Os alimentos ricos em vitamina C ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo porque contém antioxidantes que combatem os radicais livres, que quando se encontram em excesso no organismo, favorecem a instalação de algumas doenças.
A vitamina C deve ser consumida regularmente porque é um ótimo cicatrizante e facilita a absorção do ferro a nível intestinal, sendo particularmente indicada no tratamento contra anemia. Além disso a vitamina C serve para facilitar a cicatrização da pele e melhorar a circulação sanguínea, sendo ótima para ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares
No artigo de hoje, você vai ficar a conhecer a lista dos alimentos mais ricos em vitamina C e ainda perceber o que é a vitamina C e como ela aumenta a sua imunidade.
Índice deste artigo
A vitamina C, é uma substância hidrossolúvel naturalmente presente em alimentos como frutas, verduras e legumes. É importante reforçar que a vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, não é armazenada no corpo humano, seu excedente é eliminado na urina e, por isso, seu consumo deve ser diário.
Os alimentos ricos em vitamina C são responsáveis por auxiliar na produção de glóbulos brancos, células de defesa do sistema imunológico, que têm como função combater microrganismos e estruturas estranhas. Auxilia também na prevenção de anemia ao melhorar a absorção de ferro no organismo. Além disso, o nutriente também eleva os níveis de anticorpos no organismo. Dessa forma, fortalecendo o sistema imunológico e mantendo o corpo protegido de doenças.
Além de pelo menos 95g de vitamina C em cada fruta, o mamão-papaia é um anti-inflamatório natural e ajuda na hora de pegar um bronzeadozinho.
Puro ou como acompanhamento, é um dos aliados no momento de complementar o consumo diário de vitamina C.
Um pêssego de tamanho médio contém nada menos que 138 mg de vitamina C, e seu sabor adocicado vai bem como sobremesa ou também em pratos quentes.
O espinafre é uma das verduras responsáveis por turbinar o organismo não só com vitamina C. Mas, também com uma série de outros nutrientes, como cálcio, fósforo, potássio, vitamina A e magnésio.
Cada fruta possui 64 mg de vitamina C, e o Kiwi ainda é apontado por especialistas como um alimento que auxilia no sono por conta do alto nível de serotonina.
A acerola é uma fruta típica do Brasil e muito rica em vitamina C. Ou seja, apenas uma unidade já é suficiente para suprir a necessidade diária mínima de 90mg. Ingerir um suco com três unidades de acerola na hora do almoço aumenta significativamente a absorção de ferro pelo organismo.
Além de ótimo complemento para refeições, o pimentão pode ser usado como tempero ou prato principal. O fato é que qualquer um dos pimentões carrega dentro de si mais vitamina C que uma laranja. O verde tem cerca de 90 mg, enquanto um amarelo pode chegar a 341 mg da vitamina. Além disso, é um alimento com baixo teor calórico.
Uma bela salada de aspargos complementa a quantidade de vitamina C necessária no consumo diário. Em duas xícaras, é possível ingerir 108mg.
Quando se fala em vitamina C todos se lembram logo da laranja, isto porque uma unidade de laranja tem 90 mg do nutriente, a quantidade diária mínima que nosso organismo pede. Um suco de laranja é uma ótima opção para incluir no seu cardápio.
A fruta de aroma inconfundível, também conhecida como mexerica, é uma boa opção para ingerir grandes quantidades de vitamina C. Com duas unidades de tangerina, você consome 110 mg da vitamina.
Essa fruta é versátil, pode ser utilizada tanto em sucos como no tempero da salada,o que aumenta a capacidade do organismo de absorver ferro – presente em verduras de coloração escura. Quatro unidades da fruta equivalem a 110 mg de vitamina C, o que já é perfeito, visto que ultrapassa a dose diária mínima.
Uma manga inteira contém nada menos que 122 mg de vitamina C, além de outros antioxidantes naturais que trazem diversos benefícios, inclusive para a saúde da vista.
Com uma xícara de couve verde por dia, você obtém 116 mg de vitamina C. Além de complementar a salada e a feijoada, esse vegetal pode ser misturado com outras frutas em sucos, aumentando o consumo da vitamina.
Uma xícara da verdura tem 100 mg. Lembre-se que ela deve ser consumida preferencialmente crua, assim como outras verduras, para que aproveitar ao máximo seus nutrientes.
Esse vegetal é importante fonte de vitamina C, mas atenção: o processo de cozimento pode roubar todos esses nutrientes. Por isso, aconselha-se que ele seja cozido a vapor. Uma xícara de brócolis fornece 122mg.
Morangos levam em média 85 mg de vitamina C por xícara, além de alta quantidade de magnésio, que ajuda a controlar e estabilizar a quantidade de açúcar no sangue. O ideal é procurar pela fruta orgânica, já que o morango normalmente é um dos alimentos com maior concentração de agrotóxicos no mercado.
A lichia é uma fruta de baixo valor calórico e rica em nutrientes como vitamina C e potássio.
Uma xícara de Abacaxi leva cerca de 80 mg de vitamina C, além de auxiliar na digestão de proteínas. A fruta tropical pode ser usada em diversas receitas, mas para melhor absorção dos nutrientes deve ser ingerida fresca.
O caju é um dos alimentos ricos em vitamina C que oferecem inúmeros benefícios para a saúde. A principal função do caju no organismo é diminuir a atuação dos radicais livres da vitamina C associada à alta presença de zinco.
Uma fatia é suficiente para suprir suas necessidades mínimas diárias de vitamina C. Com um pedaço grande, você irá adquirir cerca de 105 mg da vitamina.
Uma dieta equilibrada rapidamente ajuda a obter as necessidades de vitamina C, por isso são muito raros os casos em que se necessita de recorrer a suplementos. A suplementação só deve ser feita em situações muito particulares e de acordo com a indicação do médico, já que o consumo em excesso pode ser perigoso.
A vitamina C efervescente é indicada principalmente para pessoas que apresentam sintomas de falta dessa vitamina, como sangramento fácil da pele e da gengiva. A vitamina C efervescente também pode ser útil para acelerar a recuperação muscular, fortalecer o sistema imunitário, fortalecer as cartilagens entre muitos outros benefícios para a saúde de todos.