É difícil ter ideias para tomar um bom café da manhã vegano.? Confira no artigo algumas dicas deliciosas e saudáveis!
Muitos médicos e nutricionistas afirmam que o café da manhã é a refeição mais importante do dia.
Ela garante o bem-estar e é uma importante fonte de energia, além de ser uma excelente ocasião para juntar a família, antes de todo mundo sair para o trabalho e seus afazeres.
Transformar o café da manhã de qualidade como uma rotina, é fundamental para o desenvolvimento de bons hábitos alimentares, que vão durar uma vida inteira.
Sem tomar o café da manhã o organismo fica sem energia. Para a primeira refeição do dia, especialistas sugerem que a ingestão de alimentos seja feita dentro do período de duas horas após acordar e os alimentos devem oferecer calorias na faixa de 20 a 35% de sua necessidade diária.
Para os adeptos ao veganismo, é possível contar com ótimas opções para o café da manhã.
Além de fornecer energia, os alimentos que a gente consome no café da manhã devem ser compostos de fontes de nutrientes importantes, como cálcio, ferro e vitaminas do complexo B, além de proteínas e fibras.
O corpo humano precisa desses nutrientes essenciais e se não forem ingeridos no começo do dia, é pouco provável que a falta seja compensada nas próximas refeições.
Quem toma café da manhã tem menos probabilidade de estar acima do peso, do que aqueles que costumam pular a refeição.
Índice deste artigo
Alimentar-se bem logo cedo ajuda a restaurar os níveis de glicose, que é necessário para fazer o cérebro funcionar.
Também ajuda a melhorar os níveis de memória e concentração, podendo melhorar o humor e diminuir os níveis de estresse.
Estudos relacionados a crianças mostram que o café da manhã melhora a motivação, o comportamento e a capacidade da criança aprender coisas novas.
Além disso, temos que levar em consideração a necessidade energética que as pessoas devem consumir durante o dia.
Crianças em crescimento precisam de muita energia:
Além desses benefícios que já vimos, tomar café da manhã reduz os riscos de obesidade, pressão alta, doenças cardíacas e diabetes.
Seja por opção ou por indicação médica, cada vez mais pessoas têm buscado no veganismo um estilo de vida mais saudável.
Mas principalmente para quem está se adaptando, é difícil ter ideias para tomar um bom café da manhã vegano.
Se você estiver iniciando no veganismo agora, pode começar com uma refeição por dia, facilitando a transição e garantindo que os novos hábitos alimentares farão parte de seu dia a dia.
Vejamos algumas opções!
A quinoa pode ser usada tanto para pratos salgados quanto para pratos doces. Esse grão de alta proteína pode ser o substituto perfeito para a aveia ou outro cereal.
Você pode ferver a quinoa no leite de soja ou qualquer outro tipo de leite vegetal, ela fica macia, cremosa e saudável.
Você ainda pode incrementar o seu mingau adicionando cacau em pó, granola, frutas frescas ou em conserva, geléia, melado ou manteiga de amendoim.
Ovos mexidos são uma ótima refeição para o café da manhã. Use tofu desintegrado e adicione tomates, alho, cogumelos e espinafre.
Se você não quiser tomar café, opte por grãos de milho ou grãos de cevada selecionados, que também podem ser torrados e moídos.
Ainda, trouxemos alguns exemplos de como compor um café da manhã saudável e completo:
Sempre pense em colocar no seu prato alimentos verdes escuros pois eles possuem magnésio, ferro, zinco e vitamina C. O consumo dessas vitaminas e nutrientes evitam a anemia e carência nutricional de outros minerais importantes.
O grão de bico, a lentilha, feijões, algas e oleaginosas também são alimentos que devem estar presentes, pois são boas fontes de proteína vegetal, zinco, magnésio e cálcio.
Quando você decide se tornar vegano, você faz um benefício enorme para a sua saúde. Conforme estudos, os veganos têm uma chance bem menor de desenvolver algum tipo de câncer e além disso a alimentação é poderosa na prevenção de doenças cardiovasculares com 20% a menos de colesterol do que as pessoas que consomem carne. Há menos risco de desenvolver diabetes também.
Ainda, algumas pessoas buscam o veganismo para cuidar melhor do peso. Mas tudo vai depender de como você vai cuidar da sua alimentação pois há veganos obesos, abaixo do peso e também aqueles que estão no peso ideal.
No entanto, os veganos tendem a ser mais magros do que as pessoas que comem carne. O consumo de alimentos de origem vegetal integrais tem alto teor de hidratos de carbono e são ricos em fibras, ou seja, é uma ótima opção para você controlar também o seu intestino.
Ainda, quando você se torna vegano, passa a estudar mais a origem da comida, seus benefícios, descobre alimentos novos e passa a comer de forma mais consciente, priorizando a saúde.
Há quem pense que “ser vegano é para gente rica” e isso não é verdade.
Se você estiver pensando em consumir somente comidas industrializadas, as que vem já prontas e em plásticos específicos no mercado, realmente ser vegano vai te custar muito dinheiro.
Agora, você pode ir à uma feira e comprar frutas, legumes e verduras por preços ótimos.
Basta você dedicar um tempo na sua semana para fazer boas compras e aproveitar todo o alimento, e assim, no fim do mês, sentirá que vai até sobrar mais dinheiro em seu bolso.
Se tornar vegano está virando tendência, e está se tornando uma explosão para os mais jovens.
Cada vez mais os consumidores estão ficando conscientes com os cuidados com a alimentação. O Google mostrou um aumento de 90% nas pesquisas sobre veganismo, e essa percepção do público causa efeito nos fabricantes, sendo assim, cada vez mais temos opções diferentes no mercado.
Com essa crescente, podemos ver em paralelo um aumento da concorrência, e os produtos apresentam um maior grau de diversificação, produtos similares e vários preços, embalagens e novos sabores.
Segundo pesquisas, estudantes são seis vezes mais propensos a se tornarem vegetarianos e veganos, pois estão em uma busca constante de experimentar e aderir a estilos de vida diferentes.
Mas de onde vem essa vontade de mudar?
Uma das principais fontes de informação é a internet, e quando se trata de alimentação saudável não é diferente.
Muitos jovens optam por influenciadores do Instagram para incentivar suas escolhas alimentares, e com a tendência de compartilhar tudo o que comemos, conseguimos notar um crescimento do veganismo entre jovens.
Além disso, há muitas celebridades que não comem produtos de origem animal e também contribuem para aumentar o alcance desse estilo de vida entre os jovens.