As suas calças favoritas já lhe ficam apertadas e acha que as roupas que experimenta não lhe ficam bem? Pois é, a barriguinha a mais é coisa que chateia e muitas vezes até nos desmotiva por não nos sentirmos bem. Vamos acabar com ela? Normalmente, a solução para perder barriga e afinar a cinturinha passa essencialmente por termos mais cuidado na nossa alimentação e pela prática de atividade física regularmente. Hoje vamos ver quais as causas de ganharmos barriga, falar do que devemos ou não comer, os exercícios que mais ajudam a perder barriga e ainda um cardápio para uma dieta para perder barriga.
Índice deste artigo
A barriga aparece normalmente quando existe excesso de consumo de alimentos com muita gordura ou ricos em açúcares e pouca ou nenhuma atividade física. No entanto, a barriguinha pode surgir por outras razões como uma má postura e até por mudanças hormonais ou algum distúrbio psicológico que influencie.
Mas como perder essa gordura acumulada e afinar a cintura novamente? Bem, primeiro tem de ter consciência que não há dietas milagrosas e que a barriga vai desaparecer de um dia para o outro, mas também não deve desanimar porque a boa notícia é que mudando a sua alimentação e praticando exercício físico nem que seja apenas uma caminhada de meia hora todos os dias, você vai conseguir!
Por isso, para perder a barriga o que tem de fazer é largar já os doces e comidas que não fazem nada bem à sua saúde. Ao mesmo tempo que começa a comer saudável não se esqueça de começar a fazer exercício físico, é mesmo um fator muito importante e é algo que você não precisa de se inscrever em um ginásio para poder fazer.
É um mito dizer que para perder barriga tem de fazer exercícios que se concentram apenas na zona abdominal. Na verdade, existem muitos exercícios bem mais eficazes na perda de barriga do que apenas abdominais ou outros exercícios do género. Deve optar por fazer exercícios como: corrida, pular corda, exercícios aeróbicos, caminhada, natação e bicicleta, que são todos exercícios que melhoram imenso o condicionamento físico, promovem o ganho de massa e resistência muscular e estimulam o metabolismo entre outros benefícios.
Para além destes desportos e atividades físicas que recomendamos, há também vários exercícios que não precisa de ir para o ginásio fazer, pois pode fazer em casa mesmo sem necessitar de comprar nenhum material, quer ver?
Este exercício é muito bom para perder barriga e para tonificar vários músculos do corpo. Deve conseguir aguentar-se por 30 segundos no mínimo e é muito simples de fazer, é só colocar-se na posição que está na imagem: apoiar-se com os cotovelos no chão e pousar as mãos paralelamente ao corpo; os pés devem ficar ligeiramente separados (à largura dos ombros); por fim, deve ter sempre muita atenção à sua postura e alinhamento da coluna, se possível faça até o exercício com um espelho ao seu lado para poder conferir a sua postura.
A posição barco é muito semelhante à prancha, mas talvez seja um pouco mais exigente ainda. Neste exercício, apenas o bumbum toca no chão, ou seja, deita-se de barriga para cima e de seguida levanta o corpo do chão levantando a cabeça, peito, pernas e braços e tem de manter as pernas retas e os braços esticados para a frente durante 30 segundos e repetir o exercício 3 vezes se possível. Claro que se aguentar mais do que os 30 segundos pode continuar e o período de descanso recomendado deve ser de 1 minuto para o corpo recuperar o fôlego.
O escalador cruzado é um exercício muito intenso e ótimo para elevar a frequência cardíaca e ao mesmo tempo queimar gordura e fortalecer os músculos. É muito simples, tem de apoiar as duas mãos no chão à largura dos ombros, permanecer na ponta dos pés mantendo o corpo fixo nessa posição depois é começar a jogar uma perna para a frente e para o seu lado oposto, ou seja, levanta a perna esquerda e joga para a direita e assim que volta a pousá-la repete o processo com a perna direita. Sempre assim durante 1 minuto e deve repetir este exercício umas 3 ou 4 vezes, não se preocupe, pode e deve descansar por cerca de 30 segundos antes de repetir o exercício .
Este exercício é um exercício de abdominais diferente e com mais ritmo do que os tradicionais abdominais. Neste só precisa de se colocar na posição normal de abdominais, mas a diferença é que vai levantar as pernas e depois começa a avançar e recuar com os joelhos. Quando o joelho estiver perto do abdômen você com as mãos atrás da cabeça, vai ao encontro do joelho (como está na imagem).
Este é talvez um dos exercícios mais completos e eficientes que pode fazer, pois trabalha todo o seu corpo. Exercita o peito, costas, pernas, braços, abdômen e bumbum! Exige muita energia e assim queima mais gordura e reduz o peso. Para o fazer deve seguir os passos e posições que estão na imagem. Para ser realmente eficaz, deve fazer este exercício 3 vezes e fazer entre 8 e 12 burpees em cada uma dessas vezes. Apesar de ser difícil, deve manter o ritmo durante a sua realização, por isso, se for iniciante comece com calma pois pode não parecer, mas é um exercício que a vai deixar sem fôlego! Cada vez que o fizer deve descansar por cerca de 1 minuto antes de o voltar a repetir.
Se quiser trabalhar mais os músculos da parte de baixo da barriga e afinar a sua cinturinha então este exercício é ótimo para isso enquanto continua a perder barriga. Para fazer é só: deitar-se de barriga para cima com as pernas esticadas e colocar as mãos apoiadas no chão ao lado do corpo; depois flexiona os joelhos e levanta as pernas de forma a trazer os joelhos próximos ao queixo e voltar a descer com as pernas esticadas sem tocar com os pés no chão! Tente fazer 30 repetições do movimento por 4 vezes, mas não se preocupe se de início não conseguir, pode começar por fazer menos.
Uma alimentação balanceada é a base de um corpo e uma vida saudável e feliz, por isso, se pretende perder barriga e ficar com o seu corpinho de sonho deve optar por consumir estes alimentos e outros das mesmas categorias:
Para além destes grupos de alimentos, deve também incluir a aveia no seu cardápio e quanto às farinhas, pode substituir a farinha tradicional branca por farinhas como a de amêndoa, aveia, arroz, linhaça, grão-de-bico, quinoa, enfim, tem uma grande diversidade de alimentos substitutos que são bem mais saudáveis
Na luta para perder barriga, saiba que deve evitar o consumo desses alimentos:
Para além de todos os exemplos dados, também não deve consumir alimentos como fast-food, refrigerantes, bebidas alcoólicas, açaí com açúcar, sopas instantâneas, sushi, xarope de guaraná e outros alimentos do mesmo género.
Dia 1
Dia 2
Dia 3
A barriga infelizmente não vai desaparecer só por estar a ler este artigo, mas acredite que se puser em prática todas as dicas que lhe demos, tudo vai dar certo e vai ficar com a cinturinha afinada novamente e vai voltar a vestir as suas calças favoritas. Não se esqueça do essencial, beba muita água, coma saudável e faça exercício!