Comida pronta é prática, vale a pena consumir?

16

Quem nunca optou por consumir comida pronta, principalmente naquele dia que está atrasada, ou o trânsito caótico em um dia de chuva não estimulou a sair do trabalho e procurar uma refeição?

É nessa hora que as comidas prontas entram em cena, mas cuidado! Por de trás desses sabores e aparência perfeita pode se esconder um grande perigo para sua saúde, principalmente se forem consumidos em excesso.

Esquentar uma lasanha congelada, tomar suco de caixinha, comer barrinha de cereal, tudo isso é fácil de fazer e poupa tempo, isso não da para negar, mas nem sempre é a escolha certa.

Comida processada

Os alimentos processados fazem mal a saúde, pois são os que mais contém adição de açúcar, gordura saturada, mais sal, mais substâncias químicas e muito menos fibras, o que é recomendado para que se possa ter uma alimentação saudável. Entre os alimentos estão pães, biscoitos, achocolatados, sorvetes, barras de cereais, sopa de macarrão instantâneo, salsicha, salame, presunto, entre outros.

Esses alimentos se forem consumidos em excesso podem causar doenças como: colesterol, pressão alta, diabetes, obesidade e ainda pode também desenvolver alguns tipos de câncer.

Comida-pronta-é-prática-mas-vale-mesmo-a-pena-02

O que contém a comida pronta

Por lei é obrigatório que os rótulos dos alimentos contenham a quantidade de certas substâncias que são nocivas ao homem e que estão presentes nos alimentos industrializados. Esses ingredientes devem estar descritos em ordem decrescente, ou seja, do que tem mais para o que tem menos quantidade. Confira quais são esses ingredientes:

Conservantes

São usados para aumentar a validade dos alimentos. Os que mais aparecem nos rótulos são: ácido benzoico, dióxido de enxofre e nitratos e nitritos.

Estabilizantes

Usados para manter a aparência dos alimentos como: manter a crocância dos biscoitos, e evita ressecamento no bolo.

Aromatizantes

Intensifica o sabor e o cheiro dos alimentos prontos, industrializados.

Corante

Servem para realçar a cor dos alimentos como balas de goma e presunto. Vale lembrar que a maioria dos corantes utilizados no Brasil são proibidos em outros países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui