Alimentação saudável e sua importância

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Perder peso comendo de tudo é a dieta mais saudável que podemos fazer. O nosso organismo precisa de todo o tipo de alimentos para se manter saudável.

A diferença está na quantidade necessária de cada alimento para um funcionamento correcto e saudável do organismo. Se ingerirmos mais calorias que aquelas que gastamos, obviamente elas ficarão acumuladas. Mas se ingerirmos as quantidades certas de cada alimento, podemos manter uma dieta equilibrada e manter-mo-nos sempre magras.

Adoptando um regime alimentar saudável

Se o objectivo é realmente perder peso que já tem em demasia, aí sim, faz sentido uma dieta de emagrecimento para ajudar a chegar ao peso desejado num período de tempo mais ou menos aceitável. Deve começar-se com uma dieta de desintoxicação ou dieta do limão, por exemplo, que devem ser feitas por curtos períodos de tempo, e depois adoptar uma dieta menos radical até atingir o peso desejado.

Quando se faz uma dieta para emagrecer e se atinge o peso ambicionado, o que acontece muitas vezes é haver um desleixo e voltar a comer tudo de forma irracional, o que faz com que se volte ao peso anterior com muita facilidade.

Portanto, e se o ideal é manter o peso depois da dieta, o melhor mesmo é adoptar um regime alimentar saudável, no qual não precise de se privar de qualquer tipo de alimento para que não haja o efeito negativo da privação.

Existem diversas dietas que podem ser adoptadas como regime alimentar saudável, algumas, já escrevi sobre elas aqui no blog como é o caso da dieta mediterrânica, que não é uma simples dieta de emagrecimento, mas sim, um regime alimentar bastante equilibrado.

alimentos-saudaveis

Alimentos que mais devemos consumir para ter uma alimentação saudável

Existem grupos ou tabelas de alimentos que todos já vimos ou ouvimos falar. Estas tabelas dividem os alimentos dando relevância aos que mais devemos consumir que são, a título de exemplo:

Frutas e legumes

Contém as mais variadas vitaminas, fibras vegetais, sais minerais e hidratos de carbono. Indispensáveis ao correcto funcionamento do organismo.

Leite e derivados

Contém cálcio, magnésio,  proteínas, sais minerais, vitaminas A, B e D e gorduras naturais. Importante para a formação óssea, por exemplo.

Cereais

Contém fibras, hidratos de carbono (de lenta absorção), vitamina B e amido. Excelentes para regular o trânsito intestinal e dar energia.

Gorduras

De preferência azeite de oliva ou oleo de girassol ou amendoim: Contém ácidos gordos essenciais e proteína vegetal. O azeite extra-virgem ajuda a reduzir o mau colesterol LDL devido à quantidade de gordura monoinsaturada que possui. O azeite é rico em polifenóis, que reduzem a formação de radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e doenças degenerativas. As gorduras são ainda uma excelente fonte de energia, mas devem ser consumidas em pequenas quantidades.

Água é saudável

Já aqui falamos dos benefícios da água na dieta. O seu consumo é essencial para manter a hidratação corporal e manter o bom funcionamento do organismo na generalidade.

Para manter uma alimentação saudável devemos ainda, limitar o consumo de açúcar e sal. E como quase sempre refiro, é importante manter uma” mente sã em corpo são”, e para tal, evitar o stress e praticar exercício físico são essenciais. O exercício físico, além de um grande aliado para manter um peso equilibrado queimando calorias é indispensável também para tonificar o corpo e ajudá-lo a manter-se saudável física e psicologicamente.

Quanto mais colorido for o seu prato a cada refeição, mais saudável será. A cor dos alimentos é uma das características que demonstra a diversidade de nutrientes neles contidos. Quanto mais variedade tiver, mais completa será a sua alimentação.

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