Se comer demais não engordasse e fizesse tanto mal a saúde, não precisaríamos nos incomodar com isso. Mas você sabe porque comemos demais?
A maioria das pessoas com sobrepeso comem em demasia e acabam engordando e ainda desenvolvendo doenças que podem ser fatais, como problemas cardíacos, diabetes, colesterol alto, pressão arterial alterada, entre outros.
O motivo de comer em exagero pode estar ligado ao estado emocional, assim como também a distúrbios físicos, o importante é saber por que esse tipo de comportamento está acontecendo e o que ele pode gerar ao seu organismo.
Índice deste artigo
Quem nunca comeu demais quando estava emocionado, ou feliz, ou até mesmo por estres no trabalho ou relacionamento? Essa é uma das causas que mais assombram a obesidade, principalmente quando as pessoas fazem julgamentos negativos sobre si mesmos após comerem em demasia, isso pode levar a comer mais ainda. Ficar por horas sem se alimentar durante o dia no trabalho ou na escola promove um stress momentâneo que é sanado após chegar em casa e atacar a geladeira. É importante lembrar que os nossos atos são cometidos sempre em resposta a nossas emoções, portanto controla-las é a melhor maneira de evitar comer demais.
Quem não gosta de comer, eu gosto você gosta, em fim, todo mundo gosta de comer, não é verdade? Mas nem sempre, esse prazer momentâneo é tão maravilhoso, pois quando começa a trazer consequências desastrosas, engordar, é que os problemas iniciam. Mas quando comer começa a ser um problema? Simples, quando você come demais, ou seja, em excesso.
Quando uma pessoa come em excesso chamamos de gula, que na maioria das vezes está ligada a fatores emocionais. Quando uma pessoa está com o emocional abalado, geralmente ela tende a se alimentar em demasia, como se o alimento pudesse amenizar o sofrimento.
A gula nada mais é do que uma compulsão por alimentos, ou seja, você se alimenta sem que seja necessário, ou que seu corpo necessite de alimento naquele momento. Existem pessoas que determinam a gula por comer três brigadeiros na hora do lanche. Mas nem sempre é assim, a percepção pode estar errada, pois se você está com muita fome e os três brigadeiros satisfizeram a sua necessidade, então não é gula. Se você comeu três brigadeiros se satisfez e ainda ficou de olho no quarto, isso sim se caracteriza de gula.
Normalmente quem come em excesso pode ser considerado um dependente químico, pois assim como outra droga que a pessoa não consegue se livrar acontece com a comida em excesso. As pessoas obesas geralmente comem para se livrar de um problema emocional e acabam afetando a saúde como um todo. Portanto a gula é um vício que precisa ser tratado, assim como outra droga. Para algumas pessoas fazer dieta para emagrecer pode ser perigoso, primeiro é preciso tratar o emocional, descobrir a causa da compulsão alimentar para depois fazer uma dieta e controlar o peso de forma saudável. Geralmente para as pessoas obesas comer é dar um alívio temporário para suas tensões. Quando sente a sensação de prazer, logo vem a culpa por ter comido o que não dever
Você já parou para analisar o que come durante o dia? Você ingere mais carboidratos do que outros alimentos, em vez de frutas, legumes e verduras? Quanto mais doces e guloseimas você consome, menos vontade de se alimentar de forma saudável você tem. Vou explicar melhor, quando você come de três em três horas em quantidades menores e alimentos saudáveis o seu organismo sente-se saciado, sem ter vontade de comer em demasia e consequentemente acaba emagrecendo. Mas, quando você come sem controle alimentos mais calóricos e menos nutritivos o efeito é ao contrário, mais vontade tem de comer e sofre as consequências na balança.
Faça uma análise da sua vida e do seu estado emocional e entenda porque está comendo demais.
Leia também:
Você come por ansiedade e compulsão?
Hábitos errados que não lhe permitem emagrecer