O colesterol é uma substância gorda presente no sangue e essencial no nosso organismo. Ainda assim, pode ter tanto de essencial quanto de fatal, caso seja em excesso.
Os níveis de colesterol elevados, promovem a acumulação de placas de gordura nas paredes das artérias, impedindo a passagem do sangue, o que pode ser prejudicial, nomeadamente no aparecimento de doenças cardiovasculares.
Existem dois tipos, o LDL, designado como o mau colesterol por ser o que acumula as placas de gordura nas artérias, e o HDL, designado como o bom colesterol por ser o que limpa as gorduras do sangue e as transporta de novo ao fígado. O ideal será manter os níveis de todos controlados, ou seja, no máximo a 190 mg/dl.
Uma parte do colesterol existente no nosso sangue é produzida pelo nosso organismo, nomeadamente pelas células dos intestinos e do fígado, outra parte advém da nossa dieta alimentar. Portanto, a nossa alimentação pode ajudar a controlar os níveis no sangue, assim como o nosso estilo de vida, pois, o sedentarismo, a obesidade e o tabagismo são também algumas das causas do aparecimento de níveis elevados de colesterol.
A melhor forma de baixar os níveis de colesterol é fazendo uma alimentação saudável e existem diversas dietas que além de ajudarem a perder peso, ajudam também no controle dos níveis de colesterol, como a dieta da beringela, a dieta do chá verde, ou a dieta da maçã, por exemplo.
No entanto, se tem os níveis de colesterol elevados, tenha em conta os alimentos que deve evitar e os que deve ingerir:
Deve reduzir ao máximo o consumo de sal e gorduras, experimente subsituir estes temperos por ervas aromáticas. O resultado será bastante saboroso e muito mais saudável.
Deve acompanhar a sua dieta com a prática de desporto regular, o exercício físico é a melhor forma de queimar gorduras e gastar calorias.