Por muitos anos, a aveia era considerada apenas alimento para animais, mas isso tem vindo a mudar muito e neste momento é considerado um dos alimentos mais amigos da nossa saúde e bem-estar. A farinha de aveia, acaba sendo uma opção muito versátil e benéfica já que pode ser usada nos mesmos fins que a farinha branca tradicional e ainda pode ser usada como suplemento e em refeições do dia a dia como lanches nos iogurtes, saladas, entre outros. Já existem muitas opções de farinhas mais saudáveis como a farinha de arroz e a farinha de amêndoa, mas a farinha de aveia é muito optada por ser rápida e muito fácil de fazer em casa, basta ter aveia e um processador/liquidificador.
Hoje vamos mostrar os benefícios dessa farinha, algumas informações sobre ela e ainda mostrar os principais benefícios que pode trazer para a sua saúde e 2 receitas para se inspirar e começar já a usar essa farinha de aveia.
Índice deste artigo
Na farinha de aveia consegue encontrar altas concentrações de fibras solúveis, ferro, cálcio, cobre, potássio, magnésio, cromo, zinco e vitaminas do complexo. Todos estes constituintes trazem muitos benefícios para o nosso organismo como agentes antioxidantes por exemplo, mas também protegem e fortalecem o sistema imunológico, dão energia e são muito preciosos na realização de atividade física já que prolongam essa energia e ajudam na recuperação dos músculos e muitos mais benefícios que vamos ver a seguir.
Por 100 gramas de farinha de aveia pode contar com a seguinte constituição e quantidades:
De forma a conseguir distinguir melhor as características dos produtos derivados da aveia, aqui estão as diferenças entre farinha, farelo e os simples flocos de aveia.
Farinha de aveia: é feita a partir da parte do grão de aveia onde a quantidade de fibras e nutrientes pode ser menor que a dos flocos e do farelo e contêm mais açúcares e carboidratos.
Farelo de aveia: pobre em carboidratos, mas tem muitas proteínas e fibras solúveis o que ajuda a absorver a glicose pelo organismo de forma mais lenta e gradual. Além disso, o farelo de aveia aumenta consideravelmente de volume no estômago, o que proporciona uma maior sensação de saciedade.
Flocos de aveia: os flocos de aveia são feitos da prensagem dos grãos integrais da aveia o que faz com que conservem todos os seus nutrientes.
Devido à sua constituição e aos imensos nutrientes que têm, a aveia possui um grande poder de saciar o organismo sendo que até apenas duas colheres de aveia podem diminuir a fome no café da manhã e controlam o apetite ao longo do dia.
Como a aveia possui antioxidantes e fibras, acaba ajudando a diminuir a pressão arterial, ou seja, dilata os vasos sanguíneos e melhora o fluxo sanguíneo nas artérias.
A aveia contém um tipo de fibra especial que contribui na redução do colesterol total e principalmente do colesterol “ruim”.
Como possui um baixo índice glicêmico, o açúcar presente na aveia acaba sendo digerido e absorvido mais lentamente o que provoca picos de insulina menores e distribui melhor a glicose pelos tecidos.
Devido à grande quantidade de fibras presente na constituição da aveia, isso contribui para a diminuição da frequência de prisão de ventre e ainda fortalece e protege o intestino contra infeções. Para além disto, as fibras ainda aumentam a sensação de saciedade e inibem a absorção de gordura, o que ajuda a evitar o aumento de peso.
A aveia no geral contém apenas 8 gramas de gordura por porção de 100 gramas e a gordura que tem é a saudável e necessária ao nosso corpo, por isso, acaba trazendo muitos benefícios à saúde no geral e principalmente ajuda prevenindo inflamações
Como dissemos, as fibras presentes na aveia ajudam a controlar e diminuir os valores do colesterol ruim, o que acaba por prevenir o entupimento das veias que são um dos causadores de infartos. Ainda controla a pressão arterial o que previne doenças como a hipertensão e outras condições cardíacas.
As vitaminas do complexo B são responsáveis por diminuir o cansaço, o que melhora a função cerebral e melhora a disposição. A aveia contém ainda outros nutrientes e vitaminas que geram serotonina, a molécula responsável pelo bem-estar, felicidade, melhoramento de humor e ainda garante uma boa noite de sono.
Os carboidratos são as principais fontes de energia que nosso corpo vai buscar, como a aveia possui grandes quantidades de carboidratos então acaba aumentando a energia e prolonga-a.
A farinha de aveia contém um mineral que se chama cromo, que é responsável por diminuir a vontade de comer doces já que faz com que a glicose seja absorvida mais lentamente e assim há menos picos de insulina e por isso menor vontade de comer doces.
A aveia possui muitos minerais e nutrientes responsáveis por fortalecer o sistema imunológico, o que faz com que aumente a proteção e defesa de casos de infeção, por exemplo.
Para fazer farinha de aveia caseira é muito simples, tudo o que você necessita de ter é um pouco de aveia em flocos. Depois basta levar essa aveia para um liquidificador ou processador e deixar triturar até que vire pó. Se não utilizar tudo na hora ou quiser fazer para guardar, pode fazê-lo colocando a farinha de aveia em um recipiente fechado e armazenar em um local seco e à temperatura ambiente.
Tal como a aveia, a farinha de aveia é também muito versátil e pode ser utilizada no preparo de muitos pratos diferentes, sejam eles doces ou salgados. No preparo de receitas, pode substituir parcial ou totalmente o tipo de farinha que dizem para você usar, já que a farinha de aveia faz o mesmo papel que qualquer outra farinha, não altera o sabor da receita e ainda enche seu prato de nutrientes e benefícios. No dia a dia, pode sempre utilizar frutas picadas, sucos, iogurtes ou até saladas ou outros preparos e lanches.
No geral, pode usar a farinha de aveia das seguintes formas:
Ingredientes:
Preparação:
Ingredientes:
Preparação: