Porquê comer demais: entenda porque está comendo em excesso

28
comer muito

Se comer demais não engordasse e fizesse tanto mal a saúde, não precisaríamos nos incomodar com isso. Mas você sabe porque comemos demais?

A maioria das pessoas com sobrepeso comem em demasia e acabam engordando e ainda desenvolvendo doenças que podem ser fatais, como problemas cardíacos, diabetes, colesterol alto, pressão arterial alterada, entre outros.

O motivo de comer em exagero pode estar ligado ao estado emocional, assim como também a distúrbios físicos, o importante é saber por que esse tipo de comportamento está acontecendo e o que ele pode gerar ao seu organismo.

comer demais

Comemos em resposta das emoções

Quem nunca comeu demais quando estava emocionado, ou feliz, ou até mesmo por estres no trabalho ou relacionamento? Essa é uma das causas que mais assombram a obesidade, principalmente quando as pessoas fazem julgamentos negativos sobre si mesmos após comerem em demasia, isso pode levar a comer mais ainda. Ficar por horas sem se alimentar durante o dia no trabalho ou na escola promove um stress momentâneo que é sanado após chegar em casa e atacar a geladeira. É importante lembrar que os nossos atos são cometidos sempre em resposta a nossas emoções, portanto controla-las é a melhor maneira de evitar comer demais.

Quem não gosta de comer, eu gosto você gosta, em fim, todo mundo gosta de comer, não é verdade? Mas nem sempre, esse prazer momentâneo é tão maravilhoso, pois quando começa a trazer consequências desastrosas, engordar, é que os problemas iniciam. Mas quando comer começa a ser um problema? Simples, quando você come demais, ou seja, em excesso.

Quando uma pessoa come em excesso chamamos de gula, que na maioria das vezes está ligada a fatores emocionais. Quando uma pessoa está com o emocional abalado, geralmente ela tende a se alimentar em demasia, como se o alimento pudesse amenizar o sofrimento.

 

O que é gula?

A gula nada mais é do que uma compulsão por alimentos, ou seja, você se alimenta sem que seja necessário, ou que seu corpo necessite de alimento naquele momento. Existem pessoas que determinam a gula por comer três brigadeiros na hora do lanche. Mas nem sempre é assim, a percepção pode estar errada, pois se você está com muita fome e os três brigadeiros satisfizeram a sua necessidade, então não é gula. Se você comeu três brigadeiros se satisfez e ainda ficou de olho no quarto, isso sim se caracteriza de gula.

Comida em exagero x problema emocional

Normalmente quem come em excesso pode ser considerado um dependente químico, pois assim como outra droga que a pessoa não consegue se livrar acontece com a comida em excesso. As pessoas obesas geralmente comem para se livrar de um problema emocional e acabam afetando a saúde como um todo. Portanto a gula é um vício que precisa ser tratado, assim como outra droga. Para algumas pessoas fazer dieta para emagrecer pode ser perigoso, primeiro é preciso tratar o emocional, descobrir a causa da compulsão alimentar para depois fazer uma dieta e controlar o peso de forma saudável. Geralmente para as pessoas obesas comer é dar um alívio temporário para suas tensões. Quando sente a sensação de prazer, logo vem a culpa por ter comido o que não dever

comer demais

Alimentação errada

Você já parou para analisar o que come durante o dia? Você ingere mais carboidratos do que outros alimentos, em vez de frutas, legumes e verduras? Quanto mais doces e guloseimas você consome, menos vontade de se alimentar de forma saudável você tem.  Vou explicar melhor, quando você come de três em três horas em quantidades menores e alimentos saudáveis o seu organismo sente-se saciado, sem ter vontade de comer em demasia e consequentemente acaba emagrecendo. Mas, quando você come sem controle alimentos mais calóricos e menos nutritivos o efeito é ao contrário, mais vontade tem de comer e sofre as consequências na balança.

Faça uma análise da sua vida e do seu estado emocional e entenda porque está comendo demais.

Leia também:

Você come por ansiedade e compulsão? 

Hábitos errados que não lhe permitem emagrecer

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui