O Zinco na alimentação

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Apesar de pouco se falar nele, o Zinco é um mineral essencial no nosso organismo. O zinco tem um papel essencial na ação das enzimas, nomeadamente nas responsáveis pelo DNA e manutenção de células.

É consoante o nível de zinco presente no organismo que as proteínas e os açúcares dos alimentos são absorvidos pelo mesmo. O zinco ajuda a manter o seu sistema imunitário saudável e tem um papel muito importante para a hipófise. O zinco tem ainda um papel importante no crescimento e maturação sexual. O Zinco encontra-se no nosso organismo, no fígado, rins, pâncreas, ossos, testículos, músculos, pele, cabelo e unhas. O que significa que uma alimentação equilibrada ao nível de zinco pode trazer-lhe mais valias para o seu organismo, mas também para a saúde da sua pele e cabelo. O zinco é muito importante no tratamento da pele, nomeadamente nos tratamentos de acne e espinhas.

Sintomas da falta de zinco:

  • Atraso no crescimento
  • Falta de apetite
  • Perda de peso
  • Queda de cabelo
  • Unhas quebradiças
  • Acne
  • Dermatite
  • Vómitos
  • Diarreia
  • Fadiga
  • Impotência

Sintomas de zinco em excesso:

  • Distúrbios do sistema nervoso central
  • Febre
  • Alterações na função do ferro
  • Diminuição da função imunológica
  • Crescimento e desenvolvimento
  • Sistema imuniário
  • Sistema respiratório
  • Vida sexual
  • Desempenho desportivo
  • Melhora o aspeto da pele e cabelo

Os valores da dose diária recomendada de zinco para cada adulto, é de 11 a 15mg para o homem e 8 a 12mg para a mulher. No entanto, apenas 15 a 40% do zinco ingerido é absorvido pelo organismo. O zinco deve ser ingerido em quantidades normais, e se seguir uma alimentação equilibra diariamente, consumirá valores de zinco considerados normais. O excesso de zinco também é prejudicial, nomeadamente, a redução do HDL (bom colesterol) devendo recorrer-se a suplementos alimentares apenas quando medicamente aconselhado.

zinco

 

Alimentos ricos em Zinco:

  • Ostras
  • Caranguejos
  • Carne vermelha
  • Leite
  • Caju
  • Amêndoas
  • Amendoim
  • Pinhões
  • Feijão
  • Ovos
  • Peixe
  • Kiwi
  • Alface
  • Fígado
  • Espinafre
  • Ervilhas
  • Abóbora
  • Morangos
  • Sementes de girassol
  • Batata-doce
  • Tomate
  • Nozes
  • Farelo de Trigo
  • Gérmen de Trigo

Para quem deseja perder peso, a ingestão de alimentos ricos em zinco auxilia no controle de apetite de na perda de peso. O zinco é utilizado também para melhorar ou melhorar a sensação de frio e resfriado. É útil no alívio da fadiga crónica e cegueira noturna. O zinco atua ainda como antioxidante ajudando a controlar diabetes, os níveis de stress e aumenta o sistema imunitário.

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