Apesar de pouco se falar nele, o Zinco é um mineral essencial no nosso organismo. Os alimentos ricos em zinco têm um papel essencial na ação das enzimas, nomeadamente nas responsáveis pelo DNA e manutenção de células.
Índice deste artigo
É consoante o nível de zinco presente no organismo que as proteínas e os açúcares dos alimentos são absorvidos pelo mesmo. Os alimentos ricos em zinco ajudam manter o seu sistema imunitário saudável e tem um papel muito importante para a hipófise. O zinco tem ainda um papel importante no crescimento e maturação sexual. O Zinco encontra-se no nosso organismo, no fígado, rins, pâncreas, ossos, testículos, músculos, pele, cabelo e unhas. O que significa que uma alimentação equilibrada ao nível de zinco pode trazer-lhe mais valias para o seu organismo, mas também para a saúde da sua pele e cabelo. O zinco é muito importante no tratamento da pele, nomeadamente nos tratamentos de acne e espinhas.
Os valores da dose diária recomendada de zinco para cada adulto, é de 11 a 15mg para o homem e 8 a 12mg para a mulher. No entanto, apenas 15 a 40% do zinco ingerido é absorvido pelo organismo. Os alimentos ricos em zinco devem ser ingerido em quantidades normais, e se seguir uma alimentação equilibra diariamente, consumirá valores de zinco considerados normais. O excesso de zinco também é prejudicial, nomeadamente, a redução do HDL (bom colesterol) devendo recorrer-se a suplementos alimentares apenas quando medicamente aconselhado.
Para quem deseja perder peso, a ingestão de alimentos ricos em zinco auxilia no controle de apetite de na perda de peso. O zinco é utilizado também para melhorar ou melhorar a sensação de frio e resfriado. É útil no alívio da fadiga crónica e cegueira noturna. O zinco atua ainda como antioxidante ajudando a controlar diabetes, os níveis de stress e aumenta o sistema imunitário.
Faça o teste do peso ideal e saiba qual o peso que você deveria ter e que estratégias utilizar para queimar a gordura em excesso no seu corpo. Clique aqui para fazer o Teste!