O macarrão assim como o arroz e o feijão já faz parte da nossa alimentação. O brasileiro ama macarrão de todas as formas e sabores. Consumimos várias vezes durante a semana por ser uma refeição prática e rápida de preparar e claro no domingo em família aquela macarronada maravilhosa muitas vezes está lá e nos leva a esquecer por momentos os quilinhos extras.
Mas você sabia que todo o dia é dia de macarrão e que não precisamos renunciar a um belo prato de massa? Pois é, o macarrão pode ser consumido todos os dias e engorda menos que o arroz. Temos é que nos controlar. Tudo que é bom engorda ainda mais se comermos em demasia. Por isso nada de excessos e olho firme na quantidade recomendada.
Não precisamos nos privar de uma deliciosa macarronada temos é que ter atenção a quantidade e principalmente aos ingredientes que acrescentamos. A maior parte dos nutricionistas têm falado muito acerca dos alimentos IG,( baixo índice glicêmico), por serem altamente recomendado por proporcionarem maior sensação de saciedade e por manter os níveis de glicemia estáveis no sangue no período após a refeição.
Isso ocorre porque são digeridos lentamente pelo organismo e por isso é ideal que o macarrão seja cozido al dente pois quanto mais cozido estiver mais sobe o índice glicêmico. Mas e quem lê os rótulos antes de preparar os alimentos? Por vezes gestos tão simples como este fazem toda a diferença no preparo dos alimentos.
Por pertencer ao grupo dos carboidratos, nossa principal fonte de energia, comer macarrão é uma boa sugestão antes de praticar uma atividade física. Temos macarrão na versão integral que é o mais completo, por o trigo ser moído com a casca, uma vez que preserva mais as propriedades nutricionais, pois contêm fibras, ótimo para quem tem o intestino preguiçoso. O macarrão integral tem 2 vezes mais fibras que o normal. Mas lembre-se quando ingerimos fibras, temos que beber bastante líquido, caso contrário não teremos o efeito desejado. Se você mesmo sabendo disso ainda preferir a versão tradicional, consuma sempre al dente, nesse ponto de cozimento, o alimento favorece uma digestão um pouco mais trabalhosa e lenta, te dando uma sensação de saciedade por mais tempo.