na Low carb. O morango está no grupo das chamadas frutas vermelhas (como framboesa, amora, pitanga e mirtilo) e pode ser preparado como sobremesa, com adoçante e creme de leite, por exemplo.
Benefícios do morango:
A dieta Low carb é conhecida pelo consumo da comida de verdade. Alguns adeptos preferem não usar nenhum tipo de óleto para cozinhar. No entanto, o azeite de oliva, manteiga, óleo de coco, ghee e até banha de porco têm pouco carboidrato e são indicados.
Benefícios do azeite:
Todos os tipos de carne são proteína: carne de vaca, de porco, frango, são alimentos que contém zero carboidrato. Estes alimentos são ricos em proteína e de extrema importância para o bom funcionamento do organismo. Além disso, contém vitaminas e gorduras do bem.
Carnes embaladas e processadas, como salsichas, nuggets e embutidos podem conter carboidratos, pois há adição de aromatizantes e conservantes. Por isso a melhor opção é a carne fresca.
Benefícios da carne vermelha:
As carnes vermelhas incluem as de vaca, vitela, de porco, de cordeiro, de carneiro ou de cabra.
Benefícios da carne branca:
A carne branca engloba a carne de aves, como frango e peru. É mais magra e de fácil digestão.
O ovo não tem carboidrato e é rico em aminoácidos, colina e triptofano. Entre os benefícios dos ovos, é possível citar, além da ausência de carboidratos, a presença de gordura boa e alta porcentagem de proteína.
Benefícios dos ovos:
Os queijos são alimentos ricos em cálcio, saciam e contém zero carboidratos. Para dietas, prefira os queijos magros e brancos.
Benefícios do queijo:
Algumas frutas e legumes também entram na lista dos alimentos sem carboidratos: maçãs, laranjas, peras, mirtilos, morangos, espinafre, brócolis, couve-flor, cenoura, alface, aipo, tomate.
Benefícios dos legumes:
Peixes como atum, salmão, truta e a sardinha também contém poucos ou nenhuns carboidratos e por isso podem e devem ser consumidos na dieta low carb.
Benefícios do peixe:
Alem dos alimentos mencionados anteriormente existem muitos outros que você pode juntar ao seu cardápio enquanto faz a sua dieta low carb. Acredite que pode ter uma alimentação variada comendo poucos carboidratos.
Deixamos-lhe uma lista com vários alimentos low carb para que se possa inspirar a próxima vez que for ao supermercado.