Toda mulher um dia teve ou terá celulite, isso é fato! Não há quem consiga fugir desse mal que afeta as mulheres de todas as idades, cores, raças, etnias, em fim é um fator que, sem sombra de dúvidas, está ligado diretamente à alimentação e o ganho de peso.
Na realidade não há uma alimento ou outro que faça aparecer às celulites, tão temidas, pois tudo que engorda contribui para o seu aparecimento. Muito já foi falado em relação à gelatina, que fortalece as unhas, protege os cabelos, previne a celulite, houve um tempo em que ela estava na moda até que foram surgindo outros alimentos em sua substituição quebrando o paradigma da gelatina com relação à celulite.
Índice deste artigo
A gelatina é um alimento saudável que proporciona inúmeros benefícios a saúde das pessoas, principalmente dos atletas, pois ela é eficaz para a manutenção do tônus muscular e para dar firmeza à pele. A extração da gelatina é feita do colágeno, principalmente do bovino, pois contém grande quantidade de fragmentos de proteínas que fornecem aminoácidos fundamentais para manter os ossos saudáveis e recuperar algumas articulações. Para ter uma ideia a gelatina contém 9 dos 10 aminoácidos essenciais ao corpo. A gelatina é um alimento muito versátil, pode ser encontrada em folhas, em pó, ao natural, com sabor e em cápsulas, que é o colágeno em sua formula pura.
Nem uma coisa nem outra, pois a celulite é um processo inflamatório em locais onde a circulação venosa e linfática é deficiente, onde há retenção de água, acúmulo de gordura. A gelatina não tem o potencial de agir diretamente na celulite, mas permite que a pele obtenha mais elasticidade, mas nada que influencie na redução da celulite.
O consumo regular de gelatina acarreta em vários benéficos para o corpo:
A gelatina não emagrece, mas pode ser considerada um excelente alimento para as dietas de restrição calórica.
Além de trazer saciedade, é ainda uma fonte de proteínas. Essas propriedades da gelatina garantem um maior controle de apetite, pois a gelatina é volumosa e as proteínas retardam a digestão. O resultado é a diminuição da vontade de comer, pois o estômago permanece preenchido por mais tempo.
Além de atuar para a manutenção da massa muscular, a gelatina serve também como fonte de aminoácidos importantes para a construção de massa magra.
Ainda que não contenha triptofano e seus níveis de metionina não sejam bons, a gelatina chega a fornecer mais de 20% da ingestão diária recomendada de proteína, levando-se em consideração um consumo de 12 gramas de gelatina em pó para um adulto de 60kg.
Um dos maiores benefícios da gelatina é sua atuação sobre a saúde da pele. É uma excelente fonte de prolina, hidroxiprolina e glicina, três aminoácidos utilizados pelo corpo para sintetizar o colágeno.
Com o passar do tempo, a pele fica mais fraca e flácida, uma reposição constante do colágeno é mais do que necessária. O nosso corpo precisa de aproximadamente 1g de colágeno por kilo de peso corporal para repor as perdas diárias da proteína.
Por conta da presença da glicina, comer gelatina pode ser relacionado à melhora do sono. Pesquisas indicam que o aminoácido pode melhorar os ciclos de sono e estimular outros neurotransmissores responsáveis pela duração e qualidade do sono.
Dormir bem a noite contribui não apenas para a saúde de modo geral mas também facilita a perda de peso. Dormir pouco aumenta o apetite e prejudica o aspecto da pele.
Os fios de cabelo ficam mais finos com o passar dos anos, além de ficarem quebradiços e sem brilho. Como o colágeno compõe os folículos capilares ou pilosos e é responsável pela saúde das estruturas capilares, consumir gelatina pode ser uma boa maneira de manter o cabelo forte e saudável.
O corpo precisa de cálcio para manter a saúde dos ossos, mas além do mineral, o colágeno também é indispensável para evitar a osteoporose.
Os ossos são formados por aproximadamente 90-95% de colágeno. Portanto, nada mais natural do que consumir gelatina para repor as perdas ósseas decorrentes não apenas da idade mas também da falta de atividade física.
Um dos benefícios da gelatina é uma mente menos acelerada e mais calma e isso se deve a presença de glicina, que é um aminoácido que atua como neurotransmissor calmante.
A glicina também é convertida num outro neurotransmissor, a serina, que reduz o estresse, aumenta o foco e melhora a memória.
A celulite desagrada muito as mulheres, que buscam tratamento e dermocosméticos para reduzir a aparência ondulada que se forma em regiões como coxas, quadris, bumbum e barriga.
A celulite é causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, se caracterizando como a inflamação do tecido celular.
É cientificamente conhecida como Lipodistrofia ginóide e causa um aspecto ondulado na pele em áreas como nádegas, coxas e até braços.
O aparecimento da celulite é causado por vários fatores, e a genética é uma delas.
Sexo, etnia, biotipo, distribuição de gordura e peso, flacidez cutânea, sedentarismo, alterações circulatórias, problemas hormonais, má alimentação e até o stress estão relacionados com o desenvolvimento da celulite.
Dependendo da fase do processo e do investimento em seu tratamento, em alguns casos a celulite pode ser reversível, mas vale ressaltar que o aspecto melhora com os procedimentos e produtos corretos.
A melhor forma de prevenir a celulite é ter hábitos saudáveis, como alimentação rica em proteínas e fibras, ingerir bastante água, parar de fumar, exercitar-se, manter-se no peso ideal, usar cremes que melhorem a circulação, e fazer drenagem de líquidos e flacidez.
A hipertrofia muscular pode comprimir a gordura em direção à pele, evidenciando ainda mais os nódulos de gordura encarcerados pelos septos fibrosados. Por isso, emagrecer pode cooperar e aplicar cremes anticelulite que aumentem a firmeza da pele e melhoram a drenagem superficial de líquidos também ajuda.
O tratamento da celulite deve ser contínuo, já que a condição também é contínua e progressiva. É preciso entender que sempre será necessário investir no corpo para que a celulite seja reduzida.
Existem ótimas opções para o tratamento da celulite como a drenagem linfática, a radiofrequência, o ultrassom micro e macro focado e a aplicação dos bioestimuladores são grandes armas que tem ajudado a mudar o tratamento de celulite.
Cremes ricos em cafeína tem o poder de combater a flacidez da pele, reduzir medidas e também a celulite.
Há também os cremes redutores, que potencializam os resultados da queima de gordura por meio de ativos que resfriam a pele, combatendo também a celulite, simulando o efeito da criolipólise.
Ingerir líquidos corretamente é um dos segredos para evitar as celulites, pois promove a circulação de nutrientes pelo organismo e estimula a eliminação das substâncias tóxicas pela urina. Por isso tome bastante água, água de coco, chás e sucos naturais.
Evite refrigerantes, pois eles contêm acidulantes, conservantes e corantes, que prejudicam a circulação sanguínea e o fluxo de toxinas.
Uma boa alimentação é o primeiro passo para melhorar a saúde do corpo.
Inclua em seu cardápio legumes ricos em potássio, verduras com magnésio, sementes com selênio, frutas diuréticas e outros alimentos saudáveis. Assim você conseguirá compor uma dieta rica em antioxidantes, que vão ajudar a eliminar toxinas e a rejuvenescer a pele.