Hábitos errados que não lhe permitem emagrecer

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O adiar de uma dieta de emagrecimento deve-se muitas vezes a pensamentos errados acerca dos nossos próprios comportamentos. O erro de pensamento que não nos permite consciencializar da realidade é o primeiro inimigo a abater.Normalmente, quando se come mal em quantidade e qualidade, temos muita dificuldade em assumir isso. Não só porque não queremos sentir-nos culpados pelo excesso de peso, mas também porque na realidade, é muito difícil para alguém que come muito e ainda fica com fome perceber que comeu de mais. Assim como alguém que gosta muito de determinados alimentos, apesar de altamente calóricos, fica sempre com a impressão que a última vez que comeu um daqueles seus pratos preferidos já foi há imenso tempo. Se voltar a comer hoje, não irá causar problema.

Pensamentos errados levam a comportamentos errados

Este comportamento consegue ver-se muitas vezes noutras pessoas, mas só quando se faz uma introspeção acerca dos nossos comportamentos conseguimos perceber os mesmos comportamentos errados. Quem é que nunca viu um amigo ou amiga com peso a mais, a dizer que precisa emagrecer mas que já não sabe o que fazer, pois faz uma alimentação correta e cuidada.

E você sabe que na realidade, essa pessoa come em quantidades exageradas e aqueles deslizes que ela diz cometer apenas de vez em quando são recorrentes na sua alimentação. Isto mostra-nos que, ou essa pessoa não tem consciência exata da realidade. Ou pode ter, mas tem muito mais dificuldades em assumir os seus erros alimentares. Infelizmente, apenas quando cada um de nós tem noção e aceita os seus erros, os consegue corrigir conscientemente.

Consciencialização

Este é o primeiro passo para modificar os hábitos alimentares e iniciar uma dieta equilibrada e saudável.

Existem pequenos “pecados” alimentares que com a sua continuidade se tornam num grande problema, assim como algumas “desculpas” habituais para a continuidade de maus hábitos alimentares.

Hábitos errados que não lhe permitem emagrecer

Desculpas habituais

Eu não resisto a chocolate

O chocolate aumenta a produção de serotonina no cérebro, o que reduz os níveis de ansiedade e aumenta a sensação de bem estar. O que o pode tornar viciante. Apesar desta e outras explicações para o vício do chocolate, ele é controlável. Primeiro, deve tentar perceber se consome chocolate devido a algum problema emocional, ou se o faz apenas pela satisfação que lhe dá comer chocolate. Deve ainda evitar comprar e ter chocolate em casa, ou então optar por chocolate preto e limitar as quantidades.

Eu tenho uma alimentação muito equilibrada

Quando alguém diz isto e na realidade o faz e continua a aumentar de peso, pode ter que procurar ajuda de um especialista, pois pode sofrer de algum problema de saúde.  Mas normalmente, este é apenas um erro de raciocínio, pensa-se assim apenas porque se consegui passar uma semana sem comer fast-food, mas na realidade, a ementa das refeições em casa inclui: batatas fritas, bifes, febras, arroz, massa e pré-cozinhados e é nula em, legumes, hortaliças, fruta. Ora, isto não é uma alimentação equilibrada.

É muito raro comer fast-food

Normalmente, para quem gosta muito de fast-food, o muito raro, pode ser de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias. Pois estes dois ou três dias parecem uma eternidade. Deve limitar ao máximo a ingestão de fast-food e de alimentos pré-cozinhados, que apesar de facilitarem em muito na hora da refeição, são altamente calóricos. Não significa que seja errado comer fast-food de vez em quando, mas deve manter no dia-a-dia uma alimentação mais regrada para conseguir equilibrar a balança.

Hábitos errados que não lhe permitem emagrecer

Fazer lista de refeições

A melhor forma de perceber o que realmente está a fazendo são comportamentos errados, é conseguir fazer a lista das refeições que fez na última semana, assim conseguirá perceber quantas refeições rápidas consumiu, quantas vezes comeu fast-food e quantas refeições realmente equilibradas fez numa semana.

Não se esqueça ainda de que, se quer emagrecer, tem que gastar mais calorias do que  as que consome. Se tem uma vida sedentária e não pratica exercício físico, tenha esse aspeto também em conta quando pensa na quantidade de comida que deve ingerir.

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