Sabia que há alimentos antioxidantes que ajudam eliminar toxinas do nosso corpo? Esses alimentos são o melhor que podemos dar ao nosso corpo, pois a verdade é que não há nada melhor do que estar em dia com o nosso corpo.
Mas tenha sempre em mente que as dietas devem ser feitas com muito cuidado e cautela, nada de sair por ai fazendo essas dietas mirabolantes que ao invés de você perder peso de forma saudável poderá arranjar um baita problema de saúde. Antes de qualquer dieta procure ingerir alimentos que ajudam a eliminar toxinas.
Índice deste artigo
Alimentos antioxidantes
Açafrão
Possui compostos antiiflamatórios e anti-idade. Se você tem o habito de almoçar fora, leve em um potinho e salpique em cima do arroz ou do feijão.
Aveia
Auxilia na estruturação da pele minimizando o aspecto da celulite. Melhora a circulação sanguínea e dificulta a absorção de gordura pelo intestino.
Azeite de oliva
Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Dê preferência ao extra virgem, que tem taxa de acidez inferior a 1%. Consuma, no máximo, 2 colheres de sopa por dia.
Chá de cavalinha, centelha asiática e dente-de-leão
A cavalinha apresenta bom teor de silício e funciona como diurético natural, desintoxicando o organismo e reduzindo, assim, o inchaço. A centelha asiática estimula a circulação sanguínea. Já o dente de- leão ajuda a eliminar as toxinas.
Frutas cítricas
Limão, lima-da-pérsia, laranja e goiaba contêm a poderosa vitamina C, além de bioflavonoides.
Frutas vermelhas
Morango e uvas vermelhas e roxas possuem protoantocianidina, substância que fortalece os vasos sanguíneos e linfáticos, melhorando a circulação.
Linhaça
Rica em ômega 3, antiinflamatório natural. Também faz uma faxina interna, graças ao alto teor de fibras, contribuindo para evitar o acúmulo de impurezas que dificultam a irrigação e favorecem a celulite.
Mamão e abacaxi
Tanto o mamão quanto o abacaxi têm propriedades anti edema, além de enzimas proteolíticas, que ajudam a digerir proteínas que, para algumas pessoas, podem detonar alergias capazes de estimular a formação de adipócitos (células de gordura).
Melão
Super importante na alcalinização do pH sanguíneo (é anti-inflamatório), sobretudo se ingerido com as sementes, que podem ser trituradas, garantindo maior fornecimento de fibras.
Óleo de gergelim
Grande fonte de vitamina E, que atua como antioxidantes e, assim, protegem as células da ação dos radicais livres. Também tem ação anti-inflamatória.
Peixes
Salmão, atum, sardinha e arenque são ótimas fontes de ômega 3, gordura que também entra na tropa de choque contra a osteoporose.
Pepino
Diurético e anti-inflamatório, ajuda a eliminar as toxinas, é rico em vitaminas A e C, além de sais minerais.
Sálvia
Ajuda a regular os hormônios femininos, sobretudo o estrogênio, intimamente relacionado à celulite.
Semente de abóbora
Ajuda a tornar o pH do sangue mais alcalino, o que afasta as inflamações. A semente de girassol, também e antioxidante, pode ser preparada da mesma forma.
Suco de uva integral
Além de antioxidante, também tem ação anti-inflamatória.
Devemos evitar
Arroz branco, Pão só pode o integral, Cereais de caixinha, Batata, Massas, Frituras, Refrigerantes mesmo os diet.
Está liberado
Lentilha, Linhaça, Ovo cozido, Ovos mexidos, Feijão preto (2 colheres ao dia), Peito de peru, Ervilha, Maçãs, Aipo, Manga, Brócolis.
Dicas para não desistir da dieta
Controle as emoções – Pense se você não está comendo para preencher algum vazio existencial. Se achar que sim, procure uma maneira de solucionar o problema.
Ajuda profissional – Procure sua nutricionista a cada 20 dias, para que ela possa acompanhar o desenvolvimento da sua dieta.
Comece aos poucos – Coloque na sua cabeça que caminhar todo dia um pouquinho vai fazer bem não só para a sua dieta, como para a sua saúde. Para quem está muito acima do peso, o ideal é começar devagar, caminhando cerca de 10 minutos por dia, aumentando gradativamente.
Concentre-se na refeição – Não coma no sofá ou em frente ao computador ou da tevê. Lugar de se comer é à mesa, onde você presta atenção nos alimentos e evita exagero
Você vai sentir fome – Não fique se achando a pior pessoa do mundo porque está sentindo fome no início da dieta. Dá fome mesmo. Então, use os truques acima para persistir.
Não desista – Se você pisou na bola uma vez, não fique pensando que é o fim do mundo – volte a andar na linha e mantenha o foco nos resultados.